COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO
Linguagem
Oral
· ouvir, criar e narrar
histórias oralmente;
· conhecer diferentes modalidades de
linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
·
estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem
socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
·
ampliar seu vocabulário;
·
vincular o discurso oral com o texto escrito.
Linguagem Escrita
· compreender a
funcionalidade da escrita;
· reconhecer as diferentes formas de
registros da língua escrita;
· construir sua escrita na fase
silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba;
·
reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da
construção do alfabeto concreto;
· iniciar a escrita de palavras
contextualizadas;
· criar textos significativos;
· produzir
escritas espontânea;
· identificar diferentes portadores de texto
no aspecto estrutural e linguístico.
Linguagem Sonora / Musical
· perceber diferentes
sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.;
· adquirir
noção de sons: duração, ritmo e intensidade;
· utilizar e criar
melodias, músicas e rimas;
· cantar e dramatizar músicas com
criações próprias.
Linguagem Corporal
·
explorar suas possibilidades de movimentos corporais;
· imitar,
reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical
orientador;
· realizar movimentos leves, fortes, rápidos,
utilizando várias áreas do espaço;
·
reelaborar o real através do imaginário;
·
expressar idéias simples com o próprio corpo;
Linguagem
Plástica
· produzir desenhos na fase pré-esquemática;
· produzir desenhos na fase pré-esquemática;
Matemática
Classificação:
· classificar objetos com mais de um atributo;
· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e
comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno,
duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
· estabelecer símbolos para
caracterização de agrupamentos;
· reconhecer as formas
geométricas;
· estabelecer correspondência um a um;
·
ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);
· comparar características dos objetos para formação de pares.
Seriação: ·
realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos;
·
ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença
constante;
· estabelecer correspondência serial;
·
representar séries graficamente;
·
nomear os elementos da série.
Sequenciação:
· identificar, reconhecer e estabelecer sequências através de movimentos corporais, discriminação
auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas;
· estabelecer sequências temporais: ontem
/ hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite,
dias da semana.
Medida:
·
comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades
mensuráveis;
· estabelecer
medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos.
Espaço:
· identificar situações dinâmica dos
objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de
outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo;
na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos
variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como
referencial.
Tempo:
· Desenvolver a habilidade de estabelecer
relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e
depois); hoje e ontem; dias da semana.
Quantificação / Número:
· manipular objetos contáveis
estabelecendo correspondência um a um;
·
comparar quantidades; ·
reconhecer os números no contexto da atividade;
· explorar contagem
de rotina.
Natureza e Sociedade
Grupo
Social:
· Conhecer o nome
das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que
elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos,
netos...);
· Compreender a
importância das regras e convenções sociais
( por favor, com
licença, muito obrigado, ...);
·
Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da
família e da escola; ·
Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
·
Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e
respeito.
Tempo:
·
confrontar a sua vida com a história de vida das demais
pessoas.
Espaço:
· conhecer local e tipo de
moradia;
· explorar bairro
onde mora e onde estuda;
·
estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;
· explorar novos espaços e cada vez
mais amplos.
Elementos
Sócio- Culturais do Cotidiano:
·
identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e
costumes), existentes em seu ambiente;
·
conheça a importância das datas comemorativas e significativas
(aniversários, cívicas e folclóricas);
·
reconheça a importância dos meios de comunicação no seu
cotidiano.
Trabalho:
·
Identificar a importância do trabalho para a vida;
·
Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;
·
Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua
importância para a sociedade.
Corpo
humano
Ser Humano:
· conhecer e identificar
partes e órgãos do corpo e suas funções (movimentos
respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e
eliminação);
· explorar os
órgãos dos sentidos;
· estabelecer semelhanças e diferenças
entre o seu corpo e o de outras pessoas;
·
valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.
Animais:
·
identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação,
transporte, exploração, extinção);
·
identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia
alimentar, preservação.
Meio
Ambiente:
· observar, perguntar,
interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água
e fogo;
· observar os fenômenos
da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );
· observar e realizar misturas de materiais
diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar,
e sal, óleo, e areia, etc. );
· conhecer e realizar comparações
entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando
semelhanças e diferenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade