Páginas
▼
22 de mai. de 2013
Africanidade -Máscaras Africanas
1 - Fazer uma leitura sobre as máscaras africanas e suas origens;
máscara da etnia Lwalwa da República Democrática do Congo, essa máscara é usada por homens em celebrações e rituais secretos.
Máscara da etnia Punu do Gabão, representa a beleza da mulher,e é esculpida somente pelos homens.
Máscara da etnia Dan da Costa do Marfim, máscara de proteção e comunicação com os espíritos.
2 - Dar aos alunos cópias das máscaras e solicitar que pintem obedecendo a regra da simetria ou positivo/negativo.
(exemplo)
3 - Dar uma máscara em papel cartão para os alunos, pedir que recortem e proponha uma dança com músicas africanas ou teatro.(histórias mitológicas africana)
4 - Outra opção é fazer com papel machê ou colar pedaços de jornal nas máscaras e depois pintar colorido.
5 - Fazer uma leitura da obra " As madames de Avignon" de Picasso e sua relação com as máscaras africanas.
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor, escultor e desenhista espanhol, tendo também desenvolvido a poesia.
Foi reconhecidamente um dos mestres da arte do século XX. É considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo, tendo criado milhares de trabalhos, não somente pinturas, mas também esculturas e cerâmica, usando, enfim, todos os tipos de materiais. Ele também é conhecido como sendo o co-fundador do Cubismo, junto com Georges Braque.
5.1 - Entregar para os alunos uma cópia da obra de Picasso e pedir para desenharem outros tipos de máscaras nos rostos das mulheres. Colorir (ex; cores complementares)
imagem de papel machê retirada do blog - simonescharamm.blogspot.com
Prezado artista
ResponderExcluirPrimeiramente reverenciamos o seu trabalho pelo bom gosto e pela habilidade artística.
Acontecerá em Novembro(provavelmente na Semana da Consciência Negra/2016 com data a ser fixada) o 1º. Congresso: A Arte nos Terreiros-Mogi das Cruzes/SP.
O Jornal A GAXÉTA e o Babalorixá Flávio de Yansan estão interessados em envolve-lo na composição do evento, caso haja interesse favor entrar em contato no E-mail: cong.artenosterreiros@gmail.com . Aguardamos contato no prado de 20 dias para podermos incluí-lo na programação do evento.
Detalhes da participação diretamente com os organizadores do congresso. Contamos com sua participação. Julgamos que seu trabalho deve ser apresentado.
Organizadores do Congresso.
MC, 04/03/2016.
Excelente
ResponderExcluir