Páginas
▼
18 de out. de 2013
PARA NÃO ESCORREGAR NO PORTUGUÊS
Separamos algumas dicas para te ajudar a não escorregar no português:
A/Há: Por incrível que pareça, ainda é muito confundido o uso dos dois vocábulos. Nesse caso, o que vale é dizer que, quando se refere a tempo decorrido, a forma correta é a segunda.
A vista/À vista: A crase, como todo mundo sabe, é usada quando referida em palavras femininas. Por tanto, a segunda forma é a correta.
Anexo/anexa/em anexo: Quem nunca ficou em dúvida nesse caso? O esclarecimento é o seguinte: “anexo” é adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere, em gênero e número.
E nem/nem: Poucos sabem, mas a conjunção “nem” significa “e não”. Sendo assim, a segunda forma é a certa.
Hora/ora: Surpreendentemente, a expressão “por hora”, com “h”, refere-se ao tempo, a marcação em minutos. Já a “por ora”, dá a ideia de “no momento” ou “agora”. É um advérbio de tempo.
Maiores informações/ mais informações: Muita gente ainda tem dúvidas sobre as duas formas. Para esclarecer, pode-se afirmar que o vocábulo “maior” é comparativo e não é pertinente nesse sentido.
No aguardo/ ao aguardo: Esse é muito recorrente e também muito usado equivocadamente. O correto é o segundo, porém o mais usado é o primeiro.
O mesmo/ele: Sabemos que é difícil às vezes buscar sinônimos para substituir determinada palavra usada inúmeras vezes num texto. Porém, é importante lembrar que o “o mesmo” não pode fazer esse papel. O jeito é recorrer ao “ele”.
Mão-de-obra/mão de obra: O correto é o segundo. Vale ressaltar que é necessário estar ciente dos termos que possuem hífen, fruto de gerações de erros excessivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade