CASTORINA, Antonio José; FERREIRO, Emilia; LERNER, Delia e OLIVEIRA, Marta Kohl de. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1997.
Novas Contribuições para o Debate
Nesta obra os autores discutem as contribuições de Piaget e Vygotsky na educação, esclarecendo os pontos de conflito entre ambos.
O Debate Piaget - Vygotsky: A busca de um critério para sua avaliação.
Castorina, o autor do presente texto, avalia o debate sob o ponto de vista epistemológico, sugerindo uma mudança de perspectiva objetivando-a a articular os dois modelos teóricos, buscando identificar problemas comuns. Contudo, as diferenças parecem ser mais relevantes entre esees dois autores do que as semelhanças.
Piaget - A postura de Piaget é construtivista. Portanto, defende a construção cognitiva através de interações com o mundo dos objetos. Para Piaget, os processos de desenvolvimento condicionam a realização de um aprendizado, de maneira que este último não influi no desenvolvimento.
Vygotsky - A teoria deste autor é centrada na internalização de conceitos a partir da interação social mediada pela linguagem. Para Vygotsky ao contrário de Piaget, aprendizagem e desenvolvimento são processos intimamente ligados.
a) As relações entre aprendizagem e desenvolvimento
Para Piaget, os processos de desenvolvimento são independentes da aprendizagem, no sentido de que esta não influi sobre o curso do primeiro. Todavia, para Vygotsky os dois processos estão intimamente ligados. Para ilustrar seu ponto de vista Vygotsky criou a hipótese de zona de desenvolvimento proximal, definindo-a como a distância entre o nível de desenvolvimento real que determina a resolução independentemente de problemas, e o nível potencial, determinado pela resolução de problemas sobre a direção de um adulto, ou em colaboração com um colega mais experiente.
b) As consequências das teorias para a educação
Para Castorina, a perspectiva vygotskyana não é incompatível com a versão piagetiana, não acreditando haver incompatibilidade entre o construtivismo e a aquisição de conhecimentos na zona de desenvolvimento proximal.
Voltando ao critério de comparação, o autor admite que para ambos os teóricos, tanto as relações interpessoais como as intrapessoais são relevantes.
Pensar a educação
Contribuições de Vygotsky
Aqui Marta Kohl de Oliveira discute as contribuições de Vygotsky para a educação, abordando algumas questões polêmicas.
A preocupação de Vygotsky com o desevolvimento é constante em seu trabalho. Para ele, a aprendizagem está relacionada ao desenvolvimento desde o início da vida humana.
No caso do desenvolvimento escolar, Vygotsky tem excepcional importância quando enfoca a idéia de transformação como essencial ao próprio conceito de educação.
Sua posição é essencialmente genética.
Sua abordagem genética procura compreender os níveis:
Filogenético - desenvolvimento da espécie humana
Sóciogenético - história dos grupos sociais
Ontogenético - desenvolvimento do indivíduo
Microgenético - desenvolvimento dos aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos.
A partir de suas concepções sobre o desenvolvimento e aprendizagem podemos apontar três idéias básicas:
O desenvolvimento psicológico deve ser olhado com referência ao que está por acontecer (conceito de zona de desenvolvimento proximal)
O aprendizado movimenta os processos de desenvolvimento - o desenvolvimento humano se dá de fora para dentro. O aprendizado escolar assume um papel essencial no desenvolvimento humano dos indivíduos que vivem em sociedades letradas.
A medição entre a cultura e o indivíduo, que possibilita a internalização de processos interpsicológicos, depende dos outros membros do grupo social.
Processo de alfabetização
No que diz respeito à alfabetização, numa perspectiva vygotskyana, a intervenção pedagógica é essencial para a imersão da criança em uma sociedade letrada, para que a criança possa aprender o sistema de escrita, sua estrutura, usos e funções. A convivência com leitura e escrita, por sí só, não garante a aprendizagem, tanto que esta não ocorre expontâneamente em nossa sociedade.
O ensino e o aprendizado escolar
Délia Lerner, acredita que é possível assumir a postura de Piaget e a de Vygotsky ao mesmo tempo, ou seja considerar a construção do conhecimento, e ao mesmo tempo, considerar as inter-relações sociais, atribuindo dessa forma ao professor um papel fundamental.
Para a autora, existe uma vinculação entre psicologia e didática. Segundo ela, quando se fala da relação teoria e prática, com frequência está se pensando na "teoria psicológica" e " prática didática". Evidentemente, não se pode passar de uma para outra. A teoria psicológica alimenta a prática psicológica e também se alimenta dela. A prática didática só pode sustentar-se devido a teoria didática.
Não obstante Lerner ter insistido na diferenciação entre psicologia e didática, enfatiza que não devemos esquecer que a didática necessita da psicologia, pois esta lhe oferece conhecimentos fundamentais sobre o sujeito que aprende.
Sobre a necessária coordenação entre semelhanças e diferenças
Emília Ferreiro em seu artigo intitulado "sobre a necessária coordenação entre semelhanças e diferenças" volta sua reflexão para o tema de desenvolvimento da escrita da criança, buscando esclarecer semelhanças e diferenças entre seu próprio trabalho e o de Luria com citações de Vygotsky, no qual havia registros de suas descobertas.
Entre as diferenças com seu trabalho Ferreiro destaca:
1 - Para Luria om ingresso à instituição escolar criaria, por si mesmo, uma ruptura com os conhecimentos prévio, enquanto que para ela, o ingresso às instituições interage com as concepções prévias daas crianças, não determinando automaticamente uma passagem de nível conceitual.
2- Luria fala de duas etapas nas quais existe uma substituição de uma técnica por outra.
Finalmente, conclui-se que Ferreiro é centrada na natureza interna da escrita; Vygotsky e Luria nas funções desse sistema para seus usuários.
vou prestar concurso, esse livro da autora Catorina, vai cair, seu texto me ajudou a ter ideia sobre o assunto do livro, visto q são vários autores e não tenho tempo hábil, para fazer as leituras na integra .
ResponderExcluirgrata,
Nalva
*desculpe, Castorina
ResponderExcluirMuito obrigada por nós trazer resumidamente, pois nós dá um norte aobre cada altar. Deus abençoe
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