Principais Pensadores
1- JEAN PIAGET - 1896-1980
Piaget trabalhava com o processo equilibração/ desequilibração no nível do aluno
Equilibração: Processo endógeno e dialético
Maturação: Equilibração da própria idade
Experiência: Interação sujeito-objeto
Assimilação: fato, nova incorporação às estruturas, pela interação, causa desequilíbrio
Acomodação: há mudança no sujeito
Organização: lado interno do sujeito
Mudanças: Esquemas e estruturas mentais mudam. O desequilíbrio causado na assimilação torna-se equilíbrio, e está pronto para um novo desequilíbrio. É eterno, dialético.
Piaget não separava o cognitivo do afetivo: Desequilíbrio pode ser causado por carência, curiosidade, dúvida, etc.
Trabalhava com o desenvolvimento humano, em etapas, períodos ou estágios.
1- PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - 0 A 2 anos, quando começa a falar;2- PERÍODO PRÉ-OPERATÓRIO - Quando a criança está caminhando para operações concretas, mas ainda não desenvolveu essas habilidades. Acontece dos 2 aos 6 anos de idade;
3- PERÍODO DAS OPERAÇÕES CONCRETAS - 7 aos 11/12 anos, quando a criança trabalha com o real palpável, o concreto;
4- PERÍODO DAS OPERAÇÕES LÓGICAS- abstratas e formais – dos 12/13 anos. Passa a criar hipótese, raciocinar de maneira abstrata, etc.
Lembre-se: Piaget não considerava estanques esses períodos. Depende da cultura, do grau de desenvolvimento, das condições sócio-econômicas e políticas.
- A teoria de Piaget também é conhecida como Epistemologia Genética ou Equilibração Majorante.
- Piaget divide o período Sensório-motor em seis estágios:
2-Os primeiros hábitos: Chupar o polegar, coordenação de braços, afeto, etc ( até 4,5 meses ).
3-Os primeiros aprendizados: (4,5 ao 6/7 meses ). Sorrisos, mundo exterior.
4-A coordenação dos esquemas: Percepção maior, combinações, bater, agarrar, etc (7 a 11/12 meses ).
5- Estágio A descoberta de meios novos: (11 a 12 a 16 meses ). Começa desenvolver a inteligência prática, começa a adaptação, puxar cobertores, tapetes, mexem em tv, rádio, etc. Desperta a curiosidade.
6-A invenção de meios novos por combinação mental: 16 meses aos 2 anos:
Começa a experimentação, tateios, chega até a linguagem.
- Lembre-se: Para Piaget, a linguagem é reflexo do pensamento.
Aos 3 ou 4 anos, período pré-operatório, a criança desenvolve o egocentrismo. Época dos monólogos, falar com a televisão, com plantas, com objetos.
- Piaget considerava o construtivismo como uma ciência Nomotética (busca leis) e a Pedagogia como uma ciência Prescritiva (aplica os conhecimentos).
ERRO NO CONSTRUTIVISMO
- Deve ser trabalhado;
- Quando o aluno continua errando, acontece uma das três situações:
Se o aluno não possui estruturas. Ele erra nos procedimentos. O professor deve criar ambiente, dialogar.
Se o aluno possui estruturas na formação. Neste caso o erro e construtivo. O professor faz a medição.
2-VYGOTSKY
É considerado como um dos maiores construtivistas, viveu na primeira metade do século XX na Rússia (URSS),foi perseguido e proibido de divulgar as idéias.Nunca se encontrou com Piaget (seu contemporâneo).É chamado pelos estudiosos de Sócio-interacionista, por dar ênfase no social-histórico da mediação sujeito-objeto.Vygotsky defendia a idéia de popularizar o conhecimento, dava bastante valor ao professor e a educação escolar, como solução.
SÍNTESE DAS IDÉIAS
- Área de Desenvolvimento Proximal ou Zona Proximal. É a amplitude entre o desenvolvimento real e o potencial.
- Conceitos-Espontâneos: senso comum
- Científicos: Sistematizado, organizado, formal. Transmitido pela escola e que deve ser incorporado aos conceitos espontâneos ou do cotidiano.
- Mente e o Conhecimento: São construídos.
- O pensamento: é reflexo da linguagem.
O contexto: Determina o pensamento, os aspectos psicológicos.
Atividades intrapessoais: Aos 3 ou 4 anos o que Piaget chama de egocentrismo.
Formação de conceitos: O homem representa na mente os objetos e ações.
Transformação da sociedade: Só pelo conhecimento, ação, formação de recursos humanos e qualificação.
Interação: Sujeito-objeto do conhecimento causando a internalização.
Conhecimento: É processo.
Sujeito: Assimila e internaliza o mundo histórico.
Educação: Dialética, dialógica, democrática, transformadora, contextualizada, como processo, relacionista, construtivista.
Professor: Muito importante, faz a mediação.
Aula: Trabalha com situações problemas.
Espontaneísmo: Não é aceito.
Pedagogismo ingênuo: Não é aceito.
Pedagogia: Ideológica, política, inserida na filosofia adotada, contextualizada.
3- CESAR COLL
Espanhol, coordenou a reforma da educação na Espanha nos anos 1980, após a queda do Franquismo. Hoje é consultor do Ministério da Educação e Desportos no Brasil, no que se refere aos parâmetros curriculares nacionais.- Livro mais importante: Psicologia e Currículo, Editora Ática.
IDÉIAS PRINCIPAIS
Educação: contínua, como processo, desenvolve, contextualizada, flexível.
Sociointeracionismo: cita Vygotsky, Luria e Leontiev.
Currículo: É um guia, concretiza a ideologia, princípios filosóficos, etc.
Faixa etária: aceita Piaget.
Zona Proximal: aceita.
Projeto Curricular: Deve ser:
· Construtivista
· Contextualizado
· Objetivos claros
· Viável e aberto
· Visa o crescimento pessoal
· Tem bases psicológicas, sociológicas e epistemológicas
· Níveis ou ciclos: progressivos
· Conteúdos significativos
· Visão holística
· Avaliação no processo, inserida.
· pouco burocrática
· com seqüência
· Professor deve ter competência técnica.
4- EMILIA FERREIRO
Médica argentina, fez doutoramento sob orientação de Piaget. Trabalha no México com Educação infantil.
PRINCIPAIS IDÉIAS
Alfabetização: É uma construção.
Segue etapas:
1. Escrita pré-silábica: Antes da escola.
Pode ser:
a) Unigráfica: Semelhante ao desenho: gato, mamãe.
b) Letras inventadas: Cria seu próprio sistema, não é possível ser entendido por outra pessoa.
c) Letras convencionais: Aleatórias.
2. Escrita silábica: letra representa sílaba. Uns usam só vogais, outro só consoantes, outros, mistas. Ex.: Borboleta (BBLT).
3. Escrita silábico-alfabética: É caótica, falta letras. Ex.: O dinossauro era grande- O dinoareagde.
4. Escrita alfabética: Conhece o valor sonoro das letras, começa errando. Ex. : O caxoro é um animau domético .
Só com leitura, estudos, vai resolvendo.
A evolução nem sempre é linear, envolve estrutura, qualidade, imagens, dialetos, etc.
O processo é dinâmico, não controlável.
Trabalha com hipótese
Aceita a zona proximal
Considera níveis e ciclos
Internalização: É aceita
Equilíbrio-desequilíbrio
Problematização: É trabalhado
Erro: É trabalhado.
Lembre-se: Emília Ferreiro trabalha com a educação infantil até a faixa etária dos 6 anos, aproximadamente. Para alfabetizar adultos ela considera que algumas etapas já foram vencidas. Quase sempre começa com escrita silábica. O adulto, mesmo analfabeto, na maioria, já conhece números, algumas letras, etc.
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