COLETÂNEA DE VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (Para projetos, planos de aula etc.)
Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.
Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.
VOCABULÁRIOS
ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO
Acentuar
|
Contar
|
||
Adicionar
|
Contribuir
|
Generalizar
|
Rebater
|
Agrupar
|
Converter
|
Grafar
|
Receber
|
Analisar
|
Cooperar
|
Grifar
|
Reconhecer
|
Andar
|
Correr
|
Identificar
|
Recortar
|
Anotar
|
Costurar
|
Ilustrar
|
Redigir
|
Aplicar
|
Criticar
|
Indicar
|
Reduzir
|
Apresentar
|
Declamar
|
Interpretar
|
Registrar
|
Arbitrar
|
Decompor
|
Interpretar
|
Relacionar
|
Argumentar
|
Deduzir
|
Inventar
|
Relatar
|
Armar
|
Definir
|
Juntar
|
Repartir
|
Arremessar
|
Demonstrar
|
Justificar
|
|
Assinalar
|
Descobrir
|
Lançar
|
Reproduzir
|
Atirar
|
Descrever
|
Ler
|
Resolver
|
Atribuir
|
Desenhar
|
Listar
|
Responder
|
Calcular
|
Destacar
|
Localizar
|
Responder
|
Cantar
|
Determinar
|
Manipular
|
Resumir
|
Caracterizar
|
Discriminar
|
Marchar
|
Reunir
|
Circundar
|
Discutir
|
Medir
|
Riscar
|
Citar
|
Dividir
|
Modelar
|
Saltar
|
Classificar
|
Dramatizar
|
Montar
|
Saltitar
|
Colaborar
|
Elaborar
|
Multiplicar
|
Separar
|
Colar
|
Encenar
|
Narrar
|
Simplificar
|
Coletar
|
Enlaçar
|
Nomear
|
Sintetizar
|
Colorir
|
Enumerar
|
Operar
|
Solucionar
|
Combinar
|
Esboçar
|
Organizar
|
Sublinhar
|
Comentar
|
Escrever
|
Participar
|
Subtrair
|
Comparar
|
Especificar
|
Pegar
|
Sumariar
|
Competir
|
Esquematizar
|
Pintar
|
Tabular
|
Completar
|
Estabelecer
|
Planejar
|
Tocar
|
Compor
|
Pontuar
|
Tocar
|
|
Compor
|
Executar
|
Preparar
|
Traçar
|
Comunicar-Se
|
Pronunciar
|
Traduzir
|
|
Concluir
|
Exemplificar
|
Propor
|
Transformar
|
Confeccionar
|
Expressar
|
Provar
|
Transformar
|
Construir
|
Extrair
|
Pular
|
Usar
|
Construir
|
Falar
|
Racionalizar
|
Verbalizar
|
Construir
|
Flexionar
|
Reagrupar
|
Verificar
|
Adquirir
|
Apreciar
|
Desenvolver
|
Saber
|
Aprender
|
Conhecer
|
Entender
|
Sociabilizar
|
Aperfeiçoar
|
Compreender
|
Melhorar
|
Valorizar
|
1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando
Exemplo: Confeccionar
2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.
Exemplo:
Confeccionar uma caixa de madeira
3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.
Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes
OBJETIVOS IMEDIATOS
Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão sercapazes de....................................................................................................
Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno
EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos
EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios)
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios
Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade