Livro:
"A
arca de Noé" - Vinicius de Moraes.
Tema:
A
Casa
Tipo
de
atividade: atividades
interdisciplinar envolvendo leitura, escrita, Matemática, História
e Geografia.
Proposta
de atividade:
Dando
seqüência ao projeto: "Cantarolando com
Vinicius
de Moraes", iniciou-se as atividades
com
o poema "A Casa", ouvindo-se a música
no
CD. Após foi escrito, tendo a professora como escriba, a poesia em
papel pardo e foi feito a ilustração pelas crianças.
Diversas
outras atividades foram realizadas como é feito
com todas poesias trabalhadas.
Primeiramente
as crianças explanaram como
era
sua casa, quais os cômodos existentes
nesta,
montando uma casa, em seu caderno,
utilizando
a planta como mostra ao lado.
este
tema foram realizadas,
havendo
a observação das cenas
e
a realização de algumas
atividades
propostas partindo
da
observação das figuras,
envolvendo
contagem e
orientação
espacial.
Em
outro momento,continuando a usar as atividades existentes no livro,
verificamos como eram as casas
poesia
"O quintal" de Cora Coralina
fazendo-se
a interpretação e a
linha
do tempo com os dados históricos
que
a poesia nos oferece, atentando para
as
mudanças ocorridas nesta casa durante
todos
os anos.
Realizamos
também a ilustração,
individual, da poesia, o que será parte integrante do livro com as
diversas
poesias
de Vinicius de Moraes trabalhadas,
foi
utilizado palitos de sorvete para
montar
a casa.
Outra
parte integrante do nosso livro são as atividades pertinentes
a poesia, realizando-se nesta a interpretação, liga pontos, que
forma uma casa, completaram as estrofes do poema e a lista do
que não tinha na casa.
Para
finalizara os trabalhos com esta poesia,
foi confeccionado uma casa com dobradura, retratando como era a casa
de cada um externamente, para ser levado para casa.
Todas
as vezes que se inicia o trabalho com a poesia esta é recitado,
pelas alunos, como as demais trabalhadas anteriormente também.
O
que se pretende que os alunos aprendam: Nesta
atividade estão envolvidos diversos objetivos a serem atingidos em
várias disciplinas, como:
-
Língua Portuguesa: leitura, conhecimento da estrutura de um poema,
versos e estrofes, o que vem a ser uma ilustração, conhecimento da
letra inicial da palavra "CASA", interpretação e
desenvolvimento da oralidade ao recitar.
_
Matemática: contagem, através dos cômodos, seqüência numérica,
liga-pontos e orientação espacial, através da observação da
planta de uma casa.
_
História: noção temporal e observação das casas anteriormente,
destacando-se semelhanças e diferenças.
_
Geografia: moradia.
INTERVENÇÕES:
Explicação
inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer:
Sempre
no início da aula é feito a rotina do dia e ao início de cada
atividade é relatado ao alunos o que se pretende que seja feito de
forma clara e objetiva.
Agrupamento
dos alunos:
Os
alunos são agrupados em duplas, ora livremente, ora de acordo com
suas hipóteses de escrita, dependendo do objetivo a ser atingido na
atividade.
Perguntas
que serão realizadas durante o desenvolvimento das atividades, a fim
de potencializar a reflexão dos alunos:
Os
questionamentos são feitos de acordo com o que se está sendo
trabalhado, aqui os questionamentos foram em torno do número de
versos, estrofes, letras necessárias para se escrever o que se
desejava, como era a estrutura da casa de cada um, destacando as
semelhanças e diferenças entre elas, como eram as casas antigamente
e quais as mudanças observadas, questionamento quanto a observação
da planta de uma casa quanto a orientação espacial, entre outros
questionamentos que forma surgindo naturalmente ao se tratar dos
assuntos trabalhados.
Maravilhoso!as postagem tem ajudado muito para uma diversidade na maneira de trabalhar e obter respostas positivas,continuem colaborando!
ResponderExcluir