Avaliar é??? Para Jussara Hoffmann
- A avaliação é essencial à educação.
- A avaliação é reflexão transformada em ação.
Avaliar é??? Para Perrenoud (1999)
- A avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos;
- Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.
- A avaliação é um processo que deve estar a serviço das individualizações da aprendizagem.
Avaliar é??? Para Luckesi
Avaliar x Examinar (uma questão histórica)
- Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, tendo em vista reorientá-la para produzir o melhor resultado possível; por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva.
- Examinar é classificatório e seletivo, e por isso mesmo, excludente, já que não se destina a construção do melhor resultado possível, e sim a classificação estática do que é examinado.
AVALIAÇÃO ESCOLAR
- O processo avaliativo ainda não alcançou progressos no ensino, mantendo-se classificatório e seletivo. A proposta de mudança de postura educacional é uma questão bastante complexa. A avaliação exige rigor técnico-científico, ampliando o aspecto pedagógico. Nessa perspectiva, o professor deve avaliar constantemente com a preocupação de não fragmentar o processo.
- Visão tradicional aluno passivo; professor como detentor e transmissor do saber; objetivo: recepção e retenção dos conteúdos da aprendizagem, sem criticidade da realidade que o cerca.
- Visão atual – aluno ativo; professor mediador; ênfase na exploração e na descoberta; objetivo: apropriação e compreensão dos conteúdos das aprendizagens e no desenvolvimento do raciocínio e do pensamento (Consed, Progestão: 2001, p.22).
- A avaliação por ser processo contínuo, visa à correção das possíveis distorções e ao encaminhamento para a consecução dos objetivos previstos. Trata-se da continuidade da aprendizagem dos alunos e não da continuidade de provas. O processo de avaliação se coloca como elemento integrador e motivador, e não como uma situação de ameaça, pressão ou terror. A avaliação abrange três dimensões:
- o desempenho do aluno;
- o desempenho do professor;
- a adequação do programa.
Portanto, é necessário que o professor tenha um plano de ensino elaborado para nortear seu trabalho. Desta forma, toda tarefa realizada pelos alunos deveria ter, por intencionalidade básica, a investigação como ponto de reflexão sobre a prática dos envolvidos - professores e alunos.
- A avaliação acontece em todas as atividades com as trocas de informações do aluno, de seus colegas, do professor e da comunidade.
Segundo Demo (2000), o erro não é um corpo estranho, uma falha na aprendizagem. Ele é essencial, é parte do processo. Ninguém aprende sem errar. O homem tem uma estrutura cerebral ligada ao erro, é intrínseco ao saber- pensar, à capacidade de avaliar e refinar, por acerto ou erro, até chegar a uma aproximação final. Os erros e dúvidas dos alunos são considerados episódios significativos e impulsionadores da ação educativa.
- O currículo estadual e a proposta de avaliação formativa Fundamenta-se na observação e no registro do desenvolvimento dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais, decorrentes das propostas de ensino;
- É contínua, diagnóstica e sistemática e é o eixo do processo de ensino-aprendizagem. Faz parte da aula do professor e deve ser observada em cada situação de aprendizagem proposta pelo mesmo e realizada pelo aluno;
- Permite rever todos os passos do planejamento do processo de ensino-aprendizagem;
- Pressupõe que a escola, antes de avaliar seus alunos, avalie-se como Instituição.
- Ter padrões claramente estabelecidos do que é necessário aprender e de seu caráter significativo e funcional, para que o aluno possa aplicá-lo em seu contexto de desenvolvimento pessoal; -
- Ter definido situações de aprendizagem adequadas em determinado espaço de tempo;
- Ter mecanismos para verificar como cada aluno conseguiu interagir com o que foi proposto;
- Ter mecanismos para reconduzir o processo, caso não haja um desempenho satisfatório;
- Conhecer os alunos.
Postura avaliativa e elaboração de instrumentos de avaliação
Alguns tipos de instrumentos de avaliação• Pré-teste
• Provas escritas e orais Individual
• Trabalhos • Pesquisas Duplas
• Relatórios
• Seminários
• Questionários Grupos
• Estudos de caso
• Portfólio Coletivo
• Webquest
• Auto-avaliação
• Observação
A utilização dos instrumentos deve ser adequada ao contexto em que o professor se encontra.
A “prova”
• Prova escrita: dissertativa
1. Resposta livre – ex: fale sobre “Pensão Alimentícia”.
2. Resposta orientada – ex: Pensão Alimentícia: a) o que é? b) bases legais. c) procedimentos em caso de não pagamento.
A “prova”
• Prova escrita: objetiva
1. Múltipla escolha
2. Verdadeiro ou falso
3. Relação de pares
4. Preenchimento de lacunas
5. Respostas curtas
Roteiro de Análise das Avaliações
Analise e discuta as questões da avaliação destacando os seguintes aspectos:•Que modalidades de questão estão sendo privilegiadas?
•Os enunciados das questões apresentam-se claramente e contém as informações essenciais para solução dos problemas propostos?
•Quais os objetivos das questões propostas?
Para refletir: Sabendo-se que o processo avaliativo é elemento indissociável do trabalho pedagógico na escola, como ajudar o aluno a desenvolver competências e habilidades sem que esse trabalho pedagógico fique reduzido ao um “treinamento” para sua participação nas avaliações externas?
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