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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

28 de jun. de 2015

A inteligência emocional em crianças


As emoções, grandes determinantes do nosso comportamento podem influenciar nossas vidas de muitas maneiras. Sua manifestação, pode tornar  pessoas socialmente integrados ou excluídos, tudo depende de como lidamos com eles.




Como acontece com qualquer aprendizagem, emoções determinam à nossa maneira de lidar com a vida. Emoção, pensamento e ação, três elementos estão intimamente relacionados, presente em tudo o que fazemos todos os dias. Compreensão e controle das emoções pode ser crucial para a nossa integração na sociedade, mas se isso falhar, nós nos tornaremos desajustes, frustrados e infelizes.

Em inteligência emocional em crianças e de compreender e gerir emoções, devemos mantê-los em mente o tempo todo, sendo um importante gerenciamento de aprendizagem fase da infância e controlá-los. Como temos mostrado em mais de uma ocasião, a infância é o momento melhor aprendizado é adquirido, e gestão de emoções é um aprendizado fundamental e podemos dizer, é a base do outro, por ser tudo o que fazemos rica em emoção.

Enquanto que para os adultos, é realmente difícil de controlar as emoções em determinados momentos, para as crianças este controle é ainda mais complicado pela falta de experiências anteriores semelhantes e estratégias de abordagem. Às vezes encontramos crianças s cujo controle emocional é praticamente inexistente. É muitas vezes irascível e irritável, não pode negar-lhes qualquer coisa, porque elas acostumadas a ser tudo permitido . Além disso, eles são particularmente frágeis e irritado com as falhas na resposta a situações de maneira tão agressiva e hostil.

Estas reações são realmente prejudiciais para o / a filho / a, uma vez que não só vai limitar seu relacionamento e integração no grupo de pares, mas ainda pode afetar sua saúde. Na verdade, algumas pesquisas têm mostrado que experimentar emoções negativas leva a uma redução na defesa, tornando-nos vulneráveis.

O conhecimento, entendimento e controle emocional é, portanto, vital, uma vez que estas permitem-nos adaptar, comunicar-se e desenvolver-nos na sociedade. E não devemos esquecer que a emoção é fiel companheiro de motivação, objetivos a motor alcançar.

Graças às emoções  podemos ter empatia com os outros,  recuperamos memórias significativas de nossas vidas e até mesmo superarmos com êxito tempos difíceis.

Ressaltamos que a inteligência emocional de crianças para a aquisição de competências emocionais prepara os para a vida, permite-lhe estar alerta e capaz de afastar potenciais perigos sociais que podem ocorrer, tais como vícios. Investigações demonstraram que as pessoas com baixo controle emocional e tolerância são mais propensos a cair no mundo daqueles cujos vícios e tolerância emocional controle é maior.

 Compreender as emoções permitem-nos também para controlar e tolerar.


Daniel Goleman, um pioneiro no estudo da Inteligência Emocional, disse que consiste em:
·         O conhecimento das emoções, e o controle das mesmas;
·         Em automotivação;
·         Em reconhecer as emoções dos outros;
·         Estabelecimento de emoções positivas com os outros ...

Esta descrição nos dá grandes pistas sobre o caminho que devemos seguir na educação infantil. É essencial para educar a aquisição de todos esses aspectos mencionados.

As crianças  devem  aprender a controlar sua agressividade, suas reações indesejáveis ... algo para o qual devemos trabalhar com elas, especialmente para aqueles comportamentos “emocionalmente inadequado". O uso de punição, nestes momentos, muitas vezes  é usado demasiadamente.  Em vez disso devemos fazê-los pensar sobre o que aconteceu de uma forma objetiva e construtiva, fazendo-os compreender a importância de suas ações e o impacto sobre os outros ... e oferecer alternativas positivas conduzir, resultar em uma melhoria na sua maneira de pensar e agir e esse resultado em suas emoções.

Ele já é conhecido:
"Diga-me e eu esqueço, mostre-me e eu me lembro, envolver-me e eu aprendo" (Benjamin Franklin).

por Mariela Clemente Martos. Psicólogo. marielaclema

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