Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

10/08/2013

MODELO DE RELATÓRIO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATÓRIO 2º SEMESTRE – 2012.

Rosie é uma menina muito alegre, comunicativa e disposta a participar de tudo o que é proposto.
Brinca com todas as amigas tendo uma forte característica de liderança.
Ainda, é necessário lembrar-lhe algumas regras da kitá, como: deixar as amigas iniciarem um jogo, esperar a vez, etc. Precisa ser lembrada constantemente quanto à organização dos materiais utilizados e da arrumação de sua gaveta.
Sempre toma a iniciativa nas atividades desenvolvidas em grupo e gosta de ajudar as amigas que apresentam alguma dificuldade.
Em suas produções individuais demonstra muito capricho, autonomia e criatividade.
Participa das rodas de conversa e projetos com muita atenção e sempre contribuindo com vivências pertinentes ao tema tratado.
No parque prefere brincar na casinha e no tanque de areia.
Neste 2º semestre foi possível observar muitos avanços em relação ao seu aprendizado.
Rosie vem manifestando constantemente desejo pela descoberta de palavras, tanto na leitura quanto na escrita das mesmas.
Reconhece todas as letras do alfabeto e as escreve sem utilizar apoio.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba utilizando letras que correspondem ao som da sílaba, às vezes usa somente vogal em outras vogais e consoantes. Muitas vezes, consegue perceber que para cada letra é necessário à companhia de uma vogal.
Em matemática já consegue recitar a série numérica até o número 100, não necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Reconhece a escrita dos números até 50, porém ainda vem se confundindo na hora de grafá-los, ex: 13 pelo 31 e, em alguns números, costuma espelhar como, o número 7, 5, porém quando chamada a sua atenção pela forma que os grafou corrige imediatamente.
Participa ativamente de jogos que envolvem raciocínio lógico, faz cálculos mentais, compara e ordena quantidades e quando necessário registra os resultados utilizando a escrita convencional.
Os seus desenhos apresentam muitos detalhes, como pessoas, flores, sol, nuvens, corações e os faz utilizando cores variadas e alegres.
Desenha a figura humana representando os pés, mãos, pescoço, dedos, roupas e acessórios.
Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Rosie.

Morá: Tânia 
RELATÓRIO 2º SEMESTRE – 2012.
PERELE

Perele é uma menina muito meiga e alegre.
Relaciona-se bem com a morá e todas as amigas de kitá e, vem aprendendo a trabalhar em grupo.
Em situações de conflito pela posse de algum objeto ou pela liderança nas brincadeiras, nem sempre, consegue resolver sozinha, necessitando da interferência da morá.
Interessou-se mais em participar das atividades nos cantos e o seu preferido é o do desenho.
Ampliou seu vocabulário e vem se expressando- com mais clareza.
Em suas produções individuais, ainda, necessita da orientação da mora para que entenda a proposta e os finalize.
Organiza seu material e colabora na organização da kitá após as brincadeiras.
Participa das rodas de história e projetos com interesse e trazendo, agora, contribuições pertinentes ao assunto tratado.
Escreve o seu nome sem apoio, mas ainda necessita de apoio para escrever o nome das amigas.
Recita oralmente o alfabeto, mais ainda não consegue identificar todas as letras nos diferentes contextos, ou seja, nas atividades propostas para a identificação de letras iniciais, finais e de palavras trabalhadas.
Ao realizar atividades que envolvem o raciocínio lógico-matemático, faz contagens de rotina até o número 30, mas, às vezes, se perde durante a contagem sendo necessário retomar com o auxílio da mora.
Ainda não consegue identificar a escrita dos números até 20.
Foi possível observar muitos avanços em seus desenhos.
Vem utilizando melhor o espaço da folha e representa os objetos em posições mais bem definidas, ex: o sol no alto da folha, as flores no chão.
Representa a figura humana com braços, pernas, cabelos, olhos e sempre com roupas.  
Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Perele.

.Morá Tânia



RELATÓRIO 2º SEMESTRE – 2012.
RIVKA

Rivka é uma menina muito meiga que fala pouco, mas está sempre atenta ao que acontece ao seu redor.
Brinca com todas as amigas, mas prefere estar em companhia da Hannah. Muitas vezes, ainda foi necessário incentivá-la a brincar com as outras meninas e, também, para que deixasse a Hannah agir por conta própria e a manifestar os próprios desejos.
É organizada com os seus materiais e gosta de colaborar na arrumação da kitá após as atividades.
Participa com interesse das rodas de conversa, ouvindo e contribuindo com suas vivências.
Possui um bom vocabulário e se expressa com clareza.
Escreve seu nome sem apoio, mas ainda, necessita de apoio para escrever o nome das amigas.
Na realização das atividades propostas, ainda, necessita de ajuda da mora ou de alguma amiga para entender a proposta e conseguir finalizá-la.
Recita oralmente o alfabeto e reconhece todas as letras.
Nas atividades que envolvem escrita espontânea, ainda, não faz relação entre o fonema (unidade sonora) e o grafema (letra).
Recita a série numérica convencionalmente até o número 30, porém só reconhece os números escritos até o 10.
Nas atividades relacionadas aos numerais ao grafá-los, quando não sabe como fazer, utiliza traços e bolinhas para representá-los. Nestes momentos, venho utilizando diferentes recursos para que consiga escrevê-los da maneira convencional.
Seus desenhos estão mais definidos e apresentando uma maior riqueza de detalhes.
Representa a figura humana com cabeça, olhos, cabelos, braços e pernas.
Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Rivka.
Morá Tânia






RELATÓRIO 2º SEMESTRE – 2012.
RINA
Rina é uma menina meiga, alegre e muito falante. 
Gosta de contar suas vivências com riqueza de detalhes.
Relaciona-se bem com todas as amigas e, agora, já não fica somente em companhia da Rosie.
Ainda, necessita ser cobrada quanto à organização de materiais, brinquedos e seus pertences após serem utilizados.
Participa com interesse das rodas de conversa e projetos ouvindo e contribuindo com fatos pertinentes aos assuntos tratados e, os faz com clareza e com bom vocabulário.
Nos cantos prefere os destinados ao desenho e recortes.
No parque gosta de brincar na casinha e na areia.
Rina tem avançado a cada dia em seus conhecimentos.
Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece quase todas as letras.
Tem se empenhado muito em escrever novas palavras e sempre pergunta se as está escrevendo de forma correta.
Sua escrita é silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som das sílabas.
Recita a série numérica até o número 50, precisando de ajuda na troca das dezenas.
Ao grafar os números, ainda, escreve alguns de forma espelhada, mas quando incentivada a consultar a tabela, percebe seu erro e os corrige.
Seus desenhos possuem formas bem definidas, utiliza o espaço da folha de forma organizada e explora todas as cores ao pintar.
Suas produções em artes são muito criativas e caprichadas o que demonstra satisfação em realiza-las.
Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Rina.
 Morá Tânia




RELATÓRIO 2º SEMESTRE – 2012.
HANNAH
Hannah é uma menina muito alegre, falante e carinhosa.
Costuma expressar de forma tranquila e carinhosa suas emoções e sentimentos.
Relaciona-se bem com todas as amigas e, agora, vem brincando mais com outras meninas da kitá e não somente com a Rivka.
Na disputa por um brinquedo ou quando sua amiga fez algo que não gostou costuma pedir ajuda para a morá. Nestes momentos, procuro incentivá-la a conversar e tentar resolvê-los sozinha e se caso não conseguir tentarei ajudá-la.
É muito cuidadosa na hora de guardar seus pertences e os materiais que utilizou organizando- os de forma detalhada.
Gosta de ajudar a morá e as amigas na hora da arrumação da kitá. 
Tem preferência pelos cantos de bonecas e desenho, onde permanece entretida por um longo tempo, demonstrando estar com um maior grau de concentração.
Tem se envolvido em todas as propostas desenvolvidas com maior atenção e concentração.
Nas rodas de conversa e projetos contribui com fatos pertinentes aos assuntos trabalhados.
Ao se expressar, ainda, omite algumas palavras na frase e troca algumas letras, ex: ao invés de pipoca fala picoca.
Escreve seu nome sem necessitar de apoio e, também, o de algumas meninas da kitá.
Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece todas as letras.
Tornou-se mais confiante para escrever e demonstra sempre muito interesse em aprender.
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba.
Recita a sequência numérica convencionalmente até o número 50, precisando de ajuda na troca das dezenas.
Nas atividades e jogos que envolvem números até 30, ainda confunde alguns e ao escrevê-los os faz de forma espelhada, mas quando chamada a sua atenção para que verifique como s grafou percebe e os corrige imediatamente.
Hannah vem desenhando formas mais definidas, utilizando melhor o espaço da folha e explorando melhor as cores ao pintar.
Sua figura humana vem sendo mais bem representada, agora com braços, mãos pés, cabelos, olhos, sobrancelhas e roupa.
Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Hannah.
 Morá Tânia
RELATÓRIO 2º SEMESTRE – 2012.
SHEINA
Sheina é uma menina alegre, tranquila e persistente.
Mantem um bom relacionamento com as amigas e brinca com todas.
Em alguns momentos, na disputa de um objeto ou quando alguém faz algo que não gostou reage se isolando e não querendo falar. Passado algum tempo, às vezes, vem contar o que ocorreu e juntas tentamos encontrar uma solução.  
Necessita ser lembrada, constantemente, para que guarde os materiais e brinquedos utilizados, organize sua gaveta e guarde seus pertences na mochila.
Participa de tudo o que é oferecido com entusiasmo e no trabalho diversificado seu cantinho preferido é o das artes, onde além de fazer desenhos, escreve o alfabeto e procura escrever novas palavras, perguntando sempre:
- Morá, o que escrevi?
Participou com interesse nas rodas de conversa e de projetos trazendo fatos pertinentes aos assuntos trabalhados.
Tem avançado em seus conhecimentos compartilhando com as amigas suas descobertas.
Recita o alfabeto de forma convencional e reconhece todas as letras. 
Está na fase silábica com valor sonoro, isto é, escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba.
Na hora de grafar letras e palavras gosta de fazer tudo da maneira correta e fica chateada quando lhe peço que faça do seu jeitinho para que depois eu faça as interferências necessárias.
Recita a série numérica até o número 50, necessitando de ajuda nas trocas das dezenas.
Algumas vezes, ao grafar os números 1, 2, 5 e 7 os faz de forma espelhada, mas quando chamada a sua atenção para o fato os corrige imediatamente.
Neste semestre, Sheina, teve maior interesse em desenhar e em colorir com maior capricho as atividades.
Fico muito feliz em poder observar e compartilhar os progressos conquistados pela Sheina.
 Morá Tânia

14 comentários:

  1. ajudou muito pra ter uma ideia de como organizar meu relatório.

    ResponderExcluir
  2. Adorei me ajudou bastante.
    Muito obrigado..

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI MUITO ME AJUDOU BASTANTE . MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  5. Amei, seus relatorios foram de grande ajuda. Muito obrigada. Bia 11/121/2013

    ResponderExcluir
  6. ótima ajuda esse modelo de relatório.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19/12/2013
    Gostei muito desses modelos de relatórios.Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Adorei seus modelos de relatórios. Parabéns!!!Vai me ajudar muito!!!

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito dos relatórios, porém quando concebemos as crianças da Educação Infantil como seres que estão em processo de desenvolvimento e construindo conhecimentos, vejo que não há espaço para o "é", "é alegre", "é inteligente", entre outros, ela demonstra, ela apresenta, são palavras que demonstram esse processo de desenvolvimento que se mostra mais adequado a faixa etária a que nos referimos.... Espero que isso ajude... Beijos...

    ResponderExcluir
  10. muito obrigado, gostei muito, mi tirou do sufocoooooooooo

    ResponderExcluir
  11. Que relatórios mais gostosos de ler...Adorei!

    ResponderExcluir

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade