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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

13 de jan de 2013

Andy Hargreaves


CENTRADO NAS MATÉRIAS                        PROBLEMAS TRANSDICIPLINARES



      Conceitos disciplinares;
      Temas ou problemas;
      Objetivo e metas curriculares;
      Perguntas, pesquisa;
      Conhecimento canônico ou estandardizado;
      Conhecimento Construído;
      Unidades centradas em conceitos disciplinares;
      Unidades centradas em temas ou problemas;
      Lições – Texto;
      Projetos;
      Estudo Individual;

      Centrado na Escola;
      Grupos pequenos que trabalham por projetos;
      O conhecimento tem sentido por si   mesmo;
      Fontes diversas;
      Avaliação mediante provas;
      Centrado no mundo real e na comunidade;
      O professor como especialista.
      O conhecimento em função de pesquisa

      A avaliação mediante portifólios, transparências;

      O professor como facilitador;


Cidadãos do Mundo Andy Hargreaves

Em sua preparação, seu desenvolvimento profissional e suas vidas de trabalho, os professores de hoje em dia têm que compreender e conhecer a sociedade do conhecimento na qual seus alunos vivem e virão a trabalhar. Caso contrário, não serão capazes de preparar seus alunos para ela. Como proclama um antigo provérbio irlandês, “é preciso escutar o rio para ser capaz de pegar uma truta”. Os professores devem assumir novamente seu lugar entre os intelectuais mais respeitados da sociedade, indo além do âmbito da sala de aula, para tornarem-se, e preparar seus alunos para serem, cidadãos do mundo. Eles devem fazer o melhor que podem para garantir que os estudantes promovam os bens privados da economia do conhecimento e que prosperem a partir deles. Também deverão ajudá-los a se comprometer com os bens públicos vitais, dos quais os interesses empresariais da economia do conhecimento não são capazes de tomar conta: uma sociedade civil fortalecida e vigorosa, desenvolvendo o caráter que promove o envolvimento na comunidade e o cultivo das disposições de simpatia e cuidado para com as outras nações e culturas, as quais são o coração da identidade cosmopolita.
Andy Hargreaves Diretor do International Center for Educational Change
Ontário Institute for Studies in Education – Universidade de Toronto – Canadá
(Trecho da Introdução do livro “O Ensino na Era do Conhecimento” - Edit. Cortez)

2 comentários:

  1. Olá, tbm tenho um blog, que talvez goste.PAsse por lá, se gostar me siga. Um abraço e até breve . http://tarefinhas-desenhos.blogspot.com.br/

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    1. Obrigado pela visita, e já passei por lá, vlw

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