Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

16 de jan. de 2013

Circuito de Psicomotricidade

Tente e invente

 Sugestões de atividades práticas

Circuito de Psicomotricidade
Um circuito de psicomotricidade com atividades psicomotoras dentro da própria sala de aula ou em atividades recreativas pode ser um elemento fundamental para minimizar dificuldades no   desempenho escolar; quanto mais movimentos a criança for incentivada a fazer, mais favorecerá a prontidão para processo de alfabetização; o professor recebe em sua sala de aula alunos de diversas realidades socioeconômicas e familiares, crianças que tiveram pouca ou nenhuma estimulação psicomotora e não vai depender de muita “parafernália” que é divulgada. Tente, invente e veja os resultados. Abaixo das informações básicas
Esquema corporal - Baixa coordenação, caligrafia ruim, leitura não harmoniosa, gesto após palavra, não segue ritmo da leitura (frase, palavra), imitação/cópia.
Lateralidade - Ordem espacial, não distingue esquerda x direita, direção gráfica (è), ordem num quadro, letras / números em "espelho", discriminação visual.
Percepção espacial - Esquerda x direita: b/d; p/q; 21/12.
- Alto/baixo: b/p; n/u; ou/on.
- Dentro/fora: espaço para escrita e leitura.
- Progressão/grandeza; classificação/seriação.
- Orientação
- Cálculos: 1 3 8 - 6 5 - 1 3
Orientação espacial e Temporal - Antes x depois: ordenação de sílabas, palavras, números...
Matemática: noção de fileira, coluna, formas, ordem (dezenas/unidades).
Ordenação Controle muscular (tônus) - Perturbações do grafismo (motora fina)
- Manipulação/preensão
Percepção: Auditiva - visual - tátil - cinestésica - Escrita (ditado)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade