IDADE MODERNA PEDAGOGIA REALISTA
JOÃO PESTALLOZI – 1746-1827
-  Foi
um grande adepto da educação pública.
 
-  Deu
um impulso à formação
de professores e ao estudo da educação como uma ciência. 
 
HERBART – 1776-1841
A construção pedagógica segue três procedimentos básicos:
-  “Governo
– uma forma de controlar a agitação”
 
-  “Instrução
– é a forma como se educa o desenvolvimento dos interesses”    
 
- “Disciplina
– é a responsável por manter firme a vontade educada ou seja a
autodeterminação”.  
 
FROEBEL – 1782-1852
- Inventa
métodos para aperfeiçoar as habilidades.
 
- “O
desenvolvimento humano ocorre em todas as suas fases de crescimento”.
 
- “A
educação é um processo que faz com que o indivíduo esteja em
harmonia com a natureza e com a sociedade”.  
 
JOHN
DEWEY – 1859-1952
- As
filosofias de vida são, na sua essência, teorias gerais de
educação.
 
-  “A
educação progressiva , consiste no crescimento constante da vida, à
medida que aumentamos o conteúdo da experiência e o controle que
exercemos sobre ela”.  
 
OVIDE
DECROLY – 1871-1932
- A
necessidade gera o interesse.
 
- Do
acto de comer pode surgir o estudo da alimentação, a origem dos
alimentos... “A
educação não se constitui numa preparação para a vida”.
 
TEORIAS CONSTRUTIVISTAS
  LEV S. VYGOTSKY – 1896-1934
-  Professor
e pesquisador.
 
- Para
ele o sujeito não é apenas ativo, mas interativo.
 
“O aluno não é o sujeito que só aprende, mas aquele que aprende junto ao outro e que o seu grupo social produz”.
PIAGET – 1896-1980
- Principais
objetivos da educação: formação de homens "criativos,
inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na
busca constante da construção da autonomia.
 
TEORIAS ANTI-AUTORITÁRIAS
CARL ROGERS – 1902
-  É
considerado um representante da corrente humanista.
 
“A educação é uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos.”
A ESCOLA NOVA (Década de 30)
ANOS 40
-   A
Proclamação dos Direitos do Homem, no seu art.º 26, diz:
 
“ A educação deve ter por objetivo o pleno desabrochamento da personalidade humana e o reforço do respeito dos direitos e das liberdades fundamentais”.
PAULO FREIRE – 1921-1997
“Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros”.
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.
“Não há docência sem discência".
EDUCAÇÃO DE ADULTOS (DEC 60)
Na seqüência das grandes transformações sociais, dos êxitos e fracassos das reformas do sistema educativo, a contestação universitária, a crise mundial da educação escolar... aparece o sistema de educação de adultos.
EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÉNIO
-  A
explosão dos negócios mundiais;
 
- O
avanço tecnológico da crescente robotização;
 
- O
planejamento e organização racional da atividade pedagógica;
 
- O
parcelamento do trabalho, com a especialização das funções;
 
-  Ensino
por computador, videoconferências;
 
-  O
ensino à distância
 
 
 ABORDAGEM
SOBRE CONCEITOS DE ADULTO
O Que é um Adulto?
- Etimologicamente,
Adulto vem do Latim “adultus”  significa o que cresceu. Adulto
– Aspecto Biológico
 
- Total
desenvolvimento anatômico dos órgãos e da sua maturidade
fisiológica.
 
- Função
reprodutora que começa a manifestar-se, em média, entre os 11 e os
15 anos. 
 
Adulto – Aspecto Psicológico
- A
nível psicológico o estado adulto manifesta-se mais tardiamente.
 
- É
aceite geralmente que entre os 15 e os 18 anos o Homem alcance, em
maior grau de intensidade, as funções intelectuais, emocionais e
cognitivas.
 
- O
que caracteriza o adulto a este nível é a atuação responsável de
quem sabe o que faz, porque o faz e os efeitos que advêm da sua
conduta.
 
-  Adulto
– Aspecto Sociológico. 
 
            Trabalho
Trabalho
- Quase
todas as normas legais estabelecem os 16 anos como idade mínima para
iniciar uma atividade laboral. 
 
Participação Social
- As
aptidões intelectuais e físicas já amadureceram o suficiente para
que o indivíduo subsista independentemente: intervém na resolução
de problemas laborais, políticos, cívicos, manifestando a sua
maturidade psicológica e sociológica propriamente dita.   
 
Responsabilidade Jurídica
- A
constituição impõe aos indivíduos direitos e deveres,
considerando-o responsável perante a Lei a partir dos 16 anos.
 
-  Desde
que o Homem passou a agir pela inteligência e não pelo  instinto, a
educação tornou-se um imperativo para a sua existência.
 
O Homem começa a educar-se e a educar.
“ ... possivelmente a educação do adulto começa antes da educação das crianças”.
Pedagogia\Andragogia
 Definições
segundo Malcolm Knowles
- PEDAGOGIA - “é a arte de ensinar as crianças e jovens”
 - ANDRAGOGIA - “é a arte e a ciência de ensinar os adultos a aprender”
 
Pedagogia / Andragogia
- É em oposição , e por
contraste com os processos educativos utilizados com as crianças,
que se constitui a Andragogia, entendida segundo a expressão de
Malcolm Knowles, como uma “Nova arte de formação”.
 
- Esta
“Nova arte de formação”, fundada na Andragogia é que tornaria
possível superar a situação dos adultos serem educados “como se
fossem crianças”, isto é, com base no modelo pedagógico,
consubstanciado na forma escolar “tradicional”
 
  Quadro
comparativo: Abordagem de Malcolm Knowles 
Modelo
   Pedagógico 
 | 
  
Hipóteses
   Andragógicas 
 | 
 |
Papel
   da Experiência 
    
 | 
  
A
   experiência daquele que aprende é considerada de pouca
   utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência
   do professor (ou do autor do Manual, ou dos materiais pedagógicos)
   
    
 | 
  
Os
   adultos são portadores de uma experiência que os distingue das
   crianças e dos jovens. Em numerosas situações de formação,
   são os próprios adultos com a sua experiência que constituem o
   recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens. 
    
 | 
 
Vontade
   de Aprender 
    
 | 
  
A
   disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como
   fundamento critérios e objectivos internos à lógica escolar; ou
   seja, a finalidade de obter êxito e progredir, em termos
   escolares. 
    
 | 
  
Os
   adultos estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem
   desde que compreendam a sua utilidade para melhor afrontar
   problemas reais da sua vida pessoal e profissional. 
    
 | 
 
Quadro comparativo
Modelo
   Pedagógico 
    
 | 
  
Hipóteses
   Andragógicas 
    
 | 
 |
Orientação
   
    
da
   Aprendizagem 
    
 | 
  
A
   aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um
   determinado tema. Isto significa que é dominante a lógica
   centrada nos conteúdos, e não nos problemas. 
    
 | 
  
Nos
   adultos as aprendizagens são orientadas para a resolução de
   problemas e tarefas com que se confrontam na sua vida quotidiana
   (o que desaconselha uma lógica centrada nos conteúdos). 
    
 | 
 
Motivação
   
    
 | 
  
A
   motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de
   estímulos externos ao sujeito, como é o caso das classificações
   escolares a das apreciações do professor. 
    
 | 
  
Ao
   adultos são sensíveis a estímulos da natureza externa (notas,
   etc.), mas são os factores de ordem interna que motivam o adulto
   para a aprendizagem (satisfação profissional, auto-estima,
   qualidade de vida, etc.). 
    
 | 
 
Dados
curiosos
- Segundo Kelvin Miller, os estudantes adultos após 72 horas só conseguem reter 10% do que ouvem, no entanto serão capazes de se lembrar de 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo período de tempo.
 - O mesmo autor observou ainda que as informações mais lembradas são aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de cada aula ou palestra.
 
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