IDADE MODERNA PEDAGOGIA REALISTA
JOÃO PESTALLOZI – 1746-1827
- Foi
um grande adepto da educação pública.
- Deu
um impulso à formação
de professores e ao estudo da educação como uma ciência.
HERBART – 1776-1841
A construção pedagógica segue três procedimentos básicos:
- “Governo
– uma forma de controlar a agitação”
- “Instrução
– é a forma como se educa o desenvolvimento dos interesses”
- “Disciplina
– é a responsável por manter firme a vontade educada ou seja a
autodeterminação”.
FROEBEL – 1782-1852
- Inventa
métodos para aperfeiçoar as habilidades.
- “O
desenvolvimento humano ocorre em todas as suas fases de crescimento”.
- “A
educação é um processo que faz com que o indivíduo esteja em
harmonia com a natureza e com a sociedade”.
JOHN
DEWEY – 1859-1952
- As
filosofias de vida são, na sua essência, teorias gerais de
educação.
- “A
educação progressiva , consiste no crescimento constante da vida, à
medida que aumentamos o conteúdo da experiência e o controle que
exercemos sobre ela”.
OVIDE
DECROLY – 1871-1932
- A
necessidade gera o interesse.
- Do
acto de comer pode surgir o estudo da alimentação, a origem dos
alimentos... “A
educação não se constitui numa preparação para a vida”.
TEORIAS CONSTRUTIVISTAS
LEV S. VYGOTSKY – 1896-1934
- Professor
e pesquisador.
- Para
ele o sujeito não é apenas ativo, mas interativo.
“O aluno não é o sujeito que só aprende, mas aquele que aprende junto ao outro e que o seu grupo social produz”.
PIAGET – 1896-1980
- Principais
objetivos da educação: formação de homens "criativos,
inventivos e descobridores", de pessoas críticas e ativas, e na
busca constante da construção da autonomia.
TEORIAS ANTI-AUTORITÁRIAS
CARL ROGERS – 1902
- É
considerado um representante da corrente humanista.
“A educação é uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos.”
A ESCOLA NOVA (Década de 30)
ANOS 40
- A
Proclamação dos Direitos do Homem, no seu art.º 26, diz:
“ A educação deve ter por objetivo o pleno desabrochamento da personalidade humana e o reforço do respeito dos direitos e das liberdades fundamentais”.
PAULO FREIRE – 1921-1997
“Só existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta, impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo, com o mundo e com os outros”.
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”.
“Não há docência sem discência".
EDUCAÇÃO DE ADULTOS (DEC 60)
Na seqüência das grandes transformações sociais, dos êxitos e fracassos das reformas do sistema educativo, a contestação universitária, a crise mundial da educação escolar... aparece o sistema de educação de adultos.
EDUCAÇÃO NO TERCEIRO MILÉNIO
- A
explosão dos negócios mundiais;
- O
avanço tecnológico da crescente robotização;
- O
planejamento e organização racional da atividade pedagógica;
- O
parcelamento do trabalho, com a especialização das funções;
- Ensino
por computador, videoconferências;
- O
ensino à distância
ABORDAGEM
SOBRE CONCEITOS DE ADULTO
O Que é um Adulto?
- Etimologicamente,
Adulto vem do Latim “adultus” significa o que cresceu. Adulto
– Aspecto Biológico
- Total
desenvolvimento anatômico dos órgãos e da sua maturidade
fisiológica.
- Função
reprodutora que começa a manifestar-se, em média, entre os 11 e os
15 anos.
Adulto – Aspecto Psicológico
- A
nível psicológico o estado adulto manifesta-se mais tardiamente.
- É
aceite geralmente que entre os 15 e os 18 anos o Homem alcance, em
maior grau de intensidade, as funções intelectuais, emocionais e
cognitivas.
- O
que caracteriza o adulto a este nível é a atuação responsável de
quem sabe o que faz, porque o faz e os efeitos que advêm da sua
conduta.
- Adulto
– Aspecto Sociológico.
Trabalho
Trabalho
- Quase
todas as normas legais estabelecem os 16 anos como idade mínima para
iniciar uma atividade laboral.
Participação Social
- As
aptidões intelectuais e físicas já amadureceram o suficiente para
que o indivíduo subsista independentemente: intervém na resolução
de problemas laborais, políticos, cívicos, manifestando a sua
maturidade psicológica e sociológica propriamente dita.
Responsabilidade Jurídica
- A
constituição impõe aos indivíduos direitos e deveres,
considerando-o responsável perante a Lei a partir dos 16 anos.
- Desde
que o Homem passou a agir pela inteligência e não pelo instinto, a
educação tornou-se um imperativo para a sua existência.
O Homem começa a educar-se e a educar.
“ ... possivelmente a educação do adulto começa antes da educação das crianças”.
Pedagogia\Andragogia
Definições
segundo Malcolm Knowles
- PEDAGOGIA - “é a arte de ensinar as crianças e jovens”
- ANDRAGOGIA - “é a arte e a ciência de ensinar os adultos a aprender”
Pedagogia / Andragogia
- É em oposição , e por
contraste com os processos educativos utilizados com as crianças,
que se constitui a Andragogia, entendida segundo a expressão de
Malcolm Knowles, como uma “Nova arte de formação”.
- Esta
“Nova arte de formação”, fundada na Andragogia é que tornaria
possível superar a situação dos adultos serem educados “como se
fossem crianças”, isto é, com base no modelo pedagógico,
consubstanciado na forma escolar “tradicional”
Quadro
comparativo: Abordagem de Malcolm Knowles
Modelo
Pedagógico
|
Hipóteses
Andragógicas
|
|
Papel
da Experiência
|
A
experiência daquele que aprende é considerada de pouca
utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência
do professor (ou do autor do Manual, ou dos materiais pedagógicos)
|
Os
adultos são portadores de uma experiência que os distingue das
crianças e dos jovens. Em numerosas situações de formação,
são os próprios adultos com a sua experiência que constituem o
recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens.
|
Vontade
de Aprender
|
A
disposição para aprender aquilo que o professor ensina tem como
fundamento critérios e objectivos internos à lógica escolar; ou
seja, a finalidade de obter êxito e progredir, em termos
escolares.
|
Os
adultos estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem
desde que compreendam a sua utilidade para melhor afrontar
problemas reais da sua vida pessoal e profissional.
|
Quadro comparativo
Modelo
Pedagógico
|
Hipóteses
Andragógicas
|
|
Orientação
da
Aprendizagem
|
A
aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um
determinado tema. Isto significa que é dominante a lógica
centrada nos conteúdos, e não nos problemas.
|
Nos
adultos as aprendizagens são orientadas para a resolução de
problemas e tarefas com que se confrontam na sua vida quotidiana
(o que desaconselha uma lógica centrada nos conteúdos).
|
Motivação
|
A
motivação para a aprendizagem é fundamentalmente resultado de
estímulos externos ao sujeito, como é o caso das classificações
escolares a das apreciações do professor.
|
Ao
adultos são sensíveis a estímulos da natureza externa (notas,
etc.), mas são os factores de ordem interna que motivam o adulto
para a aprendizagem (satisfação profissional, auto-estima,
qualidade de vida, etc.).
|
Dados
curiosos
- Segundo Kelvin Miller, os estudantes adultos após 72 horas só conseguem reter 10% do que ouvem, no entanto serão capazes de se lembrar de 85% do que ouvem, vêm e fazem, após o mesmo período de tempo.
- O mesmo autor observou ainda que as informações mais lembradas são aquelas recebidas nos primeiros 15 minutos de cada aula ou palestra.
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