Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

19 de jan de 2013

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: TABELA

RCNEI

ÁREA DOCONHECIMENTOOBJETIVOCONTEÚDO
0-3 ANOS


MOVIMENTO
  • Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
  • Explorar as possibilidades de gestos, ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
  • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço e no andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitudes de confianças nas próprias capacidades motoras.
  • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
  • Expressividade
4-6 ANOS
MOVIMENTO
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e ritmos corporais nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas de movimento, com força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
  • Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos deslocando e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e  demais situações;
  • Utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para aplicar suas possibilidades de manuseio dos diferentes materiais e objetos;
  • Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvimento de cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
  • Equilibro e coordenação
ÁREA DOCONHECIMENTOOBJETIVOCONTEÚDO
0-3 ANOS
MÚSICA
  • Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras, produções musicais;
  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
  • Fazer musical
4-6 ANOS
MÚSICA
  • Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
  • Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
  • Apreciação musical
ÁREA DOCONHECIMENTOOBJETIVOCONTEÚDO
0-3 ANOS


ARTES
VISUAIS
  • Ampliar o conhecimento do mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
  • Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.
  • O fazer artístico
4-6 ANOS
ARTES
VISUAIS
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas regionais, nacionais ou internacionais, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Produzir trabalhos de arte , utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
  • Apreciação em artes visuais
ÁREA DOCONHECIMENTOOBJETIVOCONTEÚDO
0-3 ANOS

LINGUAGEM
ORAL
E
ESCRITA
  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
  • Interessar-se pela leitura de histórias;
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.
  • Falar e escutar
4-6 ANOS
LINGUAGEM ORAL
E

ESCRITA
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
  • Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
  • Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo  professor;
  • Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
  • Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
  • Escolher os livros para ler e apreciar.
  • Práticas de leitura
  • Práticas de escrita
ÁREA DOCONHECIMENTOOBJETIVOCONTEÚDO
0-3 ANOS
NATUREZA
E

SOCIEDADE
  • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
  • Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

4-6 ANOS
NATUREZA
E
 SOCIEDADE
  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
  • Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do seu grupo social  e de outros grupos;
  • Estabelecer algumas  relações entre meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância  para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
  • Objetos e processos de transformação
  • Os seres vivos
  • Os fenômenos da natureza
ÁREA DOCONHECIMENTOOBJETIVOCONTEÚDO
0-3 ANOS



MATEMÁTICA
  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
  • Números e sistema de numeração
Contagem
Notação e escrita numéricas
Operações
4-6 ANOS
MATEMÁTICA
  • Reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
  • Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
  • Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

  • Grandezas e medidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade