ASPECTOS PARA O PREENCHIMENTO DE AVALIAÇÃO
HÁBITOS E ATITUDES
- Aceita o ambiente em que está vivendo.
- Relaciona-se bem com a professora e colegas.
- Cuida de sua higiene pessoal
- Guarda e mantém arrumado seu material escolar.
- Senta-se corretamente.
- Utiliza utensílios para merenda.
- Cumpre imediatamente as ordens dadas.
- Relaxa durante períodos de repouso
- Faz sempre os trabalhos e tarefas.
- Espera sua vez para falar.
- Espera sua vez numa brincadeira que envolva mais crianças.
- Desenvolve hábitos de cortesia.
- Tem atitudes de respeito com os coleguinhas e professora.
- Demonstra capricho nos trabalhos.
- Participa ativamente de jogos, diálogos, brincadeira.
- Presta atenção às explicações.
- Sabe trabalhar em grupo.
- Tem noção de pertences alheios.
- Entrega os trabalhos no tempo previsto.
- Chega na hora – é pontual.
- Demonstra iniciativa para encontrar maneiras de escolher atividades.
- Completa uma atividade antes de começar outra.
- É cuidadosa com os materiais de trabalho.
- Coloca seus materiais em seu lugar quando terminou de usá-los.
- Ajusta-se com facilidade às mudanças de rotina.
- Participa da limpeza e arrumação da sala e ajuda a mantê-la organizada.
- Tenta novas atividades com entusiasmo.
- Compreende e executa ordens e outras indicações.
- Interessa-se pelas atividades desenvolvidas.
- Guarda objetos de uso em lugares certos.
- Cumpre as tarefas e normas com esforço e perseverança.
- Cumpre ordens.
- Gosta de lanchar
- Mantém uma atitude cívica.
- Tem bons hábitos alimentares.
- Pede permissão para usar os objetos dos outros.
- Distrai-se facilmente.
- Participa das atividades recreativas.
- Brinca ao lado de uma criança, cada uma realizando atividade diferente.
- Toma parte em uma brincadeira com outra criança, por pelo menos 2 a 5 minutos.
- Dá um livro para que um adulto o leia ou para que o ambos o compartilhem.
- Puxa uma pessoa para mostrar-lhe alguma ação ou objeto.
- Quando colocado em sua cadeira par a hora de lanchar, espera ser atendido.
- Brinca com duas ou três crianças da sua idade.
- Cumprimenta pessoas conhecidas sem ser lembrado.
- Pede auxílio quando está tendo dificuldades ( por exemplo para ir ao banheiro ou para conseguir algo para beber.
- Faz uma tarefa sozinho.
- Pede desculpas sem ser lembrado.
- Brinca com quatro a cinco crianças , em uma atividade de cooperação sem supervisão constante.
- Explica aos outros as regras do jogo ou da atividade.
- Alimenta-se sozinho. (berçário e maternal I)
- Como som colher , de modo independente.
- Alimenta-se sozinho por toda a refeição.
- Avisa que quer ir ao banheiro, mesmo sendo tarde demais.
- Avisa que quer ir ao banheiro, durante o dia, a tempo.
- Escova os dentes imitando um adulto.
- Veste-se sozinho, apenas precisando de ajuda quando a roupa tem golas cerradas ou com botões e fechos.
- Veste-se de desveste-se sozinho na maioria das vezes.
- Participa da hora da escovação.
- Limpa o que derramou, indo buscar um pano por conta própria.
- Usa talher apropriado para alimentar-se.
- Cumpre as tarefas e normas com esforço e perseverança.
- Guarda objetos de uso pessoal em lugares certos.
ESQUEMA CORPORAL
- Situa o corpo humano devidamente no espaço.
- Tem percepção da figura humana como um todo.
- Percebe as partes e o todo.
- Distribui corretamente os membros e partes do corpo.
- Ao desenhar, observa detalhes, cabelos, olhos, sombrancelhas, etc...
- Situa a figura humana devidamente no espaço.
- Possui esquema corporal bem definido.
- Usa o corpo como um todo e suas partes em atividades que demonstram agilidade e destreza.
- Identifica e localiza as partes do próprio corpo para formação da imagem corporal.
- Tem dificuldade de localizar as partes do corpo no desenho.
- Reconhece as partes do corpo.
EXPRESSÃO ORAL
- Formula frases corretas.
- É desinibido para falar.
- Tem boa dicção.
- Ouve com tenção as histórias contadas pelos colegas e professores.
- Participa de dramatizações.
- É capaz de reproduzir histórias, poesias, quadrinhas.
- Se expressa com clareza.
- Entende perguntas e responde-as.
- Pronuncia corretamente palavras.
- Compreende ordens dadas.
- Formula frases.
- Revela sinais de timidez.
- Fala com naturalidade.
- Expressa idéias próprias através do desenho, da pintura, etc.
- Possui senso crítico e sabe argumentar sobre determinados assuntos.
- Gosta de falar em grupo.
- Tem clareza de expressão.
- Sabe dar recados.
- Gosta de histórias e novidades.
- Combina substantivos ou adjetivos em frases de duas ou mais palavras.
- Combina substantivos e verbos em frases de duas palavras: (papai vai)
- Combina verbo ou substantivo como “lá” ou “aqui” em uma frase de duas palavras (cadeira aqui)
- Combina duas palavras para expressar posse (carro papai)
- Emprega não na fala.
- Responde à pergunta “o que está fazendo?” para atividades habituais.
- Responde a perguntas do tipo: “onde”?
- Responde a perguntas simples envolvendo “como”?
- Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome.
- Emprega formas regulares no plural (livro-livros)
- Em,prega algumas formas de verbos irregulares de verbos no passado de forma sistemática (foi,era,fez)
- Faz perguntas do tipo: O que é isto?
- Tem controle no volume de voz.
- Emprega “é” e “está” em frases simples como: Isto é uma bola”.
- Diz “eu”, “mim”, “meu” ao invés do próprio nome.
- Usa os verbos ser, estar, e ter no presente, cometendo poucos erros.
- Imita papéis de adulto.
- Expressa suas idéias (na sala, em público).
- Repete rimas, canções ou dança para os outros.
- Dramatiza trechos de histórias, desempenhando um papel ou lidando com fantoches.
- Relata experiências imediatas.
- Diz como são usados objetos comuns
- Utiliza adequadamente feminino e masculino na fala.
- Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores.
- Expressa diminutivo e aumentativo quando fala.
- Diz seu nome completo quando solicitado.
- Diz cinco palavras diferentes (pode usar a mesma palavra para me referir a diferentes objetos.)
- Pede “mais”.
- Diz acabou (cabo).
- Obedece a três ordens diferentes, que não são acompanhadas de gestos indicativos.
- Consegue “dar” ou “mostrar” quando solicitado.
- Aponta objetos conhecidos quando nomeados.
- Aponta para gravuras de um livro quando nomeadas.
- Aponta para pelo menos 3 partes do seu corpo quando nomeados
- Diz seu nome ou apelido quando solicitado.
- Responde à pergunta “o que é isto?” como o nome do objeto.
- Combina palavras e gestos para indicar seus objetos.
- Nomeia brinquedos.
- Produz sons de animais ou usa os sons para nomear animais (cachorro é “au-au”).
- Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados (leite bolacha ou biscoito, pão).
- Nomeia tres partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa.
- Responde a perguntas do tipo “sim/não” com resposta afirmativa ou negativa.
- Possui senso crítico e sabe argumentar sobre determinados assuntos.
COORDENAÇÃO VISÃO-MOTORA E MOTORA GLOBAL.
- Modela com a ponta dos dedos.
- Consegue rasgar,picar, amassar, dobrar e colar papéis livremente.
- Modela com criatividade.
- Segue traçados de labirintos com firmeza.
- É capaz de colar papéis.
- Utiliza lápis corretamente.
- Pinta dentro de limites e uniformemente.
- Recorta corretamente com a tesoura.
- Recorta com a tesoura sobre linhas retas, curvas e quadrados.
- Rasga papéis livremente e em linhas.
- Nas brincadeiras e jogos educativos participa ativamente.
- Realiza exercícios físicos com destreza. Equilíbrio e coordenação.realiza os exercícios que favorecem o desenvolvimentos psicomotor e físico.
- Corre e salta com naturalidade.
- Tem boa postura.
- Usa as mãos com habilidades próprias da sua idade.
- Sobe escadas engatinhando.
- Rola uma bola imitando um adulto.
- sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta-se.
- Coloca quatro aros em uma pequena estaca.
- Constrói uma torre com blocos.
- Faz traços no papel com lápis ou giz de cera.
- Sobe escadas sem ajuda.
- Imita um movimento circular.
- Vira trincos ou maçaneta de porta.salta no mesmo local com ambos os pés.
- Anda de costas.
- Atira uma bola a um adulto que se encontra parado à uma pequena distância.
- Vira páginas de um livro, uma por vez.
- Desembrulha um pequeno objeto.
- Dobra um papel ao meio, imitando um adulto.
- Desmancha e reconstrói um brinquedo de encaixe por pressão.
- Desenrosca brinquedos que se encaixem por sistema de rosca.
- Chuta uma bola grande que está imóvel.
- Faz bolas de argila, barro ou massinha.
- Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-se sobre o dedo médio.
- Dá cambalhotas para frente com ajuda.
- Dá marteladas de forma a encaixar pinos em seus respectivos orifícios.
- Faz quebra cabeças de três peças (ou um tabuleiro de encaixe de figuras)
- Corta algo em pedaço com tesoura.
- Anda na ponta dos pés.
- Corre dez passos, coordenando e alternando o movimento dos braços e pés.
- Pedala um triciclo .
- Balança em um balanço, quando este é colocado em movimento.
- Sobe um escorregador e escorrega.
- Dá cambalhotas para frente.
- Sobe escadas alternando os pés.
- Marcha.
- Apara bola com ambas as mãos.
- Fica em um só pé, sem apoio, por pelo menos quatro segundos.
- Muda de direção ao correr.
- Anda sobre uma viga, corda ou tábua sem perder o equilíbrio.
- Pula para frente numa seqüência de vezes sem cair.
- Recorta em torno de linhas curvas.
- Une dois a três pedaços de massa de modelar.
- Já consegue coordenar bem os músculos, em grandes movimentos: corre, pula e dança com desembaraço.
- Pedala um triciclo fazendo curvas.
- Satã em um pé só em pelo menos 5 vezes consecutivas.
- Recorta um círculo pequeno.
- Desenha figuras simples, facilmente identificáveis como: casa, homem, árvore.
- Recorta e cola formas simples.
DISCRIMINAÇÃO E PERCEPÇÃO VISUAL E AUDITIVA.
- Diferencia quantidades – mais do que, menos que.
- Compara tamanhos- maior, menos, igual.
- Distingue objetos quanto a posições – em,baixo, em cima, atrás, na frente.
- Traça e distingue linhas horizontais, verticais e inclinadas.
- Distingue as figuras geométricas : quadrado, círculo, triângulo e retângulo.
- Completa figuras.
- Reconhece seu nome escrito.
- Distingue as cores primárias e secundárias.
- Percebe detalhes.
- Nota semelhanças e diferenças entre objetos.
- Identifica ruídos.
- Imita sons.
- Reconhece o som de palavras semelhantes, objetos e elementos da natureza.
- Percebe rimas em canções e palavras.
- Compreende, interpreta cenas, gravuras e histórias.
- Responde bem a estímulos rítmicos.
- Presta atenção durante cinco minutos a uma história lida.
- Imita um adulto em uma tarefa simples (por exemplo: sacudir roupas, estender os lençois da cama, segurar talheres.
- Copia um círculo.
- Emparelha objetos com a mesma textura.
- Aponta para pequeno e o grande quando requisitado.
- Coloca objetos dentro, em cima, embaixo de um recipiente dada uma ordem.
- Nomeia objetos que fazem barulho.
- Nomeia ações em figuras.
- Emparelha uma forma geométrica com a figura da mesma.
- Empilha cinco ou mais argolas em uma vara na ordem correta.
- Nomeia objetos como sendo grandes ou pequenos.
- Diz se um objeto é pesado ou leve.
- Une duas partes de uma figura para formar um todo.
- Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados (ou gestos).
- Aponta para objetos cumpridos ou curtos.
- Agrupa objetos em categorias.
- Emparelha uma seqüência padrão (tamanho, cor) de blocos .
- Indica se os objetos são iguais ou diferentes.
- Desenha um quadrado imitando um adulto.
- Nomeia três cores se requisitado.
- Nomeia três formas geométricas.
- Diz a cor de objetos nomeados.
- Recorda-se de quatro objetos que haviam sido vistos em uma figura.
ORGANIZAÇÃO LÓGICA E RACIOCÍNIO
- Distingue os numerais.
- Relaciona quantidades e números.
- Entende, observa, ordena, descobre, completa, executa, interpreta e identifica tantos em fatos como nos elementos quantitativos.
- Ordena fatos em sequencia lógica.
- Agrupa quantidades.
- Conta objetos com compreensão.
- Apanha um determinado número de objetos ao ser requisitado (1 a 5).
RELAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL.
- Situa-se dentro do espaço em que vive.
- Percebe causas e efeitos.
- Situa seus desenhos corretamente dentro do espaço da folha.
MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL.
- Reproduz de memória o que viu.
- Reproduz de memória o que ouviu.
- Memoriza canções e poesias.
- Reproduz histórias ouvidas.
- Identifica detalhes do que viu.
- Reproduz palavras ditas em série.
- Reproduz avisos e recados.
- Lembra com exatidão, de imediato e espontaneamente, os fatos (memória) e/ ou histórias apresentadas.
- Lembra fatos e/ou histórias com relativa facilidade e exatidão.
- Lembra os fatos e histórias desde que se lhe dê ajuda que facilite a lembrança.
- Memoriza de forma imprecisa, com dificuldade, embora manifeste interesse.
- Desde o início manifesta pouca atenção, daí a dificuldade em memorizar.
- Presta atenção a histórias por mais de 5 minutos.
- Segue regras de um jogo que envolva raciocínio verbal.
- Recorda-se de quatro objetos que haviam sido vistos em uma figura.
- Relata cinco principais fatos de uma história contada três vezes.
- Canta cinco estrofes de uma canção.
INTERESSES E TENDÊNCIAS
- Tem preferência por brincadeiras ao ar livre (parque, caixa de areia, etc.)
- Prefere atividades calmas.
- Interessa-se por trabalhos manuais (desenhos, sucata, etc.)
- Tem facilidade para o teatro e dramatizações.
- Gosta de ouvir histórias.
- Tem interesse pelas atividades que envolvam música.
- Gosta de jogos bem ativos (ou calmos, ou moderados).
- Demonstra interesse pelas atividades de escrita.
- Prefere brincar no ambiente da sala de aula do que fora dela.
- Sente-se à vontade para fazer uso do microfone.
- É criativo nos trabalhos.
- Tem curiosidade científica.
- Canta e dança ao ouvir música
SÓCIO EMOCIONAL.
- Ainda não controla bem sua agressividade e precisa de ajuda e da orientação do educador nos momentos de atrito.
- Adapta-se facilmente às situações novas.
- Demonstra comportamento que chama atenção.
- Vem com gosto à escola e retira-se satisfeita.
- Procura brincar com os amigos.
- Compartilha os brinquedos.
- Respeita o lugar dos outros.
- É dado a manifestações de afeto.
- Demonstra espírito de liderança
- Cria conflitos nas atividades em grupo.
- Companheirismo, participação e colaboração no grupo.
- Costuma ser calmo no agir e no falar.
- Já consegue controlar-se em momentos de atrito tentando conversar e resolver o problema sem agressão.
- Aceita a ausência dos pais, continuando suas atividades, embora possa reclamar momentaneamente.
- Compartilha um objeto ou alimento com outra criança, quando solicitado.
- Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado.
- Diz por favor ou obrigado quando lembrado.
- Demonstra entender sentimentos, expressando amor, tristeza, raiva, alegria, etc..
- Espera a sua vez.
- Obedece as ordens na maioria das vezes.
- Brinca perto de outras crianças, conversando com elas, enquanto trabalha em um projeto próprio.
- Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável.
- Conforta seus colegas quando estes estão tristes.
- Escolhe seus próprios amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade