Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

13 de abr de 2013

ASPECTOS PARA O PREENCHIMENTO DE AVALIAÇÃO


HÁBITOS E ATITUDES

  • Aceita o ambiente em que está vivendo. 
  • Relaciona-se bem com a professora e colegas. 
  • Cuida de sua higiene pessoal 
  • Guarda e mantém arrumado seu material escolar. 
  • Senta-se corretamente. 
  • Utiliza utensílios para merenda. 
  • Cumpre imediatamente as ordens dadas. 
  • Relaxa durante períodos de repouso 
  • Faz sempre os trabalhos e tarefas. 
  • Espera sua vez para falar. 
  • Espera sua vez numa brincadeira que envolva mais crianças. 
  • Desenvolve hábitos de cortesia. 
  • Tem atitudes de respeito com os coleguinhas e professora. 
  • Demonstra capricho nos trabalhos. 
  • Participa ativamente de jogos, diálogos, brincadeira. 
  • Presta atenção às explicações. 
  • Sabe trabalhar em grupo. 
  • Tem noção de pertences alheios. 
  • Entrega os trabalhos no tempo previsto. 
  • Chega na hora – é pontual. 
  • Demonstra iniciativa para encontrar maneiras de escolher atividades. 
  • Completa uma atividade antes de começar outra. 
  • É cuidadosa com os materiais de trabalho. 
  • Coloca seus materiais em seu lugar quando terminou de usá-los. 
  • Ajusta-se com facilidade às mudanças de rotina. 
  • Participa da limpeza e arrumação da sala e ajuda a mantê-la organizada. 
  • Tenta novas atividades com entusiasmo. 
  • Compreende e executa ordens e outras indicações. 
  • Interessa-se pelas atividades desenvolvidas. 
  • Guarda objetos de uso em lugares certos. 
  • Cumpre as tarefas e normas com esforço e perseverança.
  • Cumpre ordens. 
  • Gosta de lanchar 
  • Mantém uma atitude cívica. 
  • Tem bons hábitos alimentares. 
  • Pede permissão para usar os objetos dos outros. 
  • Distrai-se facilmente. 
  • Participa das atividades recreativas. 
  • Brinca ao lado de uma criança, cada uma realizando atividade diferente. 
  • Toma parte em uma brincadeira com outra criança, por pelo menos 2 a 5 minutos. 
  • Dá um livro para que um adulto o leia ou para que o ambos o compartilhem. 
  • Puxa uma pessoa para mostrar-lhe alguma ação ou objeto.
  • Quando colocado em sua cadeira par a hora de lanchar, espera ser atendido. 
  • Brinca com duas ou três crianças da sua idade. 
  • Cumprimenta pessoas conhecidas sem ser lembrado. 
  • Pede auxílio quando está tendo dificuldades ( por exemplo para ir ao banheiro ou para conseguir algo para beber. 
  • Faz uma tarefa sozinho. 
  • Pede desculpas sem ser lembrado. 
  • Brinca com quatro a cinco crianças , em uma atividade de cooperação sem supervisão constante. 
  • Explica aos outros as regras do jogo ou da atividade. 
  • Alimenta-se sozinho. (berçário e maternal I) 
  • Como som colher , de modo independente. 
  • Alimenta-se sozinho por toda a refeição. 
  • Avisa que quer ir ao banheiro, mesmo sendo tarde demais. 
  • Avisa que quer ir ao banheiro, durante o dia, a tempo. 
  • Escova os dentes imitando um adulto. 
  • Veste-se sozinho, apenas precisando de ajuda quando a roupa tem golas cerradas ou com botões e fechos. 
  • Veste-se de desveste-se sozinho na maioria das vezes. 
  • Participa da hora da escovação. 
  • Limpa o que derramou, indo buscar um pano por conta própria. 
  • Usa talher apropriado para alimentar-se. 
  • Cumpre as tarefas e normas com esforço e perseverança. 
  • Guarda objetos de uso pessoal em lugares certos. 


ESQUEMA CORPORAL

  • Situa o corpo humano devidamente no espaço. 
  • Tem percepção da figura humana como um todo. 
  • Percebe as partes e o todo. 
  • Distribui corretamente os membros e partes do corpo. 
  • Ao desenhar, observa detalhes, cabelos, olhos, sombrancelhas, etc... 
  • Situa a figura humana devidamente no espaço. 
  • Possui esquema corporal bem definido. 
  • Usa o corpo como um todo e suas partes em atividades que demonstram agilidade e destreza. 
  • Identifica e localiza as partes do próprio corpo para formação da imagem corporal. 
  • Tem dificuldade de localizar as partes do corpo no desenho. 
  • Reconhece as partes do corpo. 


EXPRESSÃO ORAL

  • Formula frases corretas.
  • É desinibido para falar.
  • Tem boa dicção.
  • Ouve com tenção as histórias contadas pelos colegas e professores.
  • Participa de dramatizações.
  • É capaz de reproduzir histórias, poesias, quadrinhas.
  • Se expressa com clareza.
  • Entende perguntas e responde-as.
  • Pronuncia corretamente palavras.
  • Compreende ordens dadas.
  • Formula frases.
  • Revela sinais de timidez.
  • Fala com naturalidade.
  • Expressa idéias próprias através do desenho, da pintura, etc.
  • Possui senso crítico e sabe argumentar sobre determinados assuntos.
  • Gosta de falar em grupo.
  • Tem clareza de expressão.
  • Sabe dar recados.
  • Gosta de histórias e novidades.
  • Combina substantivos ou adjetivos em frases de duas ou mais palavras.
  • Combina substantivos e verbos em frases de duas palavras: (papai vai)
  • Combina verbo ou substantivo como “lá” ou “aqui” em uma frase de duas palavras (cadeira aqui)
  • Combina duas palavras para expressar posse (carro papai)
  • Emprega não na fala.
  • Responde à pergunta “o que está fazendo?” para atividades habituais.
  • Responde a perguntas do tipo: “onde”?
  • Responde a perguntas simples envolvendo “como”?
  • Ao falar, refere-se a si próprio pelo nome.
  • Emprega formas regulares no plural (livro-livros)
  • Em,prega algumas formas de verbos irregulares de verbos no passado de forma sistemática (foi,era,fez)
  • Faz perguntas do tipo: O que é isto?
  • Tem controle no volume de voz.
  • Emprega “é” e “está” em frases simples como: Isto é uma bola”.
  • Diz “eu”, “mim”, “meu” ao invés do próprio nome.
  • Usa os verbos ser, estar, e ter no presente, cometendo poucos erros.
  • Imita papéis de adulto.
  • Expressa suas idéias (na sala, em público).
  • Repete rimas, canções ou dança para os outros.
  • Dramatiza trechos de histórias, desempenhando um papel ou lidando com fantoches.
  • Relata experiências imediatas.
  • Diz como são usados objetos comuns
  • Utiliza adequadamente feminino e masculino na fala.
  • Usa formas imperativas de verbos ao pedir favores.
  • Expressa diminutivo e aumentativo quando fala.
  • Diz seu nome completo quando solicitado.
  • Diz cinco palavras diferentes (pode usar a mesma palavra para me referir a diferentes objetos.)
  • Pede “mais”.
  • Diz acabou (cabo).
  • Obedece a três ordens diferentes, que não são acompanhadas de gestos indicativos.
  • Consegue “dar” ou “mostrar” quando solicitado.
  • Aponta objetos conhecidos quando nomeados.
  • Aponta para gravuras de um livro quando nomeadas.
  • Aponta para pelo menos 3 partes do seu corpo quando nomeados
  • Diz seu nome ou apelido quando solicitado.
  • Responde à pergunta “o que é isto?” como o nome do objeto.
  • Combina palavras e gestos para indicar seus objetos.
  • Nomeia brinquedos.
  • Produz sons de animais ou usa os sons para nomear animais (cachorro é “au-au”).
  • Pede alimentos conhecidos pelo nome, quando mostrados (leite bolacha ou biscoito, pão).
  • Nomeia tres partes do corpo em uma boneca ou outra pessoa.
  • Responde a perguntas do tipo “sim/não” com resposta afirmativa ou negativa.
  • Possui senso crítico e sabe argumentar sobre determinados assuntos.



COORDENAÇÃO VISÃO-MOTORA E MOTORA GLOBAL.

  • Modela com a ponta dos dedos. 
  • Consegue rasgar,picar, amassar, dobrar e colar papéis livremente. 
  • Modela com criatividade. 
  • Segue traçados de labirintos com firmeza. 
  • É capaz de colar papéis. 
  • Utiliza lápis corretamente. 
  • Pinta dentro de limites e uniformemente. 
  • Recorta corretamente com a tesoura. 
  • Recorta com a tesoura sobre linhas retas, curvas e quadrados. 
  • Rasga papéis livremente e em linhas. 
  • Nas brincadeiras e jogos educativos participa ativamente. 
  • Realiza exercícios físicos com destreza. Equilíbrio e coordenação.realiza os exercícios que favorecem o desenvolvimentos psicomotor e físico. 
  • Corre e salta com naturalidade. 
  • Tem boa postura. 
  • Usa as mãos com habilidades próprias da sua idade. 
  • Sobe escadas engatinhando. 
  • Rola uma bola imitando um adulto. 
  • sobe em uma cadeira de adulto, vira-se e senta-se. 
  • Coloca quatro aros em uma pequena estaca. 
  • Constrói uma torre com blocos. 
  • Faz traços no papel com lápis ou giz de cera. 
  • Sobe escadas sem ajuda. 
  • Imita um movimento circular. 
  • Vira trincos ou maçaneta de porta.salta no mesmo local com ambos os pés. 
  • Anda de costas. 
  • Atira uma bola a um adulto que se encontra parado à uma pequena distância. 
  • Vira páginas de um livro, uma por vez. 
  • Desembrulha um pequeno objeto. 
  • Dobra um papel ao meio, imitando um adulto. 
  • Desmancha e reconstrói um brinquedo de encaixe por pressão. 
  • Desenrosca brinquedos que se encaixem por sistema de rosca. 
  • Chuta uma bola grande que está imóvel. 
  • Faz bolas de argila, barro ou massinha. 
  • Segura o lápis entre o polegar e o indicador, apoiando-se sobre o dedo médio. 
  • Dá cambalhotas para frente com ajuda. 
  • Dá marteladas de forma a encaixar pinos em seus respectivos orifícios. 
  • Faz quebra cabeças de três peças (ou um tabuleiro de encaixe de figuras) 
  • Corta algo em pedaço com tesoura. 
  • Anda na ponta dos pés. 
  • Corre dez passos, coordenando e alternando o movimento dos braços e pés. 
  • Pedala um triciclo . 
  • Balança em um balanço, quando este é colocado em movimento. 
  • Sobe um escorregador e escorrega. 
  • Dá cambalhotas para frente. 
  • Sobe escadas alternando os pés. 
  • Marcha. 
  • Apara bola com ambas as mãos. 
  • Fica em um só pé, sem apoio, por pelo menos quatro segundos. 
  • Muda de direção ao correr. 
  • Anda sobre uma viga, corda ou tábua sem perder o equilíbrio. 
  • Pula para frente numa seqüência de vezes sem cair. 
  • Recorta em torno de linhas curvas. 
  • Une dois a três pedaços de massa de modelar. 
  • Já consegue coordenar bem os músculos, em grandes movimentos: corre, pula e dança com desembaraço. 
  • Pedala um triciclo fazendo curvas. 
  • Satã em um pé só em pelo menos 5 vezes consecutivas. 
  • Recorta um círculo pequeno. 
  • Desenha figuras simples, facilmente identificáveis como: casa, homem, árvore. 
  • Recorta e cola formas simples. 

DISCRIMINAÇÃO E PERCEPÇÃO VISUAL E AUDITIVA.

  • Diferencia quantidades – mais do que, menos que. 
  • Compara tamanhos- maior, menos, igual. 
  • Distingue objetos quanto a posições – em,baixo, em cima, atrás, na frente. 
  • Traça e distingue linhas horizontais, verticais e inclinadas. 
  • Distingue as figuras geométricas : quadrado, círculo, triângulo e retângulo. 
  • Completa figuras. 
  • Reconhece seu nome escrito. 
  • Distingue as cores primárias e secundárias. 
  • Percebe detalhes. 
  • Nota semelhanças e diferenças entre objetos. 
  • Identifica ruídos. 
  • Imita sons. 
  • Reconhece o som de palavras semelhantes, objetos e elementos da natureza. 
  • Percebe rimas em canções e palavras. 
  • Compreende, interpreta cenas, gravuras e histórias. 
  • Responde bem a estímulos rítmicos. 
  • Presta atenção durante cinco minutos a uma história lida. 
  • Imita um adulto em uma tarefa simples (por exemplo: sacudir roupas, estender os lençois da cama, segurar talheres. 
  • Copia um círculo. 
  • Emparelha objetos com a mesma textura. 
  • Aponta para pequeno e o grande quando requisitado. 
  • Coloca objetos dentro, em cima, embaixo de um recipiente dada uma ordem. 
  • Nomeia objetos que fazem barulho. 
  • Nomeia ações em figuras. 
  • Emparelha uma forma geométrica com a figura da mesma. 
  • Empilha cinco ou mais argolas em uma vara na ordem correta. 
  • Nomeia objetos como sendo grandes ou pequenos. 
  • Diz se um objeto é pesado ou leve. 
  • Une duas partes de uma figura para formar um todo. 
  • Repete brincadeiras (rimas ou canções) que envolvam movimentos coordenados (ou gestos). 
  • Aponta para objetos cumpridos ou curtos. 
  • Agrupa objetos em categorias. 
  • Emparelha uma seqüência padrão (tamanho, cor) de blocos . 
  • Indica se os objetos são iguais ou diferentes. 
  • Desenha um quadrado imitando um adulto. 
  • Nomeia três cores se requisitado. 
  • Nomeia três formas geométricas. 
  • Diz a cor de objetos nomeados. 
  • Recorda-se de quatro objetos que haviam sido vistos em uma figura. 

ORGANIZAÇÃO LÓGICA E RACIOCÍNIO

  • Distingue os numerais. 
  • Relaciona quantidades e números. 
  • Entende, observa, ordena, descobre, completa, executa, interpreta e identifica tantos em fatos como nos elementos quantitativos. 
  • Ordena fatos em sequencia lógica. 
  • Agrupa quantidades. 
  • Conta objetos com compreensão. 
  • Apanha um determinado número de objetos ao ser requisitado (1 a 5). 

RELAÇÃO ESPAÇO TEMPORAL.

  • Situa-se dentro do espaço em que vive. 
  • Percebe causas e efeitos. 
  • Situa seus desenhos corretamente dentro do espaço da folha. 


MEMÓRIA AUDITIVA E VISUAL.

  • Reproduz de memória o que viu. 
  • Reproduz de memória o que ouviu. 
  • Memoriza canções e poesias. 
  • Reproduz histórias ouvidas. 
  • Identifica detalhes do que viu. 
  • Reproduz palavras ditas em série. 
  • Reproduz avisos e recados. 
  • Lembra com exatidão, de imediato e espontaneamente, os fatos (memória) e/ ou histórias apresentadas. 
  • Lembra fatos e/ou histórias com relativa facilidade e exatidão. 
  • Lembra os fatos e histórias desde que se lhe dê ajuda que facilite a lembrança. 
  • Memoriza de forma imprecisa, com dificuldade, embora manifeste interesse. 
  • Desde o início manifesta pouca atenção, daí a dificuldade em memorizar. 
  • Presta atenção a histórias por mais de 5 minutos. 
  • Segue regras de um jogo que envolva raciocínio verbal. 
  • Recorda-se de quatro objetos que haviam sido vistos em uma figura. 
  • Relata cinco principais fatos de uma história contada três vezes. 
  • Canta cinco estrofes de uma canção. 

INTERESSES E TENDÊNCIAS

  • Tem preferência por brincadeiras ao ar livre (parque, caixa de areia, etc.) 
  • Prefere atividades calmas. 
  • Interessa-se por trabalhos manuais (desenhos, sucata, etc.) 
  • Tem facilidade para o teatro e dramatizações. 
  • Gosta de ouvir histórias. 
  • Tem interesse pelas atividades que envolvam música. 
  • Gosta de jogos bem ativos (ou calmos, ou moderados). 
  • Demonstra interesse pelas atividades de escrita. 
  • Prefere brincar no ambiente da sala de aula do que fora dela. 
  • Sente-se à vontade para fazer uso do microfone. 
  • É criativo nos trabalhos. 
  • Tem curiosidade científica. 
  • Canta e dança ao ouvir música 



SÓCIO EMOCIONAL.

  • Ainda não controla bem sua agressividade e precisa de ajuda e da orientação do educador nos momentos de atrito. 
  • Adapta-se facilmente às situações novas. 
  • Demonstra comportamento que chama atenção. 
  • Vem com gosto à escola e retira-se satisfeita. 
  • Procura brincar com os amigos. 
  • Compartilha os brinquedos. 
  • Respeita o lugar dos outros. 
  • É dado a manifestações de afeto. 
  • Demonstra espírito de liderança 
  • Cria conflitos nas atividades em grupo. 
  • Companheirismo, participação e colaboração no grupo. 
  • Costuma ser calmo no agir e no falar. 
  • Já consegue controlar-se em momentos de atrito tentando conversar e resolver o problema sem agressão. 
  • Aceita a ausência dos pais, continuando suas atividades, embora possa reclamar momentaneamente. 
  • Compartilha um objeto ou alimento com outra criança, quando solicitado. 
  • Cumprimenta colegas ou adultos quando lembrado. 
  • Diz por favor ou obrigado quando lembrado. 
  • Demonstra entender sentimentos, expressando amor, tristeza, raiva, alegria, etc.. 
  • Espera a sua vez. 
  • Obedece as ordens na maioria das vezes. 
  • Brinca perto de outras crianças, conversando com elas, enquanto trabalha em um projeto próprio. 
  • Quando em público, apresenta um comportamento socialmente aceitável. 
  • Conforta seus colegas quando estes estão tristes. 
  • Escolhe seus próprios amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade