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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

20 de abr de 2013

COLETÂNEA DE EXERCÍCIOS / TESTES - Concurso Público


Inicialmente as questões estarão já com as respostas corretas, a partir da 36ª tente fazer e confira no final o gabarito, boa sorte!!!



01 - O dever do Estado com a educação é efetuado mediante a garantia de alguns direitos:
I - progressiva universalização do Ensino Médio;
II - atendimento especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino;
III - atendimento em creche e pré-escola às crianças de zero a seis (6) anos de idade;
IV - oferta de ensino noturno regular adequado às condições e educando.

d) IV, apenas.

02 - Reversão é o ato pelo qual o funcionário: (Lei 10261/68)

e) aposentado reingressa no serviço público a pedido ou "ex-ofício" .

03 - (Lei 10261/68) Posse é o ato de investidura em cargo público. Em relação ao prazo para posse:
I - Deverá ocorrer em 30 dias, contados da publicação do ato de provimento do cargo, no diário oficial;
II - O prazo poderá ser prorrogado por mais 30 dias a pedi­do do interessado;
III - O prazo inicial para a posse do funcionário em férias ou licença será contado da data que ele voltar ao serviço;
IV - Se a posse não se der dentro do prazo, será tornado sem efeito o ato de provimento.

Assinale a alternativa correta:
e) I,II,llI e IV.

04 - (Const. Federal 05/10/88) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Muni­cípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de Ensino. Com isto:
d) os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Médio e técnico;


05 - A Exoneração, que provocar a vacância do cargo dar­-se-á:
d) a pedido do funcionário, a critério do Governo quando se tratar de ocupante de cargo em comissão e quando o funcionário não entrar em exercício dentro do prazo legal;


06 - (Const. Federal 05/10/88 - artigo 211) O dever do Estado com educação escolar pública será garantido mediante:
I - Ensino Fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles que não tiveram acesso na idade própria;
II - Progressiva extensão da escolaridade e gratuidade do Ensino Médio;
III - Atendimento educacional especializado e gratuito aos edu­cando com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Assinale a alternativa correta:
d) I,II e lll;
07 - São atribuições do Conselho Tutelar: (Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente)
I - encaminhar ao Ministério Público noticia de fato que constituia infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente;
II - encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
III - requisitar certidões de nascimento e óbito de criança ou do adolescente quanto necessário;
IV - representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão de pátrio poder.

Assinale a alternativa correta:
a) I, II, III e IV;


08 - Os exames supletivos, previstos na Educação de Jo­vens e Adultos, realizar-se-ão: (LDB 9394/96)
a) no nível de conclusão do ensino fundamental para maio­res de quinze anos;

09 - A LDB 9394/96, estabelece como finalidade do Ensino Médio:
I - a consolidação e aprofundamento dos conhecimen­tos adquiridos no ensino fundamental, possibilitan­do o prosseguimento de estudos;
II - a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condi­ções ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III - o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e a autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV - a compreensão dos fundamentos científicos­tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

Considerando os itens acima assinale a alter­nativa correta:
d) I, II, III e IV;


10 - Os dirigentes de escolas deverão comunicar ao Con­selho Tutelar os casos de: (Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e dói Adolescente)
b) maus-tratos, reiteração de faltas injustificadas e de eva­são escolar e elevados níveis de repetência;
11 - Para candidatura a membro do Conselho Tutelar, os requisitos exigidos são: (Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente)
I - reconhecida idoneidade moral;
I - idade superior à 21 anos;
III - residir no município;
IV - ter curso superior.
Assinale a alternativa correta:
a) I, II e III;


12 - A Constituição Federal, no seu artigo 209, estabelece condições para a iniciativa privada no ensino.
Estas condições são:
I - cumprimento das normas gerais da educação nacional;
II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III - manter ensino religioso para todos os alunos;
IV - oferecer só ensino fundamental e médio.
As condições corretas estão expressas em:
b) I e II;



13 - A lei 10261/68 prevê casos de acumulação remunerada:
I - a de um juiz e um cargo de professor;
II - a de dois cargos de professor;
III - a de um cargo de professor e outro técnico ou científico;
IV - a de dois cargos privativos de médicos.

Assinale a alternativa correta:
e) I, II, III e IV.

14 - O Estatuto da Criança e do Adolescente: (Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente)
e) dispõe sobre os direitos que lhe são assegurados e institui o Conselho Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento desses direitos.

15 - A criança e o adolescente têm direito à educação e para tanto: (Lei 8069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente)
a) tem o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer a instâncias escolares superiores;


16 - O Ensino Fundamental Regular, segundo a LDB será: (LDB 9394/96)
b) Presencial, sendo o ensino à distância utilizado como complementação da
aprendizagem , ou em condições emergenciais;

17 - As diretrizes que nortearão os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão: (LDB 9394/96)
I - A difusão dos valores fundamentais ao interesse soci­al, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito do bem comum e à ordem democrática;
II - Consideração das condições de escolaridade dos alu­nos em cada estabelecimento;
III - Orientação para o trabalho;
IV - Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

Considerando os itens, assinale a alternativa correta:
d) I, II, llI e IV;


18 - Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais: (LDB 9394/96, artigo 59)
b) Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do em sino regular;

19 - A Educação Especial é modalidade oferecida à: (Deliberação CEE O5/2000)
I - Educandos que apresentam necessidades educacio­nais especiais;
II - Educando caracterizados como pessoas que tenham significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelec­tuais;
III - Educando portadores de deficiências inatas ou adquiri­das, temporárias ou permanentes;
IV - Educandos com necessidades muito diferenciadas da maioria das pessoas.
De acordo com os itens citados acima, assinale a alter­nativa correta:
a) I, II, e IV;


20 - (Deliberação CEE O5/2000) Considerando a Educação Especial e o disposto na Deliberação CEE n° 5/2000, pode-se afirmar que:
c) O atendimento dos alunos com necessidades especiais,deve se feito nas classes comuns das escolas em todos os níveis;

21 - O Regime de Progressão Continuada no Ensino Fun­damental poderá: (Del. W 09/97)
d) Poderá ser organizado em um ou mais ciclos;


22 - (Del. W 09/97) Quais os fatores que deverão ser considerados na matrícula do aluno transferido ou oriundo de fora do sistema estadual de ensino?
I - Idade;
II - Avaliação de competências nos conteúdos mínimos obrigatórios;
III - Nas diretrizes curriculares nacionais;
IV - Avaliação será por professor designado pela Direção. Considerando os fatores citados assinale a alternati­va correta:
a) I,II, IIl e lV;

23 - (Dei. CEE n° 09/97) Com o objetivo de garantir a freqüência mínima de 75%, por parte de todos os alunos, as escolas de ensi­no fundamental, devem adotar algumas medidas, en­tre elas:
a) alertar e manter informados os pais quanto a suas respon­sabilidades no tocante à freqüência dos filhos;

24 - (Dei. CEE n° 09/97) A tarefa de orientar e acompanhar a elaboração é a exe­cução da proposta educacional das escolas em atendimento à DeI. CEE n° 09/97, será:
e) Da Supervisão de Ensino do sistema.

25 - (Dei. CEE n° 09/97) O Ensino Fundamental, teve através da DeI. CEE n° 091 97, o Regime de Progressão Continuada Instituída. Assinale a alternativa correta considerando a citada Deliberação:
b) No caso de opção por mais de um ciclo, devem ser adotadas providências para que a transição de um ciclo para outro se faça de forma a garantir a progressão continuada;


26 - (Ind CEE 08/97) A indicação CEE n° 08/97, que trata do Regime de Pro­gressão Continuada, demonstra que:
a) A experiência da organização do Ensino Fundamental, em ciclos é desejável, viável e ancorada em experiênci­as anteriores no próprio Estado de São Paulo;
b) A introdução do Sistema de Progressão Continuada é pre­matura no sistema estadual;
c) Estudos internacionais indicam cautela na substituição da seriação no Ensino Fundamental;
d) Pesquisas recentes junto à comunidade educacional de­monstram a inviabilidade operacional desta implantação com sucesso;
e) A Progressão Continuada provocará um atraso acen­tuado na aprendizagem do Ensino Fundamental.
27 - (Indicação CEE n° 08/97) A Indicação CEE n° 08/97, ressalta que historicamente no processo de escolarização o "nó" está:

d) Na avaliação e na verificação do rendimento escolar;


28 - O processo coletivo de acompanhamento do ensino e da aprendizagem tem como colegiados responsáveis:

b) Os Conselhos de Classe e de Série;


29 - O perfil da escola constará de documento que define sua identidade, contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta pe­dagógica. Este documento é:

b) plano de gestão;


30 - A capacidade de cada escola de coletivamente, for­mular, implementar e avaliar sua proposta pedagógi­ca e seu plano de gestão, garantirá:

b) a gestão da escola;


31 - Maior grau de autonomia, garantia de pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, garantia da qualidade de ensino ministrado, são possibilitados a es­cola graças à:
a) elaboração dos próprios projetos;
.

32 - LDB 9394/96 estabelece que os sistemas de ensino deverão criar oportunidades para a população com defasagem escolar, através de:

c) Educação de Jovens e Adultos;


33 - A LDB 9394/96, em seus artigos 35 e 36 preconiza que o contexto mais importante da experiência curricular do ensino médio se dá através:

d) do trabalho;


34 - De acordo com a LDB 9394/96, caberá aos estabeleci­mentos de ensino:
a) elaborar e executar sua proposta pedagógica;
b) assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos;
c) velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada do­cente;
d) prover meios para recuperação dos alunos de menor ren­dimento;
e) todas as alternativas estão corretas.

e) todas as alternativas estão corretas.

35 - O artigo 13 da LDB 9394/96 estabelece que os docentes incumbir-se-ão de:
a) zelar pela aprendizagem dos alunos;
b) participar da elaboração da proposta pedagógica;
c) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos com menor rendimento;

e) as alternativas a, b e c estão corretas.

AGORA TENTE FAZER E DEPOIS CONFIRA O GABARITO NO FINAL, BOA SORTE

36 - Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos. Em relação a este assunto e considerando a LDB 9394/96, assinale a alternativa correta:
a) os exames ao nível de conclusão do ensino fundamental é permitido aos maiores de quinze anos;
b) os exames ao nível de conclusão do ensino fundamental é permitido aos maiores de dezoito anos;
c) não existe a exigência de idade mínima para ensino fun­damental;
d) não são permitidos exames para a conclusão do ensino fundamental;
e) nenhuma das alternativas anteriores.

37 - As Diretrizes Curriculares Nacionais e a legislação de ensino devem ter materializada a intenção educativa, através:
a) do Projeto Educacional Escolar;
b) do Regimento Escolar;
c) da Proposta Pedagógica da Escola;
d) do Regimento da APM;
e) nenhuma das alternativas anteriores.

38 - Segundo a LDB 9394/96 a formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática docente, com um mínimo de:
a) duzentas horas;
b) seiscentas horas;
c) trezentas horas;
d) novecentas horas;
e) nenhuma das alternativas anteriores.

39 - Cada Unidade Escolar deverá submeter seu Regimen­to Escolar à aprovação:
a) do Conselho de Escola e à Supervisão de Ensino;
b) do Conselho de Escola e à Secretaria de Educação;
c) do Conselho de Escola e à Diretoria de Ensino;
d) do Conselho de Classe e de Séries;
e) nenhuma das alternativas anteriores.

40 - A inclusão escolar, representa valores importantes, e valoriza a igualdade de direitos e oportunidades edu­cacionais. Ela trata de:
a) alunos que, não entraram na escola na idade própria;
b) alunos com necessidades especiais;
c) alunos super-dotados;
d) alunos repetentes;
e) nenhuma das alternativas anteriores.

41 - Segundo a LDB 9394/96, a formação de docentes para a educação básica far-se-á:
a) em nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena;
b) em Universidades;
c) em Institutos Superiores de Educação;
d) em nível médio, na modalidade normal, para as quatro pri­meiras séries;
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

42 - O Conselho de Escola é um órgão colegiado de nature­za deliberativa composto por:
a) professores;
b) especialistas;
c) funcionários operacionais;
d) pais e alunos da unidade escolar;
e) todas as alternativas estão corretas.

43 - A seleção de conhecimentos ordenados e organiza­dos para serem apresentados ao aluno, acrescentada de um conjunto de procedimentos didáticos, metodológicos e de avaliação constituem:
a) o histórico escolar;
b) a disciplina;
c) o plano escolar;
d) o currículo;
e) o planejamento escolar.

44 - Dentre as atribuições do Conselho de Escola pode­mos destacar:
a) deliberar sobre as diretrizes da escola;
b) deliberar sobre a solução para os problemas de natureza administrativa e pedagógica;
c) deliberar sobre o atendimento psico-pedagógico e materi­al do aluno;
d) deliberar sobre a integração escola-comunidade;
e) todas as alternativas estão corretas.

45 - O projeto educacional de implantação do regime de progressão continuada deverá especificar
mecanis­mos que assegurem:
a) avaliação institucional interna e externa;
b) indicadores de desempenho;
c) controle de freqüência dos alunos;
d) forma de implantação, implementação e avaliação do pro­jeto;
e) todas as alternativas estão corretas.

46 - O Parecer CNE/CEB n° 17/2001 que institui as diretri­zes curriculares para a Educação Especial,
reco­menda aos sistemas de ensino que:
a) deve-se implantar a Educação Especial em todas as eta­pas da Educação Básica;
b) deve-se implantar a Educação Especial somente de 18 a 48 séries do ensino fundamental;
c) deve-se implantar a Educação especial somente no Ensi­no Fundamental;
d) deve-se implantar a Educação especial, somente no 1°ciclo do Ensino Fundamental;
e) nenhuma das alternativas estão corretas.

47 - Os alunos quando atendidos em classes especiais deverão ter assegurados:
a) professores especializados em educação especial;
b) equipamentos e materiais específicos;
c) adaptações de aceso ao currículo e adaptações nos ele­mentos curriculares;
d) atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando necessário;
e) as alternativas a, b, c e d estão corretas.

48 - A organização e o desenvolvimento do ensino, previs­to no Regimento Escolar deverá abranger:
a) níveis, cursos e modalidades de ensino;
b) currículos e estágios;
c) progressão continuada;
d) progressão parcial e projetos especiais;
e) todas as alternativas estão corretas.

49 - Integram o núcleo de direção da escola:
a) o diretor e o vice-diretor;
b) o diretor e o coordenador pedagógico;
c) o diretor e o supervisor de ensino;
d) o diretor, o vice-diretor e o coordenador pedagógico;
e) nenhuma das alternativas anteriores.

50 - A Classificação do aluno ocorrerá;
a) por progressão continuada, no ensino fundamental, ao final de cada série, durante os ciclos;
b) por promoção ao final do Ciclo I e do Ciclo 11;
c) por transferência, de outra escola;
d) mediante avaliação feita pela escola, para alunos sem comprovação de estudos anteriores.
e) todas as alternativas estão corretas.

51 - O Regimento Escolar deverá incluir os procedimentos para:
  1. matrícula, classificação e reclassificação dos alunos;
b) adaptação de estudos e aproveitamento de estudos;
c) avaliação de competências;
d) as alternativas a, b e c estão corretas;
e) somente as alternativas, a e b estão corretas.

52 - Para Sandra M. Zákia L. de Souza, avaliação se caracte­riza:
a) apenas por um procedimento de mensuração
b) por um dimensionamento de modo preciso (numérico) do desempenho ao aluno
c) por uma atribuição de valor quanto ao grau de desejabilidade do desempenho apresentado
d) proporcionar aprovação ou retenção do aluno
e) N DA

53 - Os temas eleitos por envolverem problemáticas soci­ais atuais e urgentes, consideradas de abrangências nacional e de caráter universal, para permearem o cur­rículo do ensino fundamental são:
I - Ética e Saúde
II - Meio ambiente
III - Pluralidade cultural
IV - Orientação Sexual. Assinale a alternativa correta:
a) l e ll
b) I, II, llI e IV
c) I, II e III
d)I, II e lV
e) I e IV

54 - Assinale a alternativa incorreta:
a) as famílias de baixa renda vêem o estudo como oportuni­dade para poder trabalhar.
b) As famílias carentes encaram as dificuldades de aprendi­zagem dos filhos como um mistério.
c) As famílias de baixa renda não questionam as faltas dos professores e não faltam às reuniões pedagógicas.
d) As famílias de baixa renda se resignam diante da falta de vaga e material didático.
e) Nenhuma das alternativas é correta.

55 - Sobre a relação escola-família, é correto afirmar que:
a) é importante a formação para pais e professores, a respeito das pratica educativas familiar e escolar.
b) Quanto maior a competência da família para realizar o tra­balho de socialização, maior a probabilidade de sucesso.
c) A criação de um clima de respeito mútuo favorece o sen­timento de confiança e competência nas relações entre família e escola.
d) As alternativas "a" e "c" estão corretas.
e) As alternativas "a", "b" e "c" estão corretas.

56 - Atualmente quando se fala da eficácia de uma escola, as pessoas se detém em aspectos qualitativos, tais como: '
a) clima da escola.
b) Cultura da escola.
c) Ética da escola.
d) As alternativas "a", "b" e "c" estão corretas.
e) As alternativas "a" e "c" estão corretas.

57 - A implantação dos ciclos no ensino fundamental:
a) levou ao regime de progressão continuada.
b) Impõe uma re-significação ao processo de avaliação, par­ticularmente da avaliação da aprendizagem dos alunos.
c) Levou à construção de uma nova concepção do proces­so de aquisição de conhecimento.
d) Ao prever a progressão continuada, supõe tratar o co­nhecimento como processo e, portanto, se coaduna com
a idéia de construção.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

58 - Têm sido enfatizadas como funções da avaliação na literatura da área:
I - classificatória.
II - diagnóstica.
III - retro-informação.
IV - favorecimento do desenvolvimento dos alunos. Assinale a alternativa correta:

a) I, II, lI e IV.
b) I, III e IV.
c) II,lIl e lV.
d) I e IV.
e) II e III.

59 - Para a implantação com sucesso da progressão con­tinuada é necessário que sejam garantidas às escolas condições para:
a) organizarem suas classes com um número de alunos com­patível com a possibilidade dos professores acompanharem individualmente os alunos.
b) Formarem diversos agrupamentos de alunos, contando para isso com infra-estrutura física adequada.
c) Promoverem trabalho coletivo para que se viabilize o pla­nejamento articulado das ações escolares.
d) As alternativa A e C estão corretas.
e) As alternativas A, B e C estão corretas.

60 - Sobre as famílias dos alunos das escolas, pode-se afirmar que:
a) as próprias famílias são vítimas da violência.
b) Nem todas as famílias são violentas.
c) A baixa escolaridade das famílias não dificulta o aprendi­zado das crianças.
d) As alternativas "a" e "b" estão corretas.
e) As alternativas "a", "b" e "c" estão corretas.

61 - Tendo por premissa a proposta de que a relação pro­fessor-aluno se paute no estatuto do próprio conheci mento, é possível entrever que a temática disciplinar deixe de figurar como:
a) um dilema crucial para as práticas pedagógicas.
b) Aquisição de novos sentidos, mais produtivos.
c) Como um dilema na comunidade escolar.
d) Como dilema à sociedade.
e) As alternativas "a" e "b" são corretas.

62 - Os Parâmetros Curriculares Nacionais têm como ob­jetivos pra o ensino fundamental:
a) compreender a cidadania como participação social e política.
b) Posicionar-se de maneira critica, responsável e construti­va nas diferentes situações sociais.
c) Perceber-se integrante, dependente e agente transforma­dor do ambiente.
d) Saber utilizar varias formas de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
e) As alternativas "a", "b", "c" e "d" estão corretas.

63 - Em relação à estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam:
a) a exposição da concepção da área de estudo.
b) Definição dos objetivos gerais da área.
c) Critérios da avaliação de aprendizagens.
d) As alternativas "a", "b" e "c" estão corretas.
e) As alternativas "b" e "c" estão corretas.

64 - Os temas transversais que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais são:
a) Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orienta­ção sexual.
b) Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e trabalho e consumo.
c) Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultura, orienta­ção sexual e trabalho e consumo.
d) Saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual.
e) N DA

65 - (PCN 5a à 8a séries) Estratégias de desenvolvimento da capacidade de re­flexão, para Alarcão, incluem;
a) análise de casos e narrativas;
b) elaboração de portfólios;
c) grupos de discussão ou círculo de estudos;
d) supervisão colaborativa;
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

66 - Segundo Mônica Abranches, a participação no Colegiado Escolar proporciona aos profissionais da educação e membros da comunidade, entre outros benefícios:
a) vivência de relações humanas;
b) prática e aprendizado de estratégias de negociação;
c) aprendizado das forças existentes entre os diversos gru­pos;
d) elaboração de idéias e discurso de cunho político;
e) todas as alternativas estão corretas.

67 - Segundo Mônica Abranches, assinale a alternativa in­correta:
a) a descentralização ocorre como medida histórica para a consolidação da democracia no país;
b) a desconcentração não afeta o poder decisório, atuando apenas no plano físico-territorial;
c) o processo de descentralização não pode estimular e abrir oportunidades para a participação social;
d) a universalização dos direitos surge como um passo im­portante na transformação das relações sociais,
políticas e culturais;
e) nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

68 - Para Mônica Abranches, entre os fatores que influen­ciam o colegiado escolar, destacam-se:
a) condições materiais da escola;
b) questões político-sociais que determinam os interesses de cada grupo na escola;
c) a descrença na concretização da participação;
d) determinantes culturais, econômicos e ideológicos da co­munidade;
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

69 - Para Isabel Alarcão a escola reflexiva pode ser caracte­rizada como:
a) aquela em que a equipe diretiva reflete sobre os proble­mas da escola;
b) participada, determinada, coerente, desafiadora, interativa, flexível e resiliente, avaliadora e formadora;
c) aquela que é voltada para si mesma, sem influências ex­terna;
d) que exige dos seus profissionais o exercício constante da arte de filosofar;
e) nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

70 - Para Vera M. Candau, uma proposta educativa que te­nha como eixo central a vida cotidiana, deve desenvol­ver alguns aspectos básicos:
a) deve ser uma pedagogia de indignação;
b) deve ser uma pedagogia de admiração diante da expres­são e afirmação da vida;
c) deve ser uma pedagogia que promova convicções firmes e trabalhe a ética da educação;
d) a, b e c estão corretas;
e) b e c estão corretas.

71 - Para Vera M. Candau educadores:
a) profissionais e cidadãos;
b) mobilizadores de processos sociais e políticos;
c) são técnicos ou instrutores;
d) a e b estão corretas;
e) a e c estão corretas.

72 - Vera M. Candau enfatiza:
a) a educação a partir da construção de práticas coletivas;
b) a participação em organizações e movimentos da socie­dade civil;
c) a participação ativa no coletivo voltada para a defesa dos direitos humanos;
d) a sistematização das práticas coletivamente construídas;
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

73 - Alarcão, ao tratar do assunto "professores reflexivos", afirma que a atuação destes profissionais envolve:
a) ciência;
b) técnica;
c) arte;
d) sensibilidade;
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

74 - Para Isabel Alarcão, a metodologia pesquisa-ação tem características importantes:
a) a contribuição para a mudança;
b) o caráter participativo, motivador e apoiante do grupo;
c) o impulso democrático;
d) as alternativas a, b e c estão corretas;
e) as alternativas a e b estão corretas.

75 - O papel e o valor da pesquisa na formação individual e coletiva dos professores, baseia-se
em construções teóricas:
a) a pesquisa-ação;
b) a aprendizagem experiencial;
c) a abordagem reflexiva;
d) as alternativas a e c estão corretas;
e) as alternativas a, b, c estão corretas.

76 - A abordagem experiencial compreende várias fases. Entre elas:
a) experiência concreta e observação reflexiva;
b) conceptualização e experimentação ativa;
c) boa formação individual;
d) impulso democrático;
e) as alternativas a e b estão corretas.

77 - Uma ação de natureza preventiva deve estruturar-se em alguns pontos básicos:
a) elaboração de uma proposta visando preparar o jovem para aprender a ser e conviver;
b) pensar uma estrutura física com espaços adequados ao cotidiano educativo;
c) recrutamento e seleção de pessoal com perfil coerente com a proposta educativa;
d) treinamento em negociação para saber enfrentar situa­ções-limite;
e) todas as alternativas anteriores estão corretas.

78 - A avaliação como parte do processo dos Projetos de Trabalho deve ser:
a) conceitual, investigadora, metodológíca e ético-política;
b) conceitual, metodológica e ético-política;
c) conceitual, investigadora e ético-política;
d) apenas conceitual;
e) apenas investigadora.

79 - Para Terezinha Rios, ser moderno implicava em o indi­víduo lançar-se a aventura da razão, que seria:
a) cultural, social;
b) instrumental, cultural;
c) instrumental, tecnológica;
d) instrumental, social;
e) nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.

80 - A aplicação de recursos públicos em Educação, se­gundo a Constituição Federal ocorrerá da seguinte forma:
I. As atividades universitárias de pesquisa e extensão poderão receber apoio financeiro do poder público.
II. O ensino Fundamental público terá como fonte adici­onal de financiamento a contribuição social do salá­rio- educação, recolhida pelas empresas na forma da Lei.
III. A União aplicará anualmente quinze por cento da re­ceita de resultante de impostos.
IV. A distribuição de recursos públicos assegurará pri­oridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatório, nos termos do Plano Nacional da Educa­ção.

Assinale a alternativa correta:
a) I, II, IlI e VI
b) I, III e IV
c) I, II e IV
d) II e III
e) l e III

81 - Segundo a atual Constituição do Brasil, a educação é direito de todos e constitui-se em dever:
a) do Governo Federal
b) do Governo Estadual e Federal
c) do Estado e da Família
d) do Município do Estado e da União
e) da Família da Igreja e do Estado

82 - O Estatuto da Criança e do Adolescente, considera como dever do Estado assegurar a eles:
a) Ensino Fundamental, obrigatório, gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade pró­pria.
b) Comarca de domicílio desacompanhados.
c) Direito de discordar da adoção quando tiverem mais de 10 anos.
d) Direito de ser adotados preferencialmente por seus ascendentes.

83 - O ensino segundo a Constituição Federal será minis­trado com base em alguns princípios:
I) igualdade de condições para acesso e permanência na escola.
II) liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber,
III ) gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais,
IV) gestão democrática do, ensino público na forma da lei.

Assinale a alternativa correta:
a) I e II
b) I, apenas
c) lI, apenas
d) I, II, lIl e lV
e) II, III e lV

84 - Para efeitos da lei 8069/90:
a) considera-se criança a pessoa até doze anos in­completos.
b) Considera-se adolescente aquela entre doze e de­zoito anos.
c) Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcional­mente este Estatuto, as pessoas entre 18 e 21 anos.
d) A, B e C estão corretas.
e) A e C estão corretas.

85 - É dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar com prioridade à criança e ao adolescente:
a) a efetivação dos direitos referentes à vida.
b) Os direitos à saúde e alimentação
c) Os direitos à educação, esporte, lazer e cultura.
d) Os direitos á profissionalização, á disponibilidade, ao respeito, á liberdade e a convivência familiar e comu­nitária.
e) Todas as alternativas estão corretas.

86 - A criança e o adolescente têm prioridade:
a) para receber proteção e socorro em quaisquer cir­cunstâncias.
b) Para receber atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
c) Na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
d) Na destinação de recursos públicos nas áreas rela­cionadas com a proteção à infância e a juventude.
e) Todas as alternativas estão corretas.

87 - Na interpretação da lei 8069/90 levar-se-ão em conta:
a) os fins sociais a que ela se dirige.
b) as exigências do bem comum.
c) os direitos e deveres individuais e coletivos.
d) a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
e) todas as alternativas estão corretas.

88 - O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a proibição de venda a menores de:
I. Produtos que possam causar dependência física ou psíquica.
II. Bebidas consideradas Alcoólicas.
III. Explosivos, armas e munições.

Assinale a alternativa correta:
a) I, apenas
b) I e II
c) II, apenas
d) I, II e III
e) II e III

89 - A avaliação para Sandra Souza caracteriza-se :
a) como um instrumento eficaz de mensuração.
b) como um instrumento para a promoção e retenção.
c) porque dá uma dimensão numérica precisa do de­sempenho do aluno no ano.
d) por impor uma re-significação, ao processo de avali­ação, especialmente quanto ao grau de desejabilidade do desempenho apresentado pelo aluno.
e) por utilizar procedimentos investigativos e burocráti­cos.

90 - Em sua obra, Perrenoud defende a idéia de que é preciso considerar as diferenças dentro dos domínios de uma pedagogia diferenciada. Entretanto, o que é considerar as diferenças sem limitar cada aluno em sua singularidade, seu nível ou cultura de ori­gem?
a) é colocar cada aluno diante de situações ótimas de aprendizagem.
b) é fornecer a todos uma cultura básica, sendo que alguns aprendizes vivenciarão situações mais fecun­das de aprendizagem do que outros.
c) é conseguir com que a maioria dos alunos tenha aces­so à cultura para que possam dela se apropriar.
d) é lutar para que diante da escola, as igualdades se elevem e o nível de ensino seja o mesmo para todos.
e) é transformar as desigualdades em uma cultura ho­mogênea

91 - Relacione as idéias de Perrenoud com seus signifi­cados e descubra a alternativa correta abaixo:
I - a diferenciação da pedagogia e a individualização das trajetórias de formação.
II - o tema relativo à diferenciação.
III - pedagogias diferenciadas.
IV - o conceito de individualização dos percursos.
V - a indiferença às diferenças.

a) foram concebidas para neutralizar um dos principais mecanismos de fabricação do fracasso escolar e das desigualdades .
b) têm sido o fio condutor de algumas políticas educaci­onais.
c) a experiências de cada pessoa deve se tornar uma sucessão otimizada de experiências formadoras.
d) diz respeito aos professores e ao sistema educativo.
e) transforma as desigualdades diante da cultura, em desigualdades de aprendizagem e, posteriormente, de êxito escolar.

  1. IA- IIE- IIB- IVC- VD.
b) IE- IIA- IIID- IVC- VB.
c) IB- IID- IIIA- IVC- VE.
d) IC- IIB- IIIA- IVD- VE.
e) ID- IIC- IIIA- IVB- VE.

92 - Para Rios, a cidadania que precisamos formar, com o exercício da docência competente, não é uma cidada­nia qualquer. Ela depende de vários fatores. Desta­que a alternativa incorreta:
a) Da vontade, articulada à consciência, que é um com­ponente essencial da pratica político-moral do edu­cador.
b) da liberdade, pois é impossível um ato compromissado sem ser um ato Iivre. É livre quem é consciente de seus deveres e direitos.
c) Da liberdade que deve ser vista em relação a autocontrole, de autodeterminação individual.
d) Do compromisso no nível da coerção, no âmbito de necessidade impiedosas.
e) O professor deve saber que o encaminhamento de sua prática política dependerá da sua vontade arti­culada com seu saber competente e com as possibi­lidades e limites das circunstâncias.

93 - Assinale a alternativa que expressa, o que não deve ser uma avaliação posta a serviço da progressão con­tinuada:
a) diagnóstica.
b) classificatória.
c) formativa.
d) contínua.
e) compartilhada.

94 - Considere:
I - Os critérios de avaliação correspondem aos objeti­vos de aprendizagem nos PCN.
II - Os conteúdos procedimentais são sempre de natu­reza prática.
III - Os PCN representam conteúdos mínimos obrigatóri­os para todo o Brasil.

São falsas:
a) Todas.
b) Nenhuma.
c) I e II.
d) lI e lll
e) lelll

95 - Os temas como: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde , Orientação Sexual, Trabalho e Con­sumo se constituem em Temas Transversais, que', refletem compromisso com a construção da cidada­nia, além disso eles priorizam :
a) o trabalho unificado em se tratando de Brasil.
b) o afrontamento de dignidade das pessoas diante da diversidade cultural.
c) a flexibilidade curricular.
d) um trabalho envolvendo grupos de professores interessados no bem estar social.
e) o tratamento de valores como conceitos ideais.

96 - Em relação à avaliação classificatória e diagnóstica podemos afirmar que:
a) Ambas avaliam os alunos visando aos resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem, ou seja, nas diversas etapas de construção do conhecimento.
b) A primeira avalia os alunos de acordo com seu desempenho e a segunda compara os resultados obtidos pelos alunos com o conjunto da classe.
c) Ambas consideram as respostas dos alunos como referenciais para a continuidade de estudos.
d) A primeira considera o aproveitamento do aluno através de provas de desempenho e a segunda considera a aprendizagem a partir das hipóteses e trabalha com os "erros" dos alunos.
e) Na primeira, professor observa e registra sistematicamente os progresso dos alunos e na segunda, ele registra o desempenho final dos alunos.

97 - Uma proposta pedagógica significativa e relevante deverá levar em conta:
I- priorizar princípios e delinear um certo padrão metodológico favorável à mobilização de interesses e participação no processo de ensino-aprendizagem, de forma a enfatizar processos de conhecimento e desenvolver sentimentos de segurança e auto-estima nos alunos.
II- detalhar alvos ou pontos de chegada, explicitando os conteúdos em termos de conceitos, habilidades, operações de pensamento, hábitos ou valores, também especificando as diferentes dimensões ou níveis de sua aquisição.
III - conhecer os alunos em suas semelhanças e especificidades, para organizar formas de trabalho que possam atendê-Ias individualmente, em peque­nos grupos e no conjunto do grupo-classe.
IV - as pressões que a comunidade ao redor da escola exercem em épocas de encontro dos pais/mestres estipuladas no calendário geral.

São verdadeiras.
a) todas
b} I, II, IV
c) II, III, IV
d) I, III, IV
e) I, II, III.

98 - Exercer o magistério nos dias atuais significa estar pronto para a educação contínua, entretanto no que se refere à formação inicial:
a) os cursos de licenciatura precisarão aprofundar os conteúdos programáticos referentes à
especializa­ção docente.
b) há necessidade de ampliação das atividades práti­cas, para a observação da capacidade criativa dos futuro docentes.
c) a formação se transforma na possibilidade de criar espaços de participação, ,reflexão e formação para que as pessoas aprendam e se adaptem para poder conviver com a mudança e com a incerteza.
d) os programas deverão se voltar para a preparação de docentes mais sensíveis às diferenças
individu­ais e aceitação da necessidade da inclusão daque­les desprotegidos da sorte.
e) todas as afirmativas estão corretas.

99 - Lecionando em uma escola estadual o professor tem uma serie de obrigações formais para com ela. mas há um fator que deve ser esperado desse docente, no dizer de IMBERNÓN:
a) ser um técnico que desenvolve ou implementa inova­ções.
b) entender o contexto no qual acontecem suas aulas.
c) participar ativa e criticamente no verdadeiro proces­so de inovação e mudança.
d) trabalhar junto ao aluno e à comunidade tendo em vista seu engrandecimento.
  1. todas as alternativas estão corretas.

100 - Capacitar um professor significa:
a) ensiná-Ia a planejar as tarefas docentes.
b) mostrar- lhe como alem de técnico é um facilitador da aprendizagem.
c) estabelecer estratégias de pensamentos, de percep­ção, de estímulos e centrar-se na tomada de decisões para processar,sistematizar e comunicar a informação.
d) dotar-lhe de instrumentos intelectuais que possam auxiliar o conhecimento e interpretação das situa­ções complexas com que se depara.
  1. todas as alternativas estão corretas.

101 - A Secretaria de Educação tem estimulado as escolas a organizarem seu próprio projeto pedagógico, isto porque contatou alguns indicadores de gestão:
I- um alto grau da deficiência e ineficácia, traduzida nos índices de evasão e repetência e de distorção idade/serie, ou seja, de exclusão.
II- o distanciamento entre os que formulam políticas, os que executam e a clientela.
III- o despreparo para a organização de tais planos.
IV - a inexistência nos sistemas de mecanismo de con­trole e a avaliação que informem sobre o desenvolvi­mento de programas.
V - a descontinuidade que caracteriza a implementação de programas.

São verdadeiros:
a) todos.
b) I, II, IV, V.
c) I, II III, IV.
d) II, III, IV, V.

102 - Ser a favor da aprendizagem do aluno, com a função diagnostica e de acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem ser as ca­racterísticas:
a) das atividades das classes de correção.
b) dos conteúdos de ensino.
c) dos métodos e processos escolares
d) da organização numa gestão democrática
e) da avaliação.

103 - A crise social trazida pelos problemas de Terceira Revolução Industrial só não trouxe:
a) desemprego.
b) brutal distribuição de renda.
c) insuficiência de serviços sociais.
d) concentração da riqueza na mão de poucos.
e) ampliação da deficiência de educação escolar.

104 - Quanto à perda de conhecimentos pelos alunos, Macedo:
a) propõe que tudo devia ser recuperado.
b) mostra quase nada dá para se recuperado face à demonstração dos alunos.
c) acha que o professor deve saber selecionar o que é recuperável e que compense ser recuperado.
d) considera que se deve recuperar o máximo que for possível, porque senão os alunos irão para frente sem pré-requisitos
  1. n.d.a.

105 - Quanto à estratégia que deve ser usada com os pro­fessores visando o desenvolvimento crescente de sua capacidade humana e profissional, devemos con­siderar como afirmativa a seguinte alternativa:
a) Os professores precisam da tutela de outros especialis­ tas externos para informar como eles devem proceder diante de certos desafios encontrados na profissão.
b) Na "Semana de Planejamento', muitos palestrantes são chamados para fazer uma formação em massa e essa é uma estratégia extremamente positiva; por­que os professores precisam dessa tutela discursiva.
c) E preciso respeitar a inteligência dos professores, daí a convivência de colocá-Ios sempre em contato permanente com psicólogos e outros renomeados e simpáticos especialistas.
d) É fundamental causar estranhamentos, provocar dissonâncias, proporcionar e reflexão séria e an­gustiante em oposição à reiteração das crenças co­tidianas, causar fissuras, refutar auto-ajuda entre os docentes.

106 - A sala de aula é um dos espaços privilegiados de "mais vida" .Assinale a alternativa correta:
a) Do ponto de vista humano, nada supera o encontro entre professor e aluno.
b) Os profissionais da educação têm muita paciência e perseverança.
c) Os professores querem trabalhar com a idéia do fu­turo distante.
d) Eles adoram e estão aptos a trabalhar no meio de problema, contradições e conflitos.
e) Os alunos querem transgredir, cabular, colar, testar o professor. Mas essas coisas não devem fazer parte do script discente.

107 - Destaque a afirmativa falsa:
a) A informação á uma das condições necessárias para o conhecimento.
b) Se a informação não for organizada, não se constitui em conhecimento.
c) Se a informação não for organizada, é saber e se traduz em poder.
d) Existe conhecimento sem aprendizagem.
e) A aprendizagem, ao longo da vida, constitui-se em direito e uma necessidade.

108 - As moralidades do desenvolvimento profissional dos professores se subdividem em quatro abordagens complementares. Destaque a alternativa falsa:
  1. Cooperação contínua em organização aprendiz.
b) Desenvolvimento de competências didáticas a peda­gógicas.
c) Exploração colaborativa.
d) Leadership cooperativa.
  1. Sensibilização para os objetivos e desafios das reformas.

109 - "Escola reflexiva é uma organização que continuamente se pensa a si própria, na sua missão a na sua organiza­ção, e se confronta com o desenrolar da sua atividade em um processo heurístico simultaneamente avaliativo". a alternativa falsa sobre a escola reflexiva é a que diz:
a) É a realidade educacional atual: as escolas funcio­nam como comunidades auto-criticas, aprendentes, reflexivas.
b) Ela não é telecomandada do exterior: é auto-gerida.
c) tem seu projeto próprio, construído com a colabora­ção de seus membros.
d) sabe para onde quer ir e avalia-se permanentemente na sua caminhada.
e) contextualiza-se na comunidade que serve e com esta interage.

110 - Assinale a alternativa falsa:
a) A competência sempre tem um âmbito no qual ela se materializa.
b) A contextualização favorece a construção de signi­ficados.
c) As disciplinas é que impostam e não os meios I as competências usadas como meios.
d) O conhecimento precisa estar a serviço da inteligência.
e) toda pessoa é um indivíduo, ainda que não baste ser um indivíduo para ser uma pessoa.

111 - Cada um de nós sempre sabe muito mias sobre qual­quer tema do que consegue explicar em palavras.Essa afirmação refere-se:
a) Ao âmbito e às habilidades.
b) À capacidade de argumentar
c) À compreensão do caráter sistêmico do planeta, re­conhecendo a importância da biodiversidade para a prevenção da vida.
d) Às microcompetencias e às macrohabilidades.
e) À imanência da dimensão tática do conhecimento.

112 - "Não existe um processo único de "ensino­aprendizagem" .São dois processos que se comunicam,mas não se confundem:o sujeito do pro­cesso de ensino é o,enquanto o do processo de aprendizagem é o "
a) aluno; professor
b) professor; aluno
c) aluna; aluno
d) escola; aluno
e) nenhuma das anteriores

113 - " A forma pela qual se costuma conceber a aprendi­zagem das crianças a partir da perspectiva do adulto que já domina o conteúdo que quer ensinar" .Chamamos a isso de:
a) ponto de vista investigativo
b) ponto de vista científico
c) ponto de vista adultocêntrico
d) ponto de vista racional
e) nenhuma das anteriores

114 - A aprendizagem da linguagem escrita é:
a) um código de transcrição gráfica
b) transcrição do sonoro para um código visual
c) discriminação perceptiva visual e auditiva
d) a construção de um sistema de representação
e) nenhuma das anteriores

115 - Assinale a alternativa que refere-se ao critério de variedade interna de caracteres. Para que algo possa ser lido é necessário :
a) que as grafias variem, que não se repitam sempre as mesmas
b) que haja uma certa quantidade mínima
c) ter muitas letras, com poucas não se pode ler
d) diferenciar figurativo do não figurativo
e) nenhuma das anteriores

116 - A seguinte definição refere-se a:
"Respostas que se separam das corretas mas que, longe de impedir alcançar estas últimas permitem os acertos posteriores".
a) conflito cognitivo
b) auto-regulação
c) erros construtivos
d) resposta espontânea
e) nenhuma das anteriores

117 - "Sujeito que procura ativamente compreender o mun­do que rodeia, e trata de resolver as interrogações que este mundo provoca."Esta definição refere-se ao :
a) sujeito passivo
b) sujeito ativo
c) sujeito investigativo
d) sujeito cognocente
e) nenhuma das anteriores

118 - Para Emília Ferreiro, a melhor tradução para o português da palavra "literacy" (letramento), seria a expressão:
a) cultura escrita
b) ambiente alfabetizador
c) marcas culturais
d) cultura social
e) nenhuma das anteriores

119 -Ao observar a atividade infantil de exploração, em uma atividade planejada para essa finalidade, descobre-se que:
a.) Sua evolução não pode ser atribuída ao acaso, pois percebe-se a existência de um fio condutor, uma problemática que empurra os sujeitos a empreender novas séries de manipulações.
b.) Não parece possível à criança sistematizar suas impressões sobre o objeto, a partir de tais manipulações.
c.) Tais observações não levaram a conclusões aparentes sobre a atividade infantil de exploração, portanto não oferecem contribuições para o ensino de Ciências na escola.

120 - De acordo com as pesquisas realizadas por Johnson, Maruyama, Johnson, Nelson e Skon, sobre a organização social das atividades, podemos afirmar que:
a.) As situações individualistas são superiores às cooperativas quanto ao rendimento e à produtividade.
b.) As situações cooperativas são superiores às competitivas no que concerne ao rendimento e à produtividade dos participantes.
c.) A cooperação com competição intergrupos é superior à cooperação sem competição intergrupos, quanto ao rendimento e à produtividade.

121 -A versão eletrônica do texto escrito, segundo Roger Chartier:
a.) Será uma revolução comparada à substituição do volumen pelo códex, ocorrida nos primeiros anos do Cristianismo.
b.) Não deverá favorecer aos leitores porque é imprescindível o texto escrito em códex para preservar os direitos dos leitores aos saberes construídos socialmente.
c.) Poderá estabelecer um retorno à antiga relação de patronato entre o autor e os editores dos livros.
122 - A Bibliothêque Bleue, criada na França, na Idade Moderna, era uma produção editorial:
a.) que trazia textos de qualidade duvidosa, e portanto constituíam-se em um problema para a cultura do país.
b.) permitiam o acesso das camadas populares a diversas obras, legitimadas pela cultura erudita.
c.) eram obras proibidas por conterem conteúdo herético.

123 - Sobre a relação entre a teoria vygotskyana e a teoria piagetiana, pode-se afirmar:
a.) que são incompatíveis, pois os problemas propostos partem de marcos conceituais diferenciados.
b.) que são incompatíveis, visto que se opõem na construção de uma epistemologia genética. c.) que são compatíveis, porque na prática, é preciso que a interação dos alunos com o conhecimento leve em conta o respeito pelo conhecimento infantil.

124 - Uma idéia básica na Teoria de Vygotsky:
a.) O indivíduo psicológico deve ser olhado com referência ao que está por acontecer (conceito de zona de desenvolvimento proximal).
b. ) O desenvolvimento humano se dá de dentro para fora.
c. ) A mediação entre a cultura e o indivíduo é um processo individual de construção do conhecimento.

125 - Ler para resolver um problema prático; para se infor­mar de um tema de interesse; para escrever; para buscar informações; para escolher, entre os contos, o que deseja compartilhar; são propósitos sociais das práticas de leitura e escrita que:
a.) são importantes para os anos avançados de escola­ridade, após um longo caminho construído pelas cri­anças.
b.) aproximam a leitura realizada na escola de sua ver­são original, e, portanto, devem estar presentes des­de a alfabetização.
c.) são propostas de trabalho encontradas atualmente, nos livros didáticos.

126 - "Miséria social e miséria da língua confundem-se", de acordo com João Wanderley Geraldi, porque:
a.) os excluídos não se interessam pela cultura escrita.
b.) a tv contribui muito para a formação do participante da cultura escrita.
c.) somente os que desfrutam de condições socioeconômicas favoráveis têm direito a falar, pen­sar e usufruir de literatura, poesia, textos importan­tes, teatro e cinema.

127 - O trabalho defendido por João Wanderley Geraldi para o ensino de Português, contempla três formas de atividade:
Prática de leitura de textos;
Prática de produção de textos;
Prática de análise lingüística.
Tal proposta está referenciada na concepção de lin­guagem como:
a.) expressão do pensamento.
b.) instrumento de comunicação.
c.) forma de interação.

128 - Uma criança que apresente dificuldades de aprendi­zagem apresenta um problema:
a.) que é de difícil solução e precisa do suporte de mui­tos profissionais da saúde para viabilizar a perma­nência em sala de aula.
b.) que é de todos, e desafia o professor a repensar estratégias e recursos pedagógicos, a partir de es­tudos sobre temas que antes ele jamais pensou em estudar.
c.) que se resolve simplesmente pela permanência da criança em sala de aula, pois o convívio com seus colegas é mais importante do que qualquer investi­mento em sua aprendizagem.

129 - A prática reflexiva na escola, segundo Lino de Macedo:
a. ) está cada vez mais difícil, porque demanda grande tempo para estudo.
b.) é uma atividade independente da prática pedagógica.
c.) é alimentada pela prática pedagógica numa relação dialética, em que uma favorece à outra.

130 - O documento de classe é um importante instrumen­to de trabalho para o professor, porque:
a.) permitem identificar quais alunos apresentam proble­mas de aprendizagem.
b.) permitem ao professor exercer reflexão sobre o tra­balho desenvolvido, com o objetivo de avançar.
c.) permitem ao formador dos professores perceber que profissional não está adequada ao trabalho.

131 - As práticas de leitura na Alta Idade Média:
a.) eram iguais às que realizamos hoje, pois contavam com uma grande diversidade textual e meios
para tal finalidade.
b.) eram realizadas em voz alta, até o século VI.
c.) eram realizadas apenas pela elite econômica.

132 - Os autores dos textos, a partir do século XI:
a.) passaram a considerar o ditado a um secretário fator de ausência de privacidade.
b.) preferiram contratar secretários, visto que sua pro­dução escrita havia aumentado.
c.) consideraram o espaçamento entre as palavras fa­tor que dificultava a criação literária.

133 - A LDB 9.394/96, a respeito da verificação do rendimento escolar, estipula a observação de critérios:
a) a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
b) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
c) Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.
d) Aproveitamento de estudos concluídos com êxito.
e) Todas as alternativas estão corretas.

134 - Segundo a LDB 9.394/96, os Municípios incumbir-se­-ão de:
a) exercer ação redistributiva em relação ás suas es­colas.
b) Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.
c) Autorizar, credenciar e supervisionar os estabeleci­mentos do seu sistema de ensino.
d) As alternativas A, B e C estão corretas.
e) As alternativas A e C estão corretas.

135 - Sobre a Educação Infantil, a LDB 9.394/96 estabelece que:
I - A sua finalidade será o desenvolvimento Integral da criança até os seis anos.
II - Os aspectos de seu desenvolvimento serão: físico, psicológico, intelectual, social.
III - Deverá complementar a ação da família e da comuni­dade.

Assinale a alternativa correta:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II, III.
d) I e II.
e) II e III.

136 - Segundo a LDB 9.394/96, A Educação Infantil:
a) Será oferecida em creches, ou entidades equivalen­tes, para crianças até três anos de idade.
b) Será oferecida em pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
c) Ler a avaliação mediante o acompanhamento e regis­tros do seu desenvolvimento sem o
objetivo de pro­moção.
d) As alternativas A,S e C estão corretas.
e) As alternativas A e B estão corretas.

137 - A LDB 9.394/96 instituiu a "Década da Educação", a par­tir de:
a) 01 de Janeiro de 1997
b) 01 de fevereiro 1997
c) publicação da referida lei
d) 01 de janeiro de 1998
e) nenhuma das alternativas é correta.

138 - Cada Município e, supletivamente, o Estado e a União, deverão:
a) matricular todos os educandos a partir dos sete anos de idade e, facultativamente, a partir dos seis anos, no ensino fundamental.
b) Prover cursos seqüências, ou á distância aos jo­vens e adultos insuficientemente escolarizados.
c) Realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando a educação à distância.
d) Integrar todos os estabelecimentos de ensino funda­mental do seu território ao sistema nacional.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

139 - Para o exercício profissional em outras funções do magistério, além da docente, a LDB 9.394/96, estabelece que:
a) a formação será feita em cursos de graduação em pedagogia.
b) a formação será feita em cursos de pós- graduação.
c) O notório saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em área afim,poderá suprir a exigência de título acadêmico.
d) As alternativas "a" e "b" estão corretas.
e) As alternativas "a", "b" e "c" estão corretas.

140 - A Educação Especial á modalidade oferecida para:
a) educandos que apresentam necessidades educacionais especiais
b) educandos, que tenham significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais.
c) Educandos com dificuldades inatas ou adquiridas
d) A., B e C estão corretas.
e) A e B estão corretas

141 - Assinale a alternativa INCORRETA:
a) a matrícula e a transferência de alunos que apresentam necessidades educacionais especiais devem obedecer a critérios diferentes dos demais alunos da rede de ensino.
b) Classes que atendam apenas crianças com necessi­dades especiais devem ser regidas por professores habilitados
c) A educação profissional para alunos com necessi­dades especiais, poderá ser realizada em oficinas especializadas
d) programas de formação inicial ou continuada devem oferecer aos professores de classes comuns, con­teúdos e competências para trabalhar com os alunos especiais incluídos em suas classes
e) ND.A

142 - A Educação Especial:
a) deve iniciar-se o mais cedo possível
b) ser garantida em estreita relação com a família
c) deve desde a Educação Infantil até o ensino médio, assegurar ao educando a formação básica indispen­sável
d) fornecer aos alunos os meios de desenvolver ativi­dades produtivas
e) A, B, C e D estão corretas.

143 - O atendimento educacional aos alunos com necessidades especiais deverá ocorrer:
a) nas classes comuns das escolas, em todos os níveis de ensino
b) com conteúdos que tenham caráter básico, com sig­nificado prático e instrumental.
c) Com metodologias e recursos didáticos diferencia­dos
d) Com processos de avaliação que sejam adequados à promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais
e) Todas as alternativas estão corretas.

144 - A classe especial:
a) receberá alunos com necessidades especiais, não atendido em classes comuns de acordo com a necessidade a ser atendida
b) a permanência de cada aluno deve ser discutida con­tinuamente
c) e seus alunos devem participar com os demais alu­nos de atividades extra-classes, esportivas, recre­ativas e culturais
d) A, B e C estão corretas
e) N.D.A

145 - As escolas de Educação Especial:
a) atenderão alunos que apresentem necessidades e deficiências graves
b) deverão cumprir um mínimo de 200 dias letivos e 800 horas para o ensino fundamental e médio
c) poderão ter sua estrutura curricular organizada de forma flexível
d) através de suas equipes e com a participação da família, deverão promover estudos de casos, envol­vendo profissionais de outras áreas.
  1. Todas as alternativas anteriores estão corretas

146 - A avaliação do desempenho escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais deverá:
a) ser continua e cumulativa, com prevalência dos as­pectos qualitativos sobre os quantitativos
b) tomar com referência os itens básicos relativos á programação escolar a eles proposta
c) ser voltada á detecção de qualquer progresso no aproveitamento escolar
d) A, B estão corretas
  1. A, B e C estão corretas

147 - Dentro das atuais perspectivas da escola de ensino médio quanto à educação de sua clientela estão as funções:
I) formativa;
II) propedêntica;
III) profissionalilante;
IV) qualificante;
V) especializante;

E) I, II e III estão certas

148 - O currículo, enquanto instrumento de cidadania, deve organizar-se e desenvolver-se para capacitar o ser humano para realizações de atividades nos domíni­os da vida em sociedade, da atividade produtiva e da experiência subjetiva. Neste sentido, são adotadas como diretrizes da proposta curricular as quatro pre­missas apontadas pela UNESCO como eixos da socie­dade contemporânea. São elas: aprender a conhe­cer,

D) A fazer, a viver juntos, a ser.


149 - Em termos de organização curricular, a preocupação ético-politica de garantir a todos os brasileiros uma educação escolar que cumpra suas finalidades em relação à cidadania, levando em conta a diversidade socioeconômica e cultural e respeitando as diferenças individuais, supõe,
A) flexibilidade no trato dos componentes curriculares, com escolha regional e local da parte diversificada do currículo e construção, em cada escola, de sua proposta pedagógica, com autonomia e responsabilidade.

150 - Os currículos do ensino fundamental e médio, de acordo com a Legislação vigente deverão ser fixados:

C) pelo Conselho Nacional de Educação;

E) pelos Conselhos Estadual e Nacional de Educação respectivamente;

151 - De acordo com Parecer CNE/CEB 04/98, sobre as Dire­trizes Curriculares do Ensino Fundamental, podemos ampliar o conceito de currículo:
A) envolvendo outros três, quais sejam: currículo for­mal (planos e propostas pedagógicas); currículo em ação (o que efetivamente acontece nas salas de aula); currículo oculto (o não dito, o que alunos e professores trazem, carregado de sentidos própri­os);


152 - Na escola Municipal Onda Azul, a direção propõe aos professores elaborar projeto que melhore a partici­pação da comunidade na escola. Entretanto, os pro­fessores mais antigos afirmam que isso é muito difícil porque os pais daquela comunidade são pessoas carentes econômica, cultural, e afetivamente, com baixa escolaridade, sem interesse pelo desempenho dos filhos na escola e, em boa parte, agressivos para com o pessoal escolar.
Chama essa visão depreciati­va de condicionantes:
a) Ideológicos da participação



GABARITO


01-D
11-A
21-D
31-A
41-E
51-D
61-E
71-D
81-C
91-C
02-E
12-B
22-A
32-C
42-E
52-D
62-E
72-E
82-A
92-D
03-E
13-E
23-A
33-D
43-B
53-B
63-D
73-E
83-D
93-D
04-D
14-E
24-E
34-E
44-E
54-C
64-C
74-D
84-D
94-A
05-D
15-A
25-B
35-E
45-E
55-E
65-E
75-D
85-E
95-C
06-D
16-B
26-A
36-A
46-A
56-D
66-E
76-E
86-E
96-D
07-A
17-D
27-D
37-C
47-E
57-E
67-C
77-A
87-E
97-E
08-A
18-B
28-B
38-C
48-E
58-A
68-E
78-E
88-D
98-C
09-D
19-A
29-B
39-C
49-A
59-E
69-B
79-C
89-D
99-C
10-B
20-C
30-B
40-B
50-E
60-D
70-D
80-C
90-A
100-E

101- B
111-E
121-A
131-B
141-A
151-A
102-E
112-B
122-B
132-A
142-E
152-A
103-B
113-C
123-C
133-E
143-D
**********
104-C
114D
124-A
134-D
144-E
**********
105-D
115-A
125-B
135-C
145-E
**********
106-A
116-C
126-C
136-D
146-A
**********
107-D
117-D
127-C
137-C
147-E
**********
108-D
118-A
128-B
138-E
148-D
**********
109-A
119-A
129-C
139-E
149-A
**********
110-C
120-B
130-B
140-D
150-C
**********

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