Inicialmente as questões estarão já com as respostas corretas, a partir da 36ª tente fazer e confira no final o gabarito, boa sorte!!!
01
-
O dever do Estado com a educação é efetuado mediante a garantia de
alguns direitos:
I -
progressiva universalização
do Ensino Médio;
II -
atendimento especializado aos
portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de
ensino;
III -
atendimento em creche e
pré-escola às crianças de zero a seis (6) anos de idade;
IV -
oferta de ensino noturno
regular adequado às condições e educando.
d)
IV, apenas.
02
-
Reversão é o ato pelo qual o
funcionário: (Lei 10261/68)
e)
aposentado reingressa no serviço público a pedido ou "ex-ofício"
.
03
-
(Lei 10261/68) Posse
é o ato de investidura em cargo público. Em
relação ao prazo para posse:
I
- Deverá
ocorrer em 30 dias, contados da publicação do ato de provimento do
cargo, no diário oficial;
II
- O prazo poderá ser prorrogado por
mais 30 dias a pedido do
interessado;
III
- O prazo inicial para a posse do funcionário em férias ou licença
será contado da data que ele
voltar ao serviço;
IV
- Se
a posse não se der dentro do
prazo, será tornado sem
efeito o ato de provimento.
Assinale
a alternativa correta:
e)
I,II,llI e IV.
04 -
(Const. Federal
05/10/88) A União, os
Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em
regime de colaboração seus sistemas de Ensino. Com isto:
d)
os Municípios atuarão prioritariamente no Ensino Médio e técnico;
05
-
A Exoneração, que provocar a vacância do cargo dar-se-á:
d) a pedido do
funcionário, a critério do Governo quando se tratar de ocupante de
cargo em comissão e quando o funcionário não entrar em exercício
dentro do prazo legal;
06
-
(Const. Federal
05/10/88 - artigo
211) O dever do Estado com
educação escolar pública será garantido
mediante:
I
- Ensino
Fundamental obrigatório e gratuito, inclusive para aqueles
que não tiveram acesso na idade própria;
II
- Progressiva extensão da escolaridade e gratuidade do Ensino Médio;
III
- Atendimento educacional especializado e gratuito aos educando
com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de
ensino.
Assinale
a alternativa correta:
d)
I,II e lll;
07
-
São atribuições do Conselho
Tutelar: (Lei 8069/90 -
Estatuto da Criança e
do Adolescente)
I -
encaminhar ao Ministério
Público noticia de fato que constituia infração administrativa ou
penal contra os direitos da criança ou adolescente;
II
- encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
III
- requisitar
certidões de nascimento e óbito de criança ou do
adolescente quanto necessário;
IV
- representar
ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou
suspensão de pátrio poder.
Assinale
a alternativa correta:
a)
I, II, III e IV;
08
- Os exames
supletivos, previstos na Educação de Jovens e Adultos,
realizar-se-ão: (LDB
9394/96)
a)
no nível de conclusão do ensino fundamental para maiores de
quinze anos;
09
- A LDB 9394/96,
estabelece como finalidade
do Ensino Médio:
I
- a
consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no
ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
II
- a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando,
para continuar aprendendo, de
modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições
ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III -
o aprimoramento do educando
como pessoa humana, incluindo a
formação ética e a autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV -
a compreensão
dos fundamentos científicostecnológicos
dos processos produtivos,
relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
Considerando
os itens acima assinale a alternativa correta:
d)
I, II, III e IV;
10
-
Os dirigentes de escolas
deverão comunicar ao Conselho Tutelar os casos de:
(Lei 8069/90 - Estatuto
da Criança e dói
Adolescente)
b)
maus-tratos, reiteração de faltas injustificadas e de evasão
escolar e elevados níveis de repetência;
11
-
Para candidatura a membro do
Conselho Tutelar, os requisitos exigidos são:
(Lei 8069/90 - Estatuto
da Criança e do
Adolescente)
I
- reconhecida
idoneidade moral;
I
- idade
superior à 21 anos;
III
- residir
no município;
IV
- ter
curso superior.
Assinale
a alternativa correta:
a)
I, II e III;
12
-
A Constituição
Federal, no seu artigo 209, estabelece condições para a iniciativa
privada no ensino.
Estas
condições são:
I
- cumprimento das normas gerais da educação nacional;
II
- autorização
e avaliação de qualidade pelo Poder Público;
III
- manter
ensino religioso para todos os alunos;
IV
- oferecer
só ensino fundamental e médio.
As
condições corretas estão expressas em:
b)
I e II;
13
-
A lei 10261/68 prevê casos de
acumulação remunerada:
I
- a
de um juiz e um cargo de professor;
II
- a
de dois cargos de professor;
III
- a
de um cargo de professor e outro técnico ou científico;
IV
- a
de dois cargos privativos de médicos.
Assinale
a alternativa correta:
e)
I, II, III e IV.
14
- O Estatuto da
Criança e do Adolescente:
(Lei 8069/90 - Estatuto
da Criança e do
Adolescente)
e) dispõe
sobre os direitos que lhe são assegurados e institui o Conselho
Tutelar, órgão encarregado de zelar pelo cumprimento desses
direitos.
15
-
A criança e o adolescente têm
direito à educação e para
tanto: (Lei 8069/90 -
Estatuto da Criança e
do Adolescente)
a)
tem o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer a
instâncias escolares superiores;
16
- O Ensino
Fundamental Regular, segundo a LDB será: (LDB
9394/96)
b)
Presencial, sendo o ensino à distância utilizado como
complementação da
aprendizagem
, ou em condições emergenciais;
17
- As diretrizes que
nortearão os conteúdos
curriculares da Educação
Básica observarão: (LDB
9394/96)
I
- A
difusão dos valores fundamentais ao interesse social,
aos direitos e deveres dos
cidadãos, de respeito do bem
comum e à ordem democrática;
II
- Consideração das condições
de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;
III
- Orientação
para o trabalho;
IV
- Promoção
do desporto educacional e apoio às práticas desportivas
não-formais.
Considerando
os itens, assinale a alternativa correta:
d)
I, II, llI e IV;
18
-
Os sistemas de ensino
assegurarão aos educandos com necessidades especiais:
(LDB 9394/96, artigo
59)
b) Acesso
igualitário
aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para
o respectivo nível do em sino regular;
19
-
A Educação Especial é
modalidade oferecida à:
(Deliberação CEE O5/2000)
I
- Educandos
que apresentam necessidades educacionais especiais;
II
- Educando caracterizados como pessoas que tenham significativas
diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais;
III
- Educando portadores de deficiências inatas ou adquiridas,
temporárias ou permanentes;
IV
- Educandos
com necessidades muito diferenciadas da maioria das pessoas.
De
acordo com os itens citados
acima, assinale a alternativa
correta:
a)
I, II, e
IV;
20
-
(Deliberação CEE O5/2000)
Considerando a Educação
Especial e o disposto na Deliberação CEE n° 5/2000,
pode-se afirmar que:
c) O
atendimento dos alunos com necessidades especiais,deve se feito nas
classes comuns das escolas em todos os níveis;
21
-
O Regime de Progressão
Continuada no Ensino Fundamental
poderá: (Del. W 09/97)
d)
Poderá ser organizado em um ou mais ciclos;
22 -
(Del. W 09/97) Quais
os fatores que deverão ser
considerados na matrícula do aluno transferido ou oriundo de fora do
sistema estadual de ensino?
I
- Idade;
II
- Avaliação
de competências nos conteúdos mínimos obrigatórios;
III
- Nas
diretrizes curriculares nacionais;
IV
- Avaliação
será por professor designado pela Direção. Considerando
os fatores citados assinale a alternativa correta:
a)
I,II, IIl e lV;
23 -
(Dei. CEE n° 09/97) Com
o objetivo de garantir a freqüência mínima de 75%, por parte de
todos os alunos, as escolas de ensino fundamental, devem adotar
algumas medidas, entre elas:
a)
alertar e manter informados os pais quanto a suas responsabilidades
no tocante à freqüência dos filhos;
24 -
(Dei. CEE n° 09/97)
A tarefa de orientar e
acompanhar a elaboração é a execução da proposta
educacional das escolas em atendimento
à DeI. CEE n° 09/97, será:
e)
Da Supervisão de Ensino do sistema.
25 -
(Dei. CEE n° 09/97) O
Ensino Fundamental, teve através da DeI. CEE n° 091
97, o Regime de Progressão
Continuada Instituída. Assinale a alternativa correta considerando a
citada Deliberação:
b) No caso de
opção por mais de um ciclo, devem ser adotadas providências para
que a transição de um ciclo para outro se faça de forma a garantir
a progressão continuada;
26
- (Ind
CEE 08/97) A indicação
CEE n° 08/97, que
trata do Regime de Progressão Continuada, demonstra que:
a)
A experiência da organização do Ensino Fundamental, em ciclos é
desejável, viável e ancorada em experiências anteriores no
próprio Estado de São Paulo;
b)
A introdução do Sistema de Progressão Continuada é prematura
no sistema estadual;
c)
Estudos internacionais indicam cautela na substituição da seriação
no Ensino Fundamental;
d) Pesquisas recentes junto à
comunidade educacional demonstram a inviabilidade operacional
desta implantação com sucesso;
e)
A Progressão Continuada provocará um atraso acentuado na
aprendizagem do Ensino Fundamental.
27
-
(Indicação CEE n° 08/97)
A Indicação CEE n°
08/97, ressalta
que historicamente no processo
de escolarização o "nó" está:
d)
Na avaliação e na verificação do rendimento escolar;
28 -
O processo coletivo de
acompanhamento do ensino e da
aprendizagem tem como colegiados responsáveis:
b)
Os Conselhos de Classe e de Série;
29 -
O perfil da escola constará de documento que define sua identidade,
contempla as intenções comuns de todos os envolvidos, norteia o
gerenciamento das ações intra-escolares e operacionaliza a proposta
pedagógica. Este documento é:
b)
plano de gestão;
30 -
A capacidade de cada escola de
coletivamente, formular, implementar e avaliar sua proposta
pedagógica e seu plano de gestão, garantirá:
b)
a gestão da escola;
31
- Maior grau de autonomia, garantia de
pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, garantia da
qualidade de ensino ministrado, são possibilitados a escola
graças à:
a)
elaboração dos próprios projetos;
.
32 -
LDB 9394/96 estabelece
que os sistemas de ensino
deverão criar oportunidades
para a população com
defasagem escolar, através de:
c)
Educação de Jovens e Adultos;
33
- A LDB 9394/96, em seus artigos 35 e
36 preconiza que o contexto mais importante da experiência
curricular do ensino médio se dá através:
d)
do trabalho;
34
- De acordo com a
LDB 9394/96, caberá aos estabelecimentos de ensino:
a)
elaborar e executar sua proposta pedagógica;
b)
assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos;
c)
velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
d)
prover meios para recuperação dos alunos de menor rendimento;
e)
todas as alternativas estão corretas.
e)
todas as alternativas estão corretas.
35
-
O artigo 13 da LDB 9394/96
estabelece que os docentes incumbir-se-ão
de:
a)
zelar pela aprendizagem dos alunos;
b)
participar da elaboração da proposta pedagógica;
c)
estabelecer estratégias de recuperação para os alunos com menor
rendimento;
e)
as alternativas a, b e c estão corretas.
AGORA
TENTE FAZER E DEPOIS CONFIRA O GABARITO NO FINAL, BOA SORTE
36 -
Os sistemas de ensino manterão
cursos e exames supletivos. Em
relação a este assunto e
considerando a LDB 9394/96,
assinale a alternativa correta:
a)
os exames ao nível de conclusão do ensino fundamental é permitido
aos maiores de quinze anos;
b)
os exames ao nível de conclusão do ensino fundamental é permitido
aos maiores de dezoito anos;
c)
não existe a exigência de idade mínima para ensino fundamental;
d)
não são permitidos exames para a conclusão do ensino fundamental;
e)
nenhuma das alternativas anteriores.
37 -
As Diretrizes Curriculares
Nacionais e a legislação de
ensino devem ter materializada a intenção educativa, através:
a)
do Projeto Educacional Escolar;
b)
do Regimento Escolar;
c)
da Proposta Pedagógica da Escola;
d)
do Regimento da APM;
e)
nenhuma das alternativas anteriores.
38 -
Segundo a LDB 9394/96 a
formação docente, exceto para a educação superior, incluirá
prática docente, com um mínimo
de:
a)
duzentas horas;
b)
seiscentas horas;
c)
trezentas horas;
d)
novecentas horas;
e)
nenhuma das alternativas anteriores.
39
- Cada Unidade
Escolar deverá submeter seu Regimento Escolar à aprovação:
a)
do Conselho de Escola e à Supervisão de Ensino;
b)
do Conselho de Escola e à Secretaria de Educação;
c)
do Conselho de Escola e à Diretoria de Ensino;
d)
do Conselho de Classe e de Séries;
e)
nenhuma das alternativas anteriores.
40 -
A inclusão escolar, representa valores importantes, e valoriza a
igualdade de direitos e oportunidades educacionais.
Ela trata de:
a)
alunos que, não entraram na escola na idade própria;
b)
alunos com necessidades especiais;
c)
alunos super-dotados;
d)
alunos repetentes;
e)
nenhuma das alternativas anteriores.
41
-
Segundo a LDB 9394/96, a
formação de docentes para a educação básica far-se-á:
a)
em nível superior, em curso de
licenciatura de graduação plena;
b)
em Universidades;
c)
em Institutos Superiores de Educação;
d)
em nível médio, na modalidade normal, para as quatro primeiras
séries;
e)
todas as alternativas anteriores estão corretas.
42
- O Conselho de
Escola é um órgão colegiado de natureza deliberativa composto
por:
a)
professores;
b)
especialistas;
c)
funcionários operacionais;
d)
pais e alunos da unidade escolar;
e)
todas as alternativas estão corretas.
43 -
A seleção de conhecimentos
ordenados e organizados para serem apresentados ao aluno,
acrescentada de um conjunto de procedimentos didáticos,
metodológicos e de avaliação constituem:
a)
o histórico escolar;
b)
a disciplina;
c)
o plano escolar;
d)
o currículo;
e)
o planejamento escolar.
44
-
Dentre as atribuições do
Conselho de Escola podemos destacar:
a)
deliberar sobre as diretrizes da escola;
b)
deliberar sobre a solução para os problemas de natureza
administrativa e pedagógica;
c)
deliberar sobre o atendimento psico-pedagógico e material do
aluno;
d)
deliberar sobre a integração escola-comunidade;
e)
todas as alternativas estão corretas.
45 -
O projeto educacional de
implantação do regime de progressão continuada deverá especificar
mecanismos que assegurem:
a)
avaliação institucional interna e externa;
b)
indicadores de desempenho;
c)
controle de freqüência dos alunos;
d)
forma de implantação, implementação e avaliação do projeto;
e)
todas as alternativas estão corretas.
46 -
O Parecer CNE/CEB n° 17/2001
que institui as diretrizes
curriculares para a Educação Especial,
recomenda aos sistemas de ensino
que:
a)
deve-se implantar a Educação Especial em todas as etapas da
Educação Básica;
b)
deve-se implantar a Educação Especial somente de 18 a 48 séries do
ensino fundamental;
c)
deve-se implantar a Educação especial somente no Ensino
Fundamental;
d)
deve-se implantar a Educação especial, somente no 1°ciclo do
Ensino Fundamental;
e)
nenhuma das alternativas estão corretas.
47
- Os alunos quando
atendidos em classes especiais deverão ter assegurados:
a)
professores especializados em educação especial;
b)
equipamentos e materiais específicos;
c)
adaptações de aceso ao currículo e adaptações nos elementos
curriculares;
d)
atividades da vida autônoma e social no turno inverso, quando
necessário;
e)
as alternativas a, b, c e d estão corretas.
48
- A organização e
o desenvolvimento do ensino, previsto no Regimento Escolar
deverá abranger:
a)
níveis, cursos e modalidades de ensino;
b)
currículos e estágios;
c)
progressão continuada;
d)
progressão parcial e projetos especiais;
e)
todas as alternativas estão corretas.
49
- Integram o núcleo
de direção da escola:
a)
o diretor e o vice-diretor;
b)
o diretor e o coordenador pedagógico;
c)
o diretor e o supervisor de ensino;
d)
o diretor, o vice-diretor e o coordenador pedagógico;
e)
nenhuma das alternativas anteriores.
50
- A Classificação
do aluno ocorrerá;
a) por progressão continuada, no
ensino fundamental, ao final de cada série, durante os ciclos;
b)
por promoção ao final do Ciclo I e do Ciclo 11;
c)
por transferência, de outra escola;
d)
mediante avaliação feita pela escola, para alunos sem comprovação
de estudos anteriores.
e)
todas as alternativas estão corretas.
51
- O Regimento
Escolar deverá incluir os procedimentos para:
- matrícula, classificação e reclassificação dos alunos;
b)
adaptação de estudos e aproveitamento de estudos;
c)
avaliação de competências;
d)
as alternativas a, b e c estão corretas;
e)
somente as alternativas, a e b estão corretas.
52
-
Para Sandra M. Zákia L. de
Souza, avaliação se caracteriza:
a)
apenas por um procedimento de mensuração
b)
por um dimensionamento de modo preciso (numérico) do desempenho ao
aluno
c)
por uma atribuição de valor quanto ao grau de desejabilidade do
desempenho apresentado
d)
proporcionar aprovação ou retenção do aluno
e)
N DA
53 -
Os temas eleitos por envolverem
problemáticas sociais atuais e urgentes, consideradas de
abrangências nacional e de caráter universal, para permearem o
currículo do ensino fundamental são:
I
- Ética
e Saúde
II
- Meio ambiente
III
- Pluralidade cultural
IV
- Orientação
Sexual. Assinale a alternativa correta:
a)
l e ll
b)
I, II, llI e IV
c)
I, II e III
d)I,
II e lV
e)
I e IV
54
- Assinale a
alternativa incorreta:
a) as famílias de baixa renda vêem o
estudo como oportunidade para poder trabalhar.
b) As famílias carentes encaram as
dificuldades de aprendizagem dos filhos como um mistério.
c) As famílias de baixa renda não
questionam as faltas dos professores e não faltam às reuniões
pedagógicas.
d) As famílias de baixa renda se
resignam diante da falta de vaga e material didático.
e) Nenhuma das alternativas é
correta.
55
- Sobre a relação
escola-família, é correto afirmar que:
a) é importante a formação para
pais e professores, a respeito das pratica educativas familiar e
escolar.
b) Quanto maior a competência da
família para realizar o trabalho de socialização, maior a
probabilidade de sucesso.
c) A criação de um clima de respeito
mútuo favorece o sentimento de confiança e competência nas
relações entre família e escola.
d) As alternativas "a" e "c"
estão corretas.
e) As alternativas "a", "b"
e "c" estão corretas.
56 -
Atualmente quando se fala da eficácia de uma escola, as pessoas se
detém em aspectos qualitativos, tais como:
'
a)
clima da escola.
b)
Cultura da escola.
c)
Ética da escola.
d) As alternativas "a", "b"
e "c" estão corretas.
e) As alternativas "a" e "c"
estão corretas.
57
-
A implantação dos ciclos no
ensino fundamental:
a)
levou ao regime de progressão continuada.
b)
Impõe uma re-significação ao processo de avaliação,
particularmente da avaliação da aprendizagem dos alunos.
c)
Levou à construção de uma nova concepção do processo de
aquisição de conhecimento.
d) Ao prever a progressão
continuada, supõe tratar o conhecimento como processo e,
portanto, se coaduna com
a idéia de construção.
e) Todas as alternativas anteriores
estão corretas.
58
- Têm sido
enfatizadas como funções da avaliação na literatura da área:
I
- classificatória.
II
- diagnóstica.
III
- retro-informação.
IV
- favorecimento do desenvolvimento dos alunos. Assinale a alternativa
correta:
a)
I, II, lI e IV.
b)
I, III e IV.
c)
II,lIl e lV.
d)
I e IV.
e)
II e III.
59 -
Para a implantação com sucesso da progressão continuada é
necessário que sejam garantidas às escolas condições para:
a) organizarem suas classes com um
número de alunos compatível com a possibilidade dos
professores acompanharem individualmente os alunos.
b)
Formarem diversos agrupamentos de alunos, contando para isso com
infra-estrutura física adequada.
c)
Promoverem trabalho coletivo para que se viabilize o planejamento
articulado das ações escolares.
d)
As alternativa A e C estão corretas.
e)
As alternativas A, B e C estão corretas.
60
-
Sobre as famílias dos alunos
das escolas, pode-se afirmar que:
a)
as próprias famílias são vítimas da violência.
b)
Nem todas as famílias são violentas.
c)
A baixa escolaridade das famílias não dificulta o aprendizado
das crianças.
d)
As alternativas "a" e "b" estão corretas.
e)
As alternativas "a", "b" e "c" estão
corretas.
61 -
Tendo por premissa a proposta de que a relação professor-aluno
se paute no estatuto do próprio conheci mento, é possível entrever
que a temática disciplinar deixe de figurar como:
a)
um dilema crucial para as práticas pedagógicas.
b)
Aquisição de novos sentidos, mais produtivos.
c)
Como um dilema na comunidade escolar.
d)
Como dilema à sociedade.
e) As alternativas "a" e "b"
são corretas.
62
- Os Parâmetros
Curriculares Nacionais têm como objetivos pra o ensino
fundamental:
a)
compreender a cidadania como participação social e política.
b)
Posicionar-se de maneira critica, responsável e construtiva nas
diferentes situações sociais.
c)
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do
ambiente.
d)
Saber utilizar varias formas de informação e recursos tecnológicos
para adquirir e construir conhecimentos.
e)
As alternativas "a", "b", "c" e "d"
estão corretas.
63
- Em relação à
estrutura, os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam:
a)
a exposição da concepção da área de estudo.
b)
Definição dos objetivos gerais da área.
c)
Critérios da avaliação de aprendizagens.
d)
As alternativas "a", "b" e "c" estão
corretas.
e) As alternativas "b" e "c"
estão corretas.
64
- Os temas
transversais que compõem os Parâmetros Curriculares Nacionais são:
a)
Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação
sexual.
b)
Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e trabalho e
consumo.
c)
Ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultura, orientação
sexual e trabalho e consumo.
d)
Saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual.
e) N DA
65
-
(PCN –
5a
à 8a
séries) Estratégias de
desenvolvimento da capacidade de reflexão,
para Alarcão, incluem;
a)
análise de casos e narrativas;
b)
elaboração de portfólios;
c)
grupos de discussão ou círculo de estudos;
d)
supervisão colaborativa;
e)
todas as alternativas anteriores estão corretas.
66 -
Segundo Mônica Abranches, a
participação no Colegiado Escolar proporciona aos profissionais da
educação e membros da comunidade, entre outros benefícios:
a)
vivência de relações humanas;
b)
prática e aprendizado de estratégias de negociação;
c)
aprendizado das forças existentes entre os diversos grupos;
d)
elaboração de idéias e discurso de cunho político;
e)
todas as alternativas estão corretas.
67
- Segundo Mônica
Abranches, assinale a alternativa incorreta:
a)
a descentralização ocorre como medida histórica para a
consolidação da democracia no país;
b)
a desconcentração não afeta o poder decisório, atuando apenas no
plano físico-territorial;
c)
o processo de descentralização não pode estimular e abrir
oportunidades para a participação social;
d) a universalização dos direitos
surge como um passo importante na transformação das relações
sociais,
políticas e culturais;
e) nenhuma das alternativas anteriores
estão corretas.
68
- Para Mônica
Abranches, entre os fatores que influenciam o colegiado escolar,
destacam-se:
a)
condições materiais da escola;
b)
questões político-sociais que determinam os interesses de cada
grupo na escola;
c)
a descrença na concretização da participação;
d)
determinantes culturais, econômicos e ideológicos da comunidade;
e)
todas as alternativas anteriores estão corretas.
69
- Para Isabel
Alarcão a escola reflexiva pode ser caracterizada como:
a)
aquela em que a equipe diretiva reflete sobre os problemas da
escola;
b)
participada, determinada, coerente, desafiadora, interativa, flexível
e resiliente, avaliadora e formadora;
c)
aquela que é voltada para si mesma, sem influências externa;
d)
que exige dos seus profissionais o exercício constante da arte de
filosofar;
e)
nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.
70 -
Para Vera M. Candau, uma proposta educativa que tenha como eixo
central a vida cotidiana, deve desenvolver alguns aspectos
básicos:
a)
deve ser uma pedagogia de indignação;
b)
deve ser uma pedagogia de admiração diante da expressão e
afirmação da vida;
c)
deve ser uma pedagogia que promova convicções firmes e trabalhe a
ética da educação;
d) a, b e c estão corretas;
e) b e c estão corretas.
71
- Para Vera M.
Candau educadores:
a)
profissionais e cidadãos;
b)
mobilizadores de processos sociais e políticos;
c)
são técnicos ou instrutores;
d)
a e b estão corretas;
e)
a e c estão corretas.
72
- Vera M. Candau
enfatiza:
a)
a educação a partir da construção de práticas coletivas;
b)
a participação em organizações e movimentos da sociedade
civil;
c)
a participação ativa no coletivo voltada para a defesa dos direitos
humanos;
d)
a sistematização das práticas coletivamente construídas;
e)
todas as alternativas anteriores estão corretas.
73
- Alarcão, ao
tratar do assunto "professores reflexivos", afirma que a
atuação destes profissionais envolve:
a)
ciência;
b)
técnica;
c)
arte;
d)
sensibilidade;
e)
todas as alternativas anteriores estão corretas.
74
- Para Isabel
Alarcão, a metodologia pesquisa-ação tem características
importantes:
a)
a contribuição para a mudança;
b)
o caráter participativo, motivador e apoiante do grupo;
c)
o impulso democrático;
d)
as alternativas a, b e c estão corretas;
e)
as alternativas a e b estão corretas.
75 -
O papel e o valor da pesquisa na formação individual e coletiva dos
professores, baseia-se
em construções teóricas:
a)
a pesquisa-ação;
b)
a aprendizagem experiencial;
c)
a abordagem reflexiva;
d)
as alternativas a e c estão corretas;
e)
as alternativas a, b, c estão corretas.
76
- A abordagem
experiencial compreende várias
fases. Entre elas:
a)
experiência concreta e observação reflexiva;
b)
conceptualização e experimentação ativa;
c)
boa formação individual;
d)
impulso democrático;
e) as alternativas a e b estão
corretas.
77
- Uma ação de
natureza preventiva deve estruturar-se em alguns pontos básicos:
a)
elaboração de uma proposta
visando preparar o jovem para aprender a ser e conviver;
b)
pensar uma estrutura física com espaços adequados ao cotidiano
educativo;
c)
recrutamento e seleção de pessoal com perfil coerente com a
proposta educativa;
d)
treinamento em negociação para saber enfrentar situações-limite;
e)
todas as alternativas anteriores estão corretas.
78
- A avaliação
como parte do processo dos Projetos de Trabalho deve ser:
a)
conceitual, investigadora, metodológíca e ético-política;
b)
conceitual, metodológica e ético-política;
c)
conceitual, investigadora e ético-política;
d)
apenas conceitual;
e) apenas investigadora.
79
- Para Terezinha
Rios, ser moderno implicava em o indivíduo lançar-se a
aventura da razão, que seria:
a)
cultural, social;
b)
instrumental, cultural;
c)
instrumental, tecnológica;
d)
instrumental, social;
e)
nenhuma das alternativas anteriores estão corretas.
80 -
A aplicação de recursos públicos em Educação, segundo a
Constituição Federal ocorrerá da seguinte forma:
I. As atividades universitárias de
pesquisa e extensão poderão receber apoio financeiro do poder
público.
II. O ensino Fundamental público terá
como fonte adicional de financiamento a contribuição social do
salário- educação, recolhida pelas empresas na forma da Lei.
III. A União aplicará anualmente
quinze por cento da receita de resultante de impostos.
IV. A distribuição de recursos
públicos assegurará prioridade ao atendimento das necessidades
do ensino obrigatório, nos termos do Plano Nacional da Educação.
Assinale
a alternativa correta:
a)
I, II, IlI e VI
b)
I, III e IV
c)
I, II e IV
d)
II e III
e)
l e III
81
- Segundo a atual
Constituição do Brasil, a educação é direito de todos e
constitui-se em dever:
a) do Governo Federal
b) do Governo Estadual e Federal
c) do Estado e da Família
d) do Município do Estado e da União
e) da Família da Igreja e do Estado
82
- O Estatuto da
Criança e do Adolescente, considera como
dever do Estado assegurar a
eles:
a) Ensino Fundamental, obrigatório,
gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade
própria.
b) Comarca de domicílio
desacompanhados.
c) Direito de discordar da adoção
quando tiverem mais de 10 anos.
d) Direito de ser adotados
preferencialmente por seus ascendentes.
83
- O ensino segundo
a Constituição Federal será ministrado com base em alguns
princípios:
I) igualdade de condições para
acesso e permanência na escola.
II) liberdade de aprender, ensinar,
pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber,
III ) gratuidade do ensino público em
estabelecimentos oficiais,
IV) gestão democrática do, ensino
público na forma da lei.
Assinale
a alternativa correta:
a) I e II
b) I, apenas
c)
lI, apenas
d)
I, II, lIl e lV
e)
II, III e lV
84
- Para efeitos da
lei 8069/90:
a) considera-se criança a pessoa até
doze anos incompletos.
b) Considera-se adolescente aquela
entre doze e dezoito anos.
c) Nos casos expressos em lei,
aplica-se excepcionalmente este Estatuto, as pessoas entre 18 e
21 anos.
d) A, B e C estão corretas.
e) A e C estão corretas.
85
- É dever da
família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar
com prioridade à criança e ao adolescente:
a) a efetivação dos direitos
referentes à vida.
b) Os direitos à saúde e alimentação
c) Os direitos à educação, esporte,
lazer e cultura.
d) Os direitos á profissionalização,
á disponibilidade, ao respeito, á liberdade e a convivência
familiar e comunitária.
e) Todas as alternativas estão
corretas.
86
- A criança e o
adolescente têm prioridade:
a) para receber proteção e socorro
em quaisquer circunstâncias.
b) Para receber atendimento nos
serviços públicos ou de relevância pública.
c) Na formulação e na execução das
políticas sociais públicas.
d) Na destinação de recursos
públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância
e a juventude.
e) Todas as alternativas estão
corretas.
87
- Na interpretação
da lei 8069/90 levar-se-ão em conta:
a) os fins sociais a que ela se
dirige.
b) as exigências do bem comum.
c) os direitos e deveres individuais e
coletivos.
d)
a condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em
desenvolvimento.
e)
todas as alternativas estão corretas.
88
- O Estatuto da
Criança e do Adolescente estabelece a proibição de venda a menores
de:
I. Produtos que
possam causar dependência física ou psíquica.
II. Bebidas consideradas Alcoólicas.
III. Explosivos, armas e munições.
Assinale
a alternativa correta:
a) I, apenas
b) I e II
c) II, apenas
d) I, II e III
e) II e III
89
- A avaliação para
Sandra Souza caracteriza-se :
a)
como um instrumento eficaz de mensuração.
b) como um instrumento para a
promoção e retenção.
c) porque dá uma dimensão numérica
precisa do desempenho do aluno no ano.
d) por impor uma re-significação,
ao processo de avaliação, especialmente quanto ao grau de
desejabilidade do desempenho apresentado pelo aluno.
e) por utilizar procedimentos
investigativos e burocráticos.
90 -
Em sua obra, Perrenoud defende a idéia de que é preciso considerar
as diferenças dentro dos domínios de uma pedagogia diferenciada.
Entretanto, o que é considerar as diferenças sem limitar cada aluno
em sua singularidade, seu nível ou cultura de origem?
a)
é colocar cada aluno diante de situações ótimas de
aprendizagem.
b) é fornecer a todos uma cultura
básica, sendo que alguns aprendizes vivenciarão situações mais
fecundas de aprendizagem do que outros.
c) é conseguir com que a maioria dos
alunos tenha acesso à cultura para que possam dela se
apropriar.
d) é lutar para que diante da escola,
as igualdades se elevem e o nível de ensino seja o mesmo para
todos.
e) é transformar as desigualdades em
uma cultura homogênea
91
- Relacione as
idéias de Perrenoud com seus significados e descubra a
alternativa correta abaixo:
I -
a diferenciação da pedagogia
e a individualização das trajetórias de formação.
II - o tema relativo à diferenciação.
III - pedagogias diferenciadas.
IV - o conceito de individualização
dos percursos.
V - a indiferença às diferenças.
a) foram concebidas para neutralizar
um dos principais mecanismos de fabricação do fracasso escolar e
das desigualdades .
b) têm sido o fio condutor de algumas
políticas educacionais.
c) a experiências de cada pessoa deve
se tornar uma sucessão otimizada de experiências formadoras.
d) diz respeito aos professores e ao
sistema educativo.
e) transforma as desigualdades
diante da cultura, em desigualdades
de aprendizagem e, posteriormente, de êxito escolar.
- IA- IIE- IIB- IVC- VD.
b)
IE- IIA- IIID- IVC- VB.
c) IB- IID- IIIA- IVC- VE.
d) IC- IIB- IIIA- IVD- VE.
e) ID- IIC- IIIA- IVB- VE.
92 -
Para Rios, a cidadania que precisamos formar, com o exercício da
docência competente, não é uma cidadania qualquer. Ela
depende de vários fatores. Destaque a alternativa incorreta:
a) Da vontade, articulada à
consciência, que é um componente essencial da pratica
político-moral do educador.
b) da liberdade, pois é impossível
um ato compromissado sem ser um ato Iivre. É livre quem é
consciente de seus deveres e direitos.
c)
Da liberdade que deve ser vista em relação a autocontrole, de
autodeterminação individual.
d) Do compromisso no nível da
coerção, no âmbito de necessidade impiedosas.
e) O
professor deve saber que o encaminhamento de sua prática política
dependerá da sua vontade articulada com seu saber competente e
com as possibilidades e limites das circunstâncias.
93 -
Assinale a alternativa que expressa, o que não deve ser uma
avaliação posta a serviço da progressão continuada:
a)
diagnóstica.
b)
classificatória.
c)
formativa.
d)
contínua.
e)
compartilhada.
94
- Considere:
I
- Os critérios de avaliação correspondem aos objetivos de
aprendizagem nos PCN.
II
- Os conteúdos procedimentais são sempre de natureza prática.
III
- Os PCN representam conteúdos mínimos obrigatórios para todo
o Brasil.
São
falsas:
a)
Todas.
b)
Nenhuma.
c) I e II.
d)
lI e lll
e)
lelll
95 -
Os temas como: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde ,
Orientação Sexual, Trabalho e Consumo se constituem em Temas
Transversais, que', refletem
compromisso com a construção da cidadania,
além disso eles priorizam :
a) o trabalho unificado em se tratando
de Brasil.
b)
o afrontamento de dignidade das pessoas diante da diversidade
cultural.
c)
a flexibilidade curricular.
d)
um trabalho envolvendo grupos de professores interessados no bem
estar social.
e)
o tratamento de valores como conceitos ideais.
96
- Em relação à
avaliação classificatória e diagnóstica podemos afirmar que:
a) Ambas
avaliam os alunos visando aos resultados obtidos no processo de
ensino e aprendizagem, ou seja, nas diversas etapas de construção
do conhecimento.
b) A
primeira avalia os alunos de acordo com seu desempenho e a segunda
compara os resultados obtidos pelos alunos com o conjunto da classe.
c) Ambas
consideram as respostas dos alunos como referenciais para a
continuidade de estudos.
d) A
primeira considera o aproveitamento do aluno através de provas de
desempenho e a segunda considera a aprendizagem a partir das
hipóteses e trabalha com os "erros" dos alunos.
e) Na
primeira, professor observa e registra sistematicamente os progresso
dos alunos e na segunda, ele registra o desempenho final dos alunos.
97
- Uma proposta
pedagógica significativa e relevante deverá levar em conta:
I- priorizar
princípios e delinear
um certo padrão metodológico favorável à mobilização de
interesses e participação no processo de ensino-aprendizagem, de
forma a enfatizar processos de conhecimento
e desenvolver sentimentos de
segurança e auto-estima nos alunos.
II- detalhar alvos ou pontos de
chegada, explicitando os conteúdos em termos de conceitos,
habilidades, operações
de pensamento, hábitos ou valores, também especificando as
diferentes dimensões ou níveis de sua aquisição.
III -
conhecer os alunos em suas
semelhanças e
especificidades, para organizar
formas de trabalho que possam atendê-Ias individualmente, em
pequenos grupos e no conjunto do grupo-classe.
IV - as pressões que a comunidade ao
redor da escola exercem em épocas de encontro dos pais/mestres
estipuladas no calendário geral.
São
verdadeiras.
a)
todas
b} I, II, IV
c) II, III, IV
d) I, III, IV
e)
I, II, III.
98 -
Exercer o magistério nos dias atuais significa estar pronto para a
educação contínua, entretanto no que se refere à formação
inicial:
a) os cursos de licenciatura
precisarão aprofundar os conteúdos programáticos referentes à
especialização
docente.
b) há necessidade de ampliação das
atividades práticas, para
a observação da capacidade criativa
dos futuro docentes.
c) a formação se transforma na
possibilidade de criar espaços de participação, ,reflexão e
formação para que as pessoas aprendam e se adaptem para poder
conviver com a mudança e com a incerteza.
d) os programas deverão se voltar
para a preparação de docentes mais sensíveis às diferenças
individuais e aceitação da
necessidade da inclusão daqueles desprotegidos da sorte.
e)
todas as afirmativas estão corretas.
99 -
Lecionando em uma escola estadual o professor tem uma serie de
obrigações formais para com ela. mas há um fator que deve ser
esperado desse docente, no dizer de IMBERNÓN:
a) ser um técnico que desenvolve ou
implementa inovações.
b) entender o contexto no qual
acontecem suas aulas.
c) participar ativa e criticamente no
verdadeiro processo de inovação e mudança.
d) trabalhar junto ao aluno e à
comunidade tendo em vista seu engrandecimento.
- todas as alternativas estão corretas.
100
- Capacitar um
professor significa:
a) ensiná-Ia a planejar as tarefas
docentes.
b) mostrar- lhe como alem de técnico
é um facilitador da aprendizagem.
c) estabelecer estratégias de
pensamentos, de percepção, de estímulos e centrar-se na
tomada de decisões para processar,sistematizar e comunicar a
informação.
d) dotar-lhe de instrumentos
intelectuais que possam auxiliar o conhecimento e interpretação das
situações complexas com que se depara.
- todas as alternativas estão corretas.
101 -
A Secretaria de Educação tem
estimulado as escolas a
organizarem seu próprio projeto pedagógico, isto porque contatou
alguns indicadores de gestão:
I- um alto grau da deficiência e
ineficácia, traduzida nos índices de evasão e repetência e de
distorção idade/serie, ou seja, de exclusão.
II-
o distanciamento entre os que formulam políticas, os que executam e
a clientela.
III-
o despreparo para a organização de tais planos.
IV
- a inexistência nos sistemas de mecanismo de controle e a
avaliação que informem sobre o desenvolvimento de programas.
V
- a descontinuidade que caracteriza a implementação de programas.
São
verdadeiros:
a)
todos.
b) I, II, IV, V.
c) I, II III, IV.
d) II, III, IV, V.
102 -
Ser a favor da
aprendizagem do aluno, com a função diagnostica e de
acompanhamento, e instrumento auxiliar do trabalho do professor devem
ser as características:
a)
das atividades das classes de correção.
b)
dos conteúdos de ensino.
c)
dos métodos e processos escolares
d)
da organização numa gestão democrática
e)
da avaliação.
103
- A crise social
trazida pelos problemas de Terceira Revolução
Industrial só não trouxe:
a) desemprego.
b) brutal distribuição de renda.
c) insuficiência de serviços
sociais.
d) concentração da riqueza na mão
de poucos.
e) ampliação da deficiência de
educação escolar.
104
- Quanto à perda de
conhecimentos pelos alunos, Macedo:
a)
propõe que tudo devia ser recuperado.
b)
mostra quase nada dá para se recuperado face à demonstração dos
alunos.
c)
acha que o professor deve saber selecionar o que é recuperável e
que compense ser recuperado.
d) considera que se deve recuperar o
máximo que for possível, porque senão os alunos irão para frente
sem pré-requisitos
- n.d.a.
105 -
Quanto à estratégia que deve
ser usada com os professores
visando o desenvolvimento crescente de sua capacidade humana e
profissional, devemos considerar como afirmativa a seguinte
alternativa:
a) Os professores precisam da tutela
de outros especialis tas externos para informar como eles devem
proceder diante de certos desafios encontrados na profissão.
b) Na "Semana de Planejamento',
muitos palestrantes são chamados para fazer uma formação em massa
e essa é uma estratégia extremamente positiva; porque os
professores precisam dessa tutela discursiva.
c) E preciso respeitar a inteligência
dos professores, daí a convivência de colocá-Ios sempre em contato
permanente com psicólogos e outros renomeados e simpáticos
especialistas.
d)
É fundamental causar estranhamentos, provocar dissonâncias,
proporcionar e reflexão séria e angustiante em oposição à
reiteração das crenças cotidianas, causar fissuras, refutar
auto-ajuda entre os docentes.
106
- A sala de aula
é um dos espaços privilegiados de "mais
vida" .Assinale a alternativa correta:
a) Do ponto de vista humano, nada
supera o encontro entre professor e aluno.
b)
Os profissionais da educação têm muita paciência e perseverança.
c)
Os professores querem trabalhar com a idéia do futuro
distante.
d)
Eles adoram e estão aptos a trabalhar no meio de problema,
contradições e conflitos.
e) Os alunos querem transgredir,
cabular, colar, testar o professor. Mas essas coisas não devem fazer
parte do script discente.
107
- Destaque a
afirmativa falsa:
a)
A informação á uma das condições necessárias para o
conhecimento.
b)
Se a informação não for organizada, não se constitui em
conhecimento.
c)
Se a informação não for organizada, é saber e se traduz em
poder.
d) Existe conhecimento sem
aprendizagem.
e) A aprendizagem, ao longo da vida,
constitui-se em direito e uma necessidade.
108 -
As moralidades do desenvolvimento profissional dos professores se
subdividem em quatro abordagens complementares. Destaque a
alternativa falsa:
- Cooperação contínua em organização aprendiz.
b)
Desenvolvimento de competências didáticas a pedagógicas.
c) Exploração colaborativa.
d) Leadership cooperativa.
- Sensibilização para os objetivos e desafios das reformas.
109 -
"Escola reflexiva é uma organização que continuamente se
pensa a si própria, na sua missão a na sua organização, e se
confronta com o desenrolar da sua atividade em um processo heurístico
simultaneamente avaliativo". a alternativa falsa sobre a escola
reflexiva é a que diz:
a) É a realidade educacional atual:
as escolas funcionam como comunidades auto-criticas,
aprendentes, reflexivas.
b) Ela não é telecomandada do
exterior: é auto-gerida.
c) tem seu projeto próprio,
construído com a colaboração de seus membros.
d) sabe para onde quer ir e avalia-se
permanentemente na sua caminhada.
e) contextualiza-se na comunidade que
serve e com esta interage.
110
- Assinale a
alternativa falsa:
a)
A competência sempre tem um âmbito no qual ela se materializa.
b)
A contextualização favorece a construção de significados.
c)
As disciplinas é que impostam e não os meios I
as competências usadas
como meios.
d)
O conhecimento precisa estar a serviço da inteligência.
e)
toda pessoa é um indivíduo, ainda que não baste ser um indivíduo
para ser uma pessoa.
111 -
Cada um de nós sempre sabe muito mias sobre qualquer tema do
que consegue explicar em palavras.Essa afirmação refere-se:
a)
Ao âmbito e às habilidades.
b)
À capacidade de argumentar
c)
À compreensão do caráter sistêmico do planeta, reconhecendo
a importância da biodiversidade para a prevenção da vida.
d)
Às microcompetencias e às macrohabilidades.
e)
À imanência da dimensão tática do conhecimento.
112
- "Não existe
um processo único de "ensinoaprendizagem" .São dois
processos que se comunicam,mas não se confundem:o sujeito do
processo de ensino é o,enquanto o do processo de aprendizagem é
o "
a)
aluno; professor
b)
professor; aluno
c)
aluna; aluno
d)
escola; aluno
e)
nenhuma das anteriores
113 -
" A forma pela qual se costuma conceber a aprendizagem das
crianças a partir da perspectiva do adulto que já domina o conteúdo
que quer ensinar" .Chamamos a isso de:
a) ponto de vista investigativo
b) ponto de vista científico
c)
ponto de vista adultocêntrico
d)
ponto de vista racional
e)
nenhuma das anteriores
114
- A aprendizagem da
linguagem escrita é:
a)
um código de transcrição gráfica
b)
transcrição do sonoro para um código visual
c)
discriminação perceptiva visual e auditiva
d)
a construção de um sistema de representação
e)
nenhuma das anteriores
115 -
Assinale a alternativa que refere-se ao critério de variedade
interna de caracteres. Para que algo possa ser lido é necessário :
a) que as grafias variem, que não se
repitam sempre as mesmas
b) que haja uma certa quantidade
mínima
c) ter muitas letras, com poucas não
se pode ler
d) diferenciar figurativo do não
figurativo
e) nenhuma das anteriores
116 -
A seguinte definição
refere-se a:
"Respostas
que se separam das corretas mas que, longe de impedir alcançar estas
últimas permitem os acertos posteriores".
a) conflito cognitivo
b) auto-regulação
c) erros construtivos
d) resposta espontânea
e) nenhuma das anteriores
117 -
"Sujeito que procura
ativamente compreender o mundo que rodeia, e
trata de resolver as
interrogações que este mundo provoca."Esta definição
refere-se ao :
a) sujeito passivo
b) sujeito ativo
c) sujeito investigativo
d) sujeito cognocente
e) nenhuma das anteriores
118 -
Para Emília Ferreiro, a
melhor tradução para o português da palavra "literacy"
(letramento), seria a
expressão:
a) cultura escrita
b) ambiente alfabetizador
c) marcas culturais
d) cultura social
e) nenhuma das anteriores
119
-Ao observar a
atividade infantil de exploração, em uma atividade planejada para
essa finalidade, descobre-se que:
a.) Sua
evolução não pode ser atribuída ao acaso, pois percebe-se a
existência de um fio condutor, uma problemática que empurra os
sujeitos a empreender novas séries de manipulações.
b.) Não
parece possível à criança sistematizar suas impressões sobre o
objeto, a partir de tais manipulações.
c.) Tais
observações não levaram a conclusões aparentes sobre a atividade
infantil de exploração, portanto não oferecem contribuições para
o ensino de Ciências na escola.
120
- De
acordo com as pesquisas realizadas por Johnson, Maruyama, Johnson,
Nelson e Skon, sobre a organização social das atividades, podemos
afirmar que:
a.) As
situações individualistas são superiores às cooperativas quanto
ao rendimento e à produtividade.
b.) As
situações cooperativas são superiores às competitivas no que
concerne ao rendimento e à produtividade dos participantes.
c.) A
cooperação com competição intergrupos é superior à cooperação
sem competição intergrupos, quanto ao rendimento e à
produtividade.
121
-A versão
eletrônica do texto escrito, segundo Roger Chartier:
a.) Será
uma revolução comparada à substituição do volumen
pelo códex,
ocorrida nos primeiros anos do Cristianismo.
b.) Não
deverá favorecer aos leitores porque é imprescindível o texto
escrito em códex para preservar os direitos dos leitores aos saberes
construídos socialmente.
c.) Poderá
estabelecer um retorno à antiga relação de patronato entre o autor
e os editores dos livros.
122 -
A Bibliothêque Bleue, criada
na França, na Idade Moderna, era uma produção editorial:
a.) que
trazia textos de qualidade duvidosa, e portanto constituíam-se em um
problema para a cultura do
país.
b.) permitiam
o acesso das camadas populares a diversas obras, legitimadas pela
cultura erudita.
c.) eram
obras proibidas por conterem conteúdo herético.
123 -
Sobre a relação
entre a teoria vygotskyana e a teoria piagetiana, pode-se afirmar:
a.) que
são incompatíveis, pois os problemas propostos partem de marcos
conceituais diferenciados.
b.) que
são incompatíveis, visto que se opõem na construção de uma
epistemologia genética. c.) que são compatíveis, porque na
prática, é preciso que a interação dos alunos com o conhecimento
leve em conta o respeito pelo conhecimento infantil.
124
- Uma
idéia básica na Teoria de Vygotsky:
a.) O
indivíduo psicológico deve ser olhado com referência ao que está
por acontecer (conceito de zona de desenvolvimento proximal).
b.
) O desenvolvimento humano se dá de dentro para fora.
c.
) A mediação entre a cultura e o indivíduo é um processo
individual de construção do conhecimento.
125 -
Ler para resolver um problema prático; para se informar de um
tema de interesse; para escrever; para buscar informações; para
escolher, entre os contos, o que deseja compartilhar; são propósitos
sociais das práticas de leitura e escrita que:
a.) são importantes para os anos
avançados de escolaridade, após um longo caminho construído
pelas crianças.
b.) aproximam a leitura realizada na
escola de sua versão original, e, portanto, devem estar
presentes desde a alfabetização.
c.) são propostas de trabalho
encontradas atualmente, nos livros didáticos.
126
- "Miséria
social e miséria da língua confundem-se", de acordo com João
Wanderley Geraldi, porque:
a.)
os excluídos não se interessam pela cultura escrita.
b.)
a tv contribui muito para a formação do participante da cultura
escrita.
c.)
somente os que desfrutam de condições socioeconômicas favoráveis
têm direito a falar, pensar e usufruir de literatura, poesia,
textos importantes, teatro e cinema.
127 -
O trabalho defendido por João Wanderley Geraldi para o ensino de
Português, contempla três formas de atividade:
Prática
de leitura de textos;
Prática
de produção de textos;
Prática de análise lingüística.
Tal
proposta está referenciada na concepção de linguagem como:
a.)
expressão do pensamento.
b.)
instrumento de comunicação.
c.)
forma de interação.
128
- Uma criança que
apresente dificuldades de aprendizagem apresenta um problema:
a.)
que é de difícil solução e precisa do suporte de muitos
profissionais da saúde para viabilizar a permanência em sala
de aula.
b.) que é de todos, e desafia o
professor a repensar estratégias e recursos pedagógicos, a partir
de estudos sobre temas que antes ele jamais pensou em estudar.
c.) que se resolve simplesmente pela
permanência da criança em sala de aula, pois o convívio com seus
colegas é mais importante do que qualquer investimento em sua
aprendizagem.
129 -
A prática reflexiva na escola, segundo Lino de Macedo:
a. ) está cada vez mais difícil,
porque demanda grande tempo para estudo.
b.) é uma atividade independente da
prática pedagógica.
c.) é alimentada pela prática
pedagógica numa relação
dialética, em que uma favorece
à outra.
130 -
O documento de classe é um importante instrumento de trabalho
para o professor, porque:
a.)
permitem identificar quais alunos apresentam problemas de
aprendizagem.
b.)
permitem ao professor exercer reflexão sobre o trabalho
desenvolvido, com o objetivo de avançar.
c.)
permitem ao formador dos professores perceber que profissional não
está adequada ao trabalho.
131
- As práticas de
leitura na Alta Idade Média:
a.)
eram iguais às que realizamos hoje, pois contavam com uma grande
diversidade textual e meios
para
tal finalidade.
b.)
eram realizadas em voz alta, até o século VI.
c.)
eram realizadas apenas pela elite econômica.
132
- Os autores dos
textos, a partir do século XI:
a.)
passaram a considerar o ditado a um secretário fator de ausência de
privacidade.
b.)
preferiram contratar secretários, visto que sua produção
escrita havia aumentado.
c.)
consideraram o espaçamento entre as palavras fator que
dificultava a criação literária.
133 -
A LDB 9.394/96, a
respeito da verificação do rendimento escolar,
estipula a observação de
critérios:
a) a avaliação contínua e
cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do
período sobre os de eventuais provas finais.
b) Possibilidade de aceleração de
estudos para alunos com atraso escolar.
c) Possibilidade de avanço nos cursos
e nas séries mediante verificação do aprendizado.
d) Aproveitamento de estudos
concluídos com êxito.
e) Todas as alternativas estão
corretas.
134
- Segundo a LDB
9.394/96, os
Municípios incumbir-se-ão de:
a) exercer ação redistributiva em
relação ás suas escolas.
b) Baixar normas complementares para
o seu sistema de ensino.
c) Autorizar, credenciar e
supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.
d) As alternativas A, B e C estão
corretas.
e) As alternativas A e C estão
corretas.
135 -
Sobre a Educação Infantil, a LDB 9.394/96
estabelece que:
I - A sua finalidade será o
desenvolvimento Integral da
criança até os seis anos.
II - Os aspectos de seu
desenvolvimento serão: físico, psicológico, intelectual, social.
III - Deverá complementar a ação
da família e da comunidade.
Assinale
a alternativa correta:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I, II, III.
d) I e II.
e) II e III.
136
- Segundo a LDB
9.394/96, A
Educação Infantil:
a) Será oferecida em creches, ou
entidades equivalentes, para crianças até três anos de idade.
b) Será oferecida em pré-escolas,
para crianças de quatro a seis anos de idade.
c) Ler a avaliação mediante o
acompanhamento e registros do seu desenvolvimento sem o
objetivo de promoção.
d) As alternativas A,S e C estão
corretas.
e) As alternativas A e B estão
corretas.
137 -
A LDB 9.394/96 instituiu
a "Década da Educação", a partir de:
a) 01 de Janeiro de 1997
b) 01 de fevereiro 1997
c) publicação da referida lei
d) 01 de janeiro de 1998
e) nenhuma das alternativas é
correta.
138
- Cada Município e,
supletivamente, o Estado e a União, deverão:
a) matricular todos os educandos a
partir dos sete anos de idade e, facultativamente, a partir dos seis
anos, no ensino fundamental.
b) Prover cursos seqüências, ou á
distância aos jovens e adultos insuficientemente escolarizados.
c) Realizar programas de capacitação
para todos os professores em exercício, utilizando a educação
à distância.
d) Integrar todos os estabelecimentos
de ensino fundamental do seu território ao sistema nacional.
e) Todas as alternativas anteriores
estão corretas.
139 -
Para o exercício profissional em outras funções do magistério,
além da docente, a LDB 9.394/96, estabelece que:
a) a formação será feita em cursos
de graduação em pedagogia.
b) a formação será feita em cursos
de pós- graduação.
c) O notório saber, reconhecido por
universidade com curso de doutorado em área afim,poderá suprir a
exigência de título acadêmico.
d) As alternativas "a" e "b"
estão corretas.
e) As alternativas "a", "b"
e "c" estão corretas.
140
- A Educação
Especial á modalidade oferecida para:
a) educandos que apresentam
necessidades educacionais especiais
b) educandos, que tenham
significativas diferenças físicas, sensoriais ou intelectuais.
c) Educandos com dificuldades inatas
ou adquiridas
d) A., B e C estão corretas.
e) A e B estão corretas
141
- Assinale a
alternativa INCORRETA:
a) a matrícula e a transferência de
alunos que apresentam necessidades educacionais especiais devem
obedecer a critérios diferentes dos demais alunos da rede de ensino.
b) Classes que atendam apenas crianças
com necessidades especiais devem ser regidas por professores
habilitados
c) A educação profissional para
alunos com necessidades especiais, poderá ser realizada em
oficinas especializadas
d) programas de formação inicial ou
continuada devem oferecer aos professores de classes comuns,
conteúdos e competências para trabalhar com os alunos
especiais incluídos em suas classes
e) ND.A
142 -
A Educação Especial:
a) deve iniciar-se o mais cedo
possível
b) ser garantida em estreita relação
com a família
c) deve desde a Educação Infantil
até o ensino médio, assegurar ao educando a formação básica
indispensável
d) fornecer aos alunos os meios de
desenvolver atividades produtivas
e) A, B, C e D estão corretas.
143 -
O atendimento educacional aos alunos com necessidades especiais
deverá ocorrer:
a) nas classes comuns das escolas, em
todos os níveis de ensino
b) com conteúdos que tenham caráter
básico, com significado prático e instrumental.
c)
Com metodologias e recursos didáticos diferenciados
d) Com processos de avaliação que
sejam adequados à promoção do desenvolvimento e aprendizagem dos
alunos com necessidades educacionais especiais
e)
Todas as alternativas estão corretas.
144
- A classe
especial:
a) receberá alunos com necessidades
especiais, não atendido em classes comuns de acordo com a
necessidade a ser atendida
b) a permanência de cada aluno deve
ser discutida continuamente
c) e seus alunos devem participar com
os demais alunos de atividades extra-classes, esportivas,
recreativas e culturais
d) A, B e C estão corretas
e) N.D.A
145
- As escolas de
Educação Especial:
a) atenderão alunos que apresentem
necessidades e deficiências graves
b) deverão cumprir um mínimo de 200
dias letivos e 800 horas para o ensino fundamental e médio
c) poderão ter sua estrutura
curricular organizada de forma flexível
d) através de suas equipes e com a
participação da família, deverão promover estudos de casos,
envolvendo profissionais de outras áreas.
- Todas as alternativas anteriores estão corretas
146
- A avaliação do
desempenho escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais
deverá:
a) ser continua e cumulativa, com
prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
b) tomar com referência os itens
básicos relativos á programação escolar a eles proposta
c) ser voltada á detecção de
qualquer progresso no aproveitamento escolar
d) A, B estão corretas
- A, B e C estão corretas
147 -
Dentro das atuais perspectivas
da escola de ensino médio
quanto à educação de sua clientela
estão as
funções:
I)
formativa;
II)
propedêntica;
III)
profissionalilante;
IV)
qualificante;
V)
especializante;
E)
I, II e III estão certas
148 -
O currículo, enquanto
instrumento de cidadania, deve organizar-se
e desenvolver-se para capacitar o ser humano para realizações de
atividades nos domínios da vida em sociedade, da atividade
produtiva e da experiência subjetiva. Neste sentido, são adotadas
como diretrizes da proposta curricular as quatro premissas
apontadas pela UNESCO como eixos da sociedade contemporânea.
São elas: aprender a conhecer,
D)
A fazer, a viver juntos, a ser.
149 -
Em termos de organização curricular, a preocupação ético-politica
de garantir a todos os brasileiros uma educação escolar que cumpra
suas finalidades em relação à cidadania, levando em conta a
diversidade socioeconômica e
cultural e respeitando as diferenças individuais, supõe,
A) flexibilidade
no trato dos componentes curriculares, com escolha regional e local
da parte diversificada do currículo e construção, em cada escola,
de sua proposta pedagógica, com autonomia e responsabilidade.
150
- Os currículos do
ensino fundamental e médio, de acordo com a Legislação vigente
deverão ser fixados:
C) pelo Conselho
Nacional de Educação;
E) pelos Conselhos Estadual e Nacional
de Educação respectivamente;
151 -
De acordo com Parecer CNE/CEB 04/98, sobre as Diretrizes
Curriculares do Ensino Fundamental, podemos ampliar o conceito de
currículo:
A) envolvendo
outros três, quais sejam: currículo formal (planos e propostas
pedagógicas); currículo em ação (o que efetivamente acontece nas
salas de aula); currículo oculto (o não dito, o que alunos e
professores trazem, carregado de sentidos próprios);
152 -
Na escola Municipal Onda Azul,
a direção
propõe aos professores
elaborar projeto que melhore a participação da comunidade na
escola. Entretanto, os professores mais antigos afirmam que isso
é muito difícil porque os pais daquela comunidade são pessoas
carentes econômica, cultural, e afetivamente, com baixa
escolaridade, sem interesse pelo desempenho dos filhos na escola e,
em boa parte, agressivos para com o pessoal escolar.
Chama essa visão depreciativa de
condicionantes:
a)
Ideológicos da participação
GABARITO
01-D
|
11-A
|
21-D
|
31-A
|
41-E
|
51-D
|
61-E
|
71-D
|
81-C
|
91-C
|
02-E
|
12-B
|
22-A
|
32-C
|
42-E
|
52-D
|
62-E
|
72-E
|
82-A
|
92-D
|
03-E
|
13-E
|
23-A
|
33-D
|
43-B
|
53-B
|
63-D
|
73-E
|
83-D
|
93-D
|
04-D
|
14-E
|
24-E
|
34-E
|
44-E
|
54-C
|
64-C
|
74-D
|
84-D
|
94-A
|
05-D
|
15-A
|
25-B
|
35-E
|
45-E
|
55-E
|
65-E
|
75-D
|
85-E
|
95-C
|
06-D
|
16-B
|
26-A
|
36-A
|
46-A
|
56-D
|
66-E
|
76-E
|
86-E
|
96-D
|
07-A
|
17-D
|
27-D
|
37-C
|
47-E
|
57-E
|
67-C
|
77-A
|
87-E
|
97-E
|
08-A
|
18-B
|
28-B
|
38-C
|
48-E
|
58-A
|
68-E
|
78-E
|
88-D
|
98-C
|
09-D
|
19-A
|
29-B
|
39-C
|
49-A
|
59-E
|
69-B
|
79-C
|
89-D
|
99-C
|
10-B
|
20-C
|
30-B
|
40-B
|
50-E
|
60-D
|
70-D
|
80-C
|
90-A
|
100-E
|
101-
B
|
111-E
|
121-A
|
131-B
|
141-A
|
151-A
|
102-E
|
112-B
|
122-B
|
132-A
|
142-E
|
152-A
|
103-B
|
113-C
|
123-C
|
133-E
|
143-D
|
**********
|
104-C
|
114D
|
124-A
|
134-D
|
144-E
|
**********
|
105-D
|
115-A
|
125-B
|
135-C
|
145-E
|
**********
|
106-A
|
116-C
|
126-C
|
136-D
|
146-A
|
**********
|
107-D
|
117-D
|
127-C
|
137-C
|
147-E
|
**********
|
108-D
|
118-A
|
128-B
|
138-E
|
148-D
|
**********
|
109-A
|
119-A
|
129-C
|
139-E
|
149-A
|
**********
|
110-C
|
120-B
|
130-B
|
140-D
|
150-C
|
**********
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade