Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

28 de abr de 2013

COLETÂNEA DE VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (Para projetos, planos de aula etc.)


COLETÂNEA DE VERBOS PARA A ELABORAÇÃO DE OBJETIVOS (Para projetos, planos de aula etc.)




Na elaboração dos objetivos, sejam gerais, ou específicos, as escolhas adequadas do verbo é de crucial importância.Ele é o ponto chave para exprimir a intenção de um educador.
Na formulação de objetivos específicos devemos evitar o emprego de verbos que se prestem a muitas interpretações.


Apresentamos, a seguir, uma lista de verbos para objetivos gerais e específicos, nos domínios: psicomotor, afetivo, cognitivo e social.



VOCABULÁRIOS ÚTEIS PARA EXPRESSAR OBJETIVO


Acentuar
Contar


Adicionar
Contribuir
Generalizar
Rebater
Agrupar
Converter
Grafar
Receber
Analisar
Cooperar
Grifar
Reconhecer
Andar
Correr
Identificar
Recortar
Anotar
Costurar
Ilustrar
Redigir
Aplicar
Criticar
Indicar
Reduzir
Apresentar
Declamar
Interpretar
Registrar
Arbitrar
Decompor
Interpretar
Relacionar
Argumentar
Deduzir
Inventar
Relatar
Armar
Definir
Juntar
Repartir
Arremessar
Demonstrar
Justificar

Assinalar
Descobrir
Lançar
Reproduzir
Atirar
Descrever
Ler
Resolver
Atribuir
Desenhar
Listar
Responder
Calcular
Destacar
Localizar
Responder
Cantar
Determinar
Manipular
Resumir
Caracterizar
Discriminar
Marchar
Reunir
Circundar
Discutir
Medir
Riscar
Citar
Dividir
Modelar
Saltar
Classificar
Dramatizar
Montar
Saltitar
Colaborar
Elaborar
Multiplicar
Separar
Colar
Encenar
Narrar
Simplificar
Coletar
Enlaçar
Nomear
Sintetizar
Colorir
Enumerar
Operar
Solucionar
Combinar
Esboçar
Organizar
Sublinhar
Comentar
Escrever
Participar
Subtrair
Comparar
Especificar
Pegar
Sumariar
Competir
Esquematizar
Pintar
Tabular
Completar
Estabelecer
Planejar
Tocar
Compor

Pontuar
Tocar
Compor
Executar
Preparar
Traçar
Comunicar-Se

Pronunciar
Traduzir
Concluir
Exemplificar
Propor
Transformar
Confeccionar
Expressar
Provar
Transformar
Construir
Extrair
Pular
Usar
Construir
Falar
Racionalizar
Verbalizar
Construir
Flexionar
Reagrupar
Verificar

Verbos inadequados para objetivos imediatos, por serem muito abrangentes ou vagos:

Adquirir
Apreciar
Desenvolver
Saber
Aprender
Conhecer
Entender
Sociabilizar
Aperfeiçoar
Compreender
Melhorar
Valorizar


FORMULAÇÃO OPERACIONAL DOS OBJETIVOS

1º) Começar com um verbo de ação que descreva uma atividade ou um comportamento específico do educando

Exemplo: Confeccionar

2º) Após o verbo de ação, representar o conteúdo referente ao assunto em estudo.

Exemplo:

Confeccionar uma caixa de madeira

3º) Terminar com o rendimento-padrão em termos de avaliação.

Exemplo: Confeccionar uma caixa de madeira durante a aula de artes


OBJETIVOS IMEDIATOS

Na elaboração dos objetivos, antes transcrevê-los pense sempre na frase. Os alunos deverão sercapazes de....................................................................................................

Procedendo desta forma, não correrão o risco de colocarem o seu comportamento e sim o do aluno

EXEMPLOS DE OBJETIVOS GERAIS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

· Desenvolver o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória.
· Adquirir o hábito da prática da atividade física.
· Desenvolver as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
· Contribuir para a aquisição e formação de hábitos higiênicos.
· Aceitar as solicitações do professor e cumpri-las com espontaneidade.
· Propor atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.
· Resolver problemas de ordem corporal em diferentes contextos


EXEMPLOS DE OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
· Realizar as atividades propostas rapidamente sempre atento nos diferentes comandos do professor;
· Identificar as cores conforme o comando do professor;
· Agir com rapidez para recuperar a bolinha correspondente a sua cor durante os exercícios.
· Dramatizar com o jornal, variados movimentos corporais e ações do dia conforme o comando do professor;
· Criar diversas formas e tipos de dobradura com o jornal explorando a coordenação motora fina e grossa
· Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva;
· Demonstrar através dos comandos do professor as variadas maneiras na situação de equilíbrio
· Deslocar-se em diversos sentidos obedecendo as regras e os obstáculos desenhados no chão;
· Participar atentamente das atividades de agilidade durante os jogos propostos.
· Memorizar um maior número de objetos sobre a mesa e depois discriminá-los;
· Executar através de palmas e imitações os exercícios propostos exigindo a atenção das mesmas.
· Ouvir e marcar corretamente os nomes ditados pelo professor;
· Escrever nomes em cada quadro delimitado no jogo do bingo;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Ouvir e realizar as orientações do professor conforme a regra proposta na atividade;
· Identificar o local mais próximo para a execução da atividade;
· Participar dos jogos propostos respeitando as regras.
· Manusear os arcos em diversas formas em diferentes planos na atividade proposta;
· Executar os exercícios de competição com os arcos coordenando os movimentos explicitados durante a aula.
· Desenhar e recortar livremente seguindo as instruções do professor para a montagem do quebra-cabeça;
· Ordenar e encaixar no local adequado as peças do quebra-cabeça;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo
· Relacionar através dos desenhos no chão os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor regente;
· Deslocar-se para os limites propostos conforme o comando do professor.
· Confeccionar as petecas seguindo a seqüência de montagem conforme a explicação do professor;
· Executar um simples movimento de rebater a peteca fazendo um trajeto pelo ar e caindo no chão;
· Combinar movimentos rebatendo a peteca várias vezes realizando assim um simples jogo
· Equilibrar os saquinhos de areia em várias partes do corpo nas atividades explicitadas pela professora durante a aula;
· Respeitar a ordem das colunas e os colegas enquanto as atividades estiverem sendo realizadas;
· Distinguir os diferentes tipos de equilíbrio (externo e interno) conforme explicado pelo professor no decorrer do exercício.
· Dobrar o jornal de várias maneiras finalizando num “barco” e, por conseguinte uma “camiseta”;
· Cantar uma música de acordo com a figura mostrada com o jornal pelo professor;
· Identificar as peças do dominó para completar o jogo.
· Realizar os exercícios com os pregadores, palito de fósforo e sorvete, obedecendo principalmente as regras propostas pelo professor;
· Manter o espírito de competitividade sem que haja intrigas durante as atividades propostas
· Deslocar-se pela quadra com a bola, de forma espalhada sem aglomeração;
· Executar as atividades com a bola atendendo os comandos propostos pelo professor durante a aula.
· Executar o circuito de maneira satisfatória passando por todas as estações;
· Prestar atenção no sinal do professor para a mudança das estações no decorrer do circuito.
· Saltar a corda realizando os diferentes tipos de saltos (apoios)
· Combinar os diferentes tipos de saltos com o ritmo da corda;
· Diferenciar tipos de saltos explicitados durante a aula.
· Identificar as respectivas partes do corpo colando no local indicado;
· Criar movimentos identificando a parte do corpo citada pelo professor no decorrer da explicitação.
· Pular o elástico diversificando os diversos tipos de saltos em diferentes apoios no decorrer das atividades;
· Deslocar-se pela quadra saltando os diversos tipos de apoio conforme o comando do professor;
· Distinguir os tipos de saltos durante a realização dos exercícios.
· Respirar compassadamente observando a respiração do professor e seus comandos;
· Distinguir as fases da respiração (inspirar e expirar) conforme a seqüência dos exercícios


Fonte: Material elaborado através dos textos dos professores da UEL: Josy Ferraz Ramon e Edina Marinez Armacolo e dos professores da UNIPAR: Nelson Luis Posseti e Leda Rossi Gonçalves. Disciplina de Didática - Professora Lucyelena Amaral Picelli - Curso de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade