Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

23 de abr. de 2013

NOVA LDB 9394/96 ATUALIZADA 2013 ENTRA EM VIGOR


A atualização da lei muda algumas das principais regras para o ensino. A partir de agora, criança de 4 anos na escola não é opção dos pais.


A partir de agora, criança de 4 anos na escola não será mais uma opção dos pais. Está na lei. A atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação muda algumas das principais regras para o ensino.

Em uma escola pública de Samambaia, cidade a 40 km de Brasília, já é assim: as crianças podem ser matriculadas a partir dos 4 anos.

“A criança, tem cinco refeições diárias e também ela vai na brinquedoteca, na sala de leitura, na sala de vídeo e também temos aula de educação física”, explica Telma Valquíria, vice-diretora da escola.

Segundo o texto, a educação básica passa a ser obrigatória dos 4 aos 17 anos de idade e será dividida entre Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A mudança obriga estados e municípios a oferecer escola às crianças mais novas. Mas, segundo o Ministério da Educação , eles têm até 2016 para garantir a oferta de vagas a todas as crianças.

“Para a construção de novas escolas, contratação de novos professore. É o prazo necessário para que possa adequar a essa nova realidade”, diz o secretário executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes.

A lei estabelece ainda que o currículo da educação infantil deve seguir a mesma base em todo o país, respeitando a diversidade cultural de cada região. O professor vai ter que acompanhar e avaliar o desenvolvimento de cada criança, mas sem o objetivo de aprovar ou reprovar o aluno.

Segundo a ONG Todos Pela Educação, um milhão e 50 mil crianças de quatro e cinco anos estão fora da escola. “Se a gente conseguir ter uma educação infantil de qualidade para todas as crianças de 4 e 5 anos, a gente tem uma possibilidade muito maior no país de garantir que todas elas estejam alfabetizadas na idade certa e poder ter as condições para viver plenamente sua vida adulta”, explica Priscila Cruz.

Para a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, a mudança representa a democratização do ensino no Brasil. A coordenadora estadual da entidade, Darli Zunino, disse que a ampliação das vagas estará concluída dentro do prazo.

36 comentários:

  1. Olá Eduardo, gostei muito de seu blog, ele tem muito conteúdo, de excelente qualidade, que pode ajudar muito para desenvolver um bom trabalho!!! Pretendo voltar mais vezes para fazer uma visita, e ver todas as suas postagem.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo,

    parabéns pela iniciativa de organizar um Blog com essa quantidade de materiais. Imagino o trabalho que deve dar. Um abraço,

    Alexandre Vasconcellos de Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre,agradeço o comentário. Realmente tenho um pouco de trabalho para achar esses materiais que disponibilizo, alguns cursos preparatórios para concursos são caros então para aqueles que não tem condições tento ajudar da melhor maneira possível e faço com muito prazer, acho que o verbo do momento é compartilhar........abraços e se tiver algo que tbm queira compartilhar estaremos aqui a disposição e darei os devidos créditos...volte sempre

      Excluir
  3. Olá Eduardo, parabéns pelo excelente blog, realmente o verbo do momento é compartilhar, e foi o que fiz, compartilhei o endereço de seu blog com os professores da escola a qual sou diretor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo estarei atualizando com mais materiais.....e obrigado pela visita volte sempre

      Excluir
  4. Boa noite Eduardo! Você tem informações sobre o avanço escolar no Ensino Fundamental I. Por favor, preciso informações sobre esse processo de avanço de um aluno para série seguinte devido sua capacidade e de estar a frente de sua turma intelectualmente.
    Aguardo resposta,
    Rejane

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito de seu blog, ele traz informações sobre o avanço escolar...

    ResponderExcluir
  6. Por favor Exiete alguma LEI, que "OBRIGUE " os professores readaptados a trabalhar no Recesso Escolar?
    Grata, Vera Cardoso

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! gostei muito

    ResponderExcluir
  8. gostei muito, to fazendo um trabalho da faculdade sobre LDB, vou usar algumas dicas obrigado.

    ResponderExcluir
  9. muito legal sua iniciativa..estou estudando pra concurso e realmente sempre existe muitas duvidas....

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu compromisso pela educação! É de arrepiar ver pessoas como vc dedicando seu tempo ao futuro do país.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa de ajudar o próximo atráves do conhecimento, apenas dessa forma podemos mudar a conjuntura hitórica e ainda ataul da sociedade!

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Amei seu blog. Eduardo parabéns sua iniciativa ira auxiliar muitas pessoas, são muito importante Deus abencõe...

    ResponderExcluir
  13. Olá, achei o seu blog muito bom ,com informações diretas e objetivas que ajuda a esclarecer dúvidas de uma forma bem clara.

    ResponderExcluir
  14. Olá, sou Sandra de Itajaí sc.


    Adorei seu blog estou fazendo faculdade de artes visuais, e já sei que vou visitar bastante.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  15. Fábio de Castro13/11/2013, 19:31

    É um absurdo isso!!! Crianças saindo mais cedo ainda de casa sem maturidade nenhuma para encarar esse desafio!!! A perguntam que ficam são:
    Quem vai bancar essa estrutura???Já que tanto o governo federal, quanto governo estadual, quanto o municipal não bancam na maioria das vezes a estrutura existente!!!
    Quem vamos colocar para dar aulas??? Esse pedagogos formados em Faculdades fundo de quintal, analfabetos funcionais???
    E agora quem segura o controle de natalidade??? Onde familias de classe D e E fabricam filhos, como se fosse coelho ou granja!!! Porque agora eu tenho filho a rodo, jogo pro estado e eles que se lixem!!!
    Sendo assim vocês acham isso maravilhoso!!!
    Vocês devem estar trabalhando em outro país!!!
    A maioria das escolas públicas estão sucateadas!!!
    Os salários dos professores é uma vergonha!!!!
    E a pedagogia e a licenciaturas banalisadas!!!
    Que país estamos construindo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei muito dos seus comentários, pois, os professores até do nivel mais baixo deveria ter uma remuneração estimulante.

      Excluir
    2. Verdade!
      Apesar de iniciativa para colocar as crianças mais cedo nas escolas ser bem legal mas cadê o restante?nao adianta colocar os projetos nos papéis tem que tirar dos papéis, e isso curta dinheiro!

      Excluir
    3. Os valores estão na cultura de cada sociedade, o aborto não foi aprovado, as crianças estão ai para serem modeladas, a sociedade pede socorro assim como os professores, não concordo você citar professores analfabetos, pode que exista professores desistimulados, o desejo de servir a sociedade é unica.

      Excluir
  16. Fabio Castro, concordo com suas palavras e respondo sua pergunta com outra pergunta "O que estamos fazendo para mudar essa realidade ??

    ResponderExcluir
  17. Fábio de Castro14/11/2013, 11:19

    Aqui em Chapecó no último no ano de 2012 tiramos uma diretora IDEB da Escola Municipal Mirian Meyerl !!! Um escola sem nenhuma reprovação e 50% de alunos semianalfabetos, analfabetos funcionais, Alunos de 14 anos que sairam (porque esses são impossíveis de reprovar) sem saber ler e escrever. Estes alunos eram passados com a justificativas que vinham de famílias de pessoas sem renda e com ligação com o crime organizado da cidade. Além de tirarmos a diretora foi bancado pelos meus colegas 16 reprovações, o que auxiliou dando um susto nos alunos, voltando a estudar com vontade e vendo que educação é coisa séria e não merenda escolar e festa. Agora tem uma Diretora Ione, juntamente com a Coordenadores Miguelina, Zelinda, juntamente com a equipe de professores fizeram um ano memorável!!! Alunos que diziam que nunca iam aprender se alfabetizando, buscando um comportamento civilizado, lutando por uma realidade melhor.
    Coloco-me a disposição meus serviços meu amigo Eduardo Lopes porque dinheiro, minha família vem em ajudando estou batalhando novamente através dos professores ACT's de Chapecó-SC. Com relação a fazer alguma coisa pelo ensino vocês poderia entrar em contanto com a Diretora Ione que vai se aposentar no final desse ano e não deixar, porque profissionais como ela não existem mais!!! Essa mulher é magnífica!!! E no lugar dela é capaz de voltar politicamente aquela diretora IDEB.
    Quero deixar claro que não sou a favor da reprovação, mas por enquanto de maneira responsável e justificada é ainda o único mecanismo de regularmos algumas coisas na educação.
    Me coloco a sua disposição no email "fced_06@hotmail.com"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoas como a diretora Ione são raras! Fiquei emocionada com suas palavras Fábio! Sou apaixonada pela educação infantil e ainda acredito que com nosso comprometimento tudo pode ser diferente!
      Aldeniza (Tresina/PI)

      Excluir
  18. Oi, meu filho vai fazer 3 anos no dia 03/04 , e mi falaram qe ele nao pode entra no maternal pqe ele nao tem a idade completa ate a data prevista pelo mec qe é dia 31/03, assi ele vai ficra atrazado pqe ano qe vem ele nao vai pra pré 1 e sim pra creche ainda. esta certo isso ? oqe posso fazer ?

    ResponderExcluir
  19. Eduardo,

    Obrigada! Muito interessante e útil o material postado.

    Célia

    ResponderExcluir
  20. Olá, fiquei muito animada com a mudança mas não consigo entender por que tem estados que esta fechando as salas de aula do 1º ao 5º ano do fundamental deixando ótimos educadores desempregados e muitos alunos sem escola, dizendo que é dever do município assegurar vaga para estes alunos sendo que as escolas do município não comportam a quantidade de alunos do estado. Este estado é o da Paraíba, alguém pode me ajudar a entender??

    ResponderExcluir
  21. E sempre importante lembrar que a educação passa por momentos adversos.ainda precisa muito a ser feito pela educação das nossas crianças,jovens e adulto! E uma uma iniciativa como esta,nos transporta a um desejo de fazer mais pela educação.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. OI EU GOSTARIA DE SABER QUAL É REALMENTE A JORNADA DE TRABALHO DO PROFESSOR QUE FAZ CONCURSO PARA 20 HORAS SEMANAIS?

    ResponderExcluir
  23. Aos caros professores que não têm preconceitos ideológicos, sugiro acessarem os excelentes sites www.escolasempartido.org e midiasemmascara.org
    No mais, sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Adorei o seu blog,gostaria de saber,pois ainda estou em dúvida,se eu posso juntar crianças de 4 e 5 anos na mesma sala, é clara que obedecendo os 20 alunos na sala.
    Por gentileza me responda pelo email c.arcadenoe@gmail.com
    Cláudia

    ResponderExcluir
  25. Rose Oliveira30/10/2014, 11:01

    Aprovamos essa lei.
    Nossas crianças precisam e necessitam de estudos, mesmo que os pais não se importem.
    A base é o inicio de tudo!
    Estamos fazendo um projeto com crianças carentes e vemos a grande necessidade de todas essas crianças.
    Mas não vamos desistir
    Elas merecem o melhor
    E o com a ajuda dos pais principalmente, vamos alcançar esse objetivo.

    ResponderExcluir
  26. olá, a educação infantil em período integral é só para crianças que ospais trabalham? E pode por em sala de aula monitores no outras 4hs de recreação?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. GOSTARIA DE SABER SE O NIVEL MÉDIO AINDA É ACEITO PARA CONCURSO,POIS ALGUNS NÃO ESTAÕ COLOCANDO NO EDITAL

    ResponderExcluir
  28. Olá gostaria de saber quais foram as mudanças requeridas na formação do educador pelo cenário atual (legislação LDB 9394-96) muito obrigado Mario

    ResponderExcluir

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade