Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

13 de abr. de 2013

Resumo referenciais


COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Linguagem Oral 


· ouvir, criar e narrar histórias oralmente;
· conhecer diferentes modalidades de linguagem ( história, poesias, piadas, músicas);
· estabelecer trocas verbais com seus colegas e adultos- linguagem socializada-através de diálogo e não linguagem egocêntrica;
· ampliar seu vocabulário;
· vincular o discurso oral com o texto escrito.



Linguagem Escrita

· compreender a funcionalidade da escrita; 
· reconhecer as diferentes formas de registros da língua escrita; 
· construir sua escrita na fase silábica, atribuindo a cada grafia o valor de uma sílaba; 
· reconhecer sons e grafias das letras do alfabeto, através da construção do alfabeto concreto;
 · iniciar a escrita de palavras contextualizadas; 
· criar textos significativos; 
· produzir escritas espontânea; 
· identificar diferentes portadores de texto no aspecto estrutural e linguístico.

Linguagem Sonora / Musical

· perceber diferentes sons produzidos pelo corpo, objetos, natureza, etc.; 
· adquirir noção de sons: duração, ritmo e intensidade; 
· utilizar e criar melodias, músicas e rimas; 
· cantar e dramatizar músicas com criações próprias.

Linguagem Corporal 
· explorar suas possibilidades de movimentos corporais; 
· imitar, reproduza ou recrie movimentos corporais, com ou sem fundo musical orientador; 
· realizar movimentos leves, fortes, rápidos, utilizando várias áreas do espaço; 
· reelaborar o real através do imaginário;
· expressar idéias simples com o próprio corpo;

Linguagem Plástica
· produzir desenhos na fase pré-esquemática;


Matemática 

Classificação:
· classificar objetos com mais de um atributo; 
· estabelecer critérios de agrupamentos, a partir da observação e comparação de objetos ( maior/menor, grosso/fino, grande/pequeno, duro/mole, quente/frio, seco/molhado);
 · estabelecer símbolos para caracterização de agrupamentos;
· reconhecer as formas geométricas; 
· estabelecer correspondência um a um; 
· ampliar sua noção de pertinência ( pertence e não pertence);
· comparar características dos objetos para formação de pares.

Seriação: · realizar arranjos lineares dos atributos dos objetos; 
· ordenar conjuntos de objetos que apresentam entre si diferença constante; 
· estabelecer correspondência serial;
· representar séries graficamente; 
· nomear os elementos da série. 

Sequenciação: 
· identificar, reconhecer e estabelecer sequências através de movimentos corporais, discriminação auditiva, manipulação de materiais e representações gráficas; 
· estabelecer sequências temporais: ontem / hoje / amanhã; passado/ presente/ futuro, manhã / tarde / noite, dias da semana. 

Medida: 
· comparar objetos e/ou pessoas segundo determinadas propriedades mensuráveis; 
· estabelecer medidas de comprimento utilizando palmo, pés e passos. 

Espaço: 
· identificar situações dinâmica dos objetos ou pessoas, sempre indicando movimento: de um lado e de outro; pra frente / para trás; para o lado, para cima, para baixo; na mesma direção / mudando de direção; ordenar elementos variados; lateralidade: esquerda / direita tendo objetos como referencial.

Tempo:
· Desenvolver a habilidade de estabelecer relações entre passado / presente / futuro ( antes, agora e depois); hoje e ontem; dias da semana.

Quantificação / Número:
· manipular objetos contáveis estabelecendo correspondência um a um;
· comparar quantidades; · reconhecer os números no contexto da atividade; 
· explorar contagem de rotina.

Natureza e Sociedade 

Grupo Social:
· Conhecer o nome das pessoas de sua família, relações de parentesco e funções que elas exercem ( num contexto mais amplo: avós, tios, primos, netos...);
· Compreender a importância das regras e convenções sociais

( por favor, com licença, muito obrigado, ...);

· Identificar e respeite os direitos e deveres de cada pessoa da família e da escola; · Identificar as funções das pessoas que trabalham na escola;
· Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito.




Tempo:
· confrontar a sua vida com a história de vida das demais pessoas.



Espaço:

· conhecer local e tipo de moradia;
· explorar bairro onde mora e onde estuda;
· estabelecer pontos de referência à sua casa, escola e vizinhança;
· explorar novos espaços e cada vez mais amplos.


Elementos Sócio- Culturais do Cotidiano:
· identificar os tipos de construção, tipos étnicos ( com hábitos e costumes), existentes em seu ambiente;
· conheça a importância das datas comemorativas e significativas (aniversários, cívicas e folclóricas);
· reconheça a importância dos meios de comunicação no seu cotidiano.

Trabalho: 
· Identificar a importância do trabalho para a vida; 
· Estabelecer relações entre trabalho e sobrevivência;
· Reconhecer o valor do trabalho cooperativo e organizado e sua importância para a sociedade. 


Corpo humano 
Ser Humano:
· conhecer e identificar partes e órgãos do corpo e suas funções (movimentos respiratórios, pulsação e batimentos cardíacos, transpiração e eliminação);
· explorar os órgãos dos sentidos; 
· estabelecer semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o de outras pessoas; 
· valorizar a prática cotidiana de hábitos favoráveis à saúde.

Animais: 
· identificar os usos feitos pelo homem ( alimentação, criação, transporte, exploração, extinção); 
· identificar a preocupação com o equilíbrio da natureza, cadeia alimentar, preservação. 


Meio Ambiente: 
· observar, perguntar, interpretar e registrar experiências relacionadas a terra, ar, água e fogo; 
· observar os fenômenos da natureza ( chuva / sol, dia / noite, vento,ar, rios );
· observar e realizar misturas de materiais diferentes ( café com leite, leite com chocolate, água e açúcar, e sal, óleo, e areia, etc. ); 
· conhecer e realizar comparações entre estações do ano, o dia e a noite, alguns astros, explorando semelhanças e diferenças.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade