Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

3 de jun. de 2013

Plano de Aula - A arca de Noé/Vinicius de Moraes

Livro: "A arca de Noé" - Vinicius de Moraes.

Tema: A Casa
Tipo de atividade: atividades interdisciplinar envolvendo leitura, escrita, Matemática, História e Geografia.




Proposta de atividade:
Dando seqüência ao projeto: "Cantarolando com
Vinicius de Moraes", iniciou-se as atividades
com o poema "A Casa", ouvindo-se a música
no CD. Após foi escrito, tendo a professora como escriba, a poesia em papel pardo e foi feito a ilustração pelas crianças.
Diversas outras atividades foram realizadas como é feito com todas poesias trabalhadas.
                                                                                                   
Primeiramente as crianças explanaram como
era sua casa, quais os cômodos existentes
nesta, montando uma casa, em seu caderno,
utilizando a planta como mostra ao lado.





No livro didático de História, algumas atividades pertinentes a
este tema foram realizadas,
havendo a observação das cenas
e a realização de algumas
atividades propostas partindo
da observação das figuras,
envolvendo contagem e
orientação espacial.


Em outro momento,continuando a usar as atividades existentes no livro, verificamos como eram as casas
antigamente, trabalhando-se, também, a
poesia "O quintal" de Cora Coralina
fazendo-se a interpretação e a
linha do tempo com os dados históricos
que a poesia nos oferece, atentando para
as mudanças ocorridas nesta casa durante
todos os anos.



Realizamos também a ilustração, individual, da poesia, o que será parte integrante do livro com as diversas
poesias de Vinicius de Moraes trabalhadas,
foi utilizado palitos de sorvete para
montar a casa.





Outra parte integrante do nosso livro são as atividades pertinentes a poesia, realizando-se nesta a interpretação, liga pontos, que forma uma casa, completaram as estrofes do poema e a lista do que não tinha na casa.




 












Para finalizara os trabalhos com esta poesia, foi confeccionado uma casa com dobradura, retratando como era a casa de cada um externamente, para ser levado para casa.























Todas as vezes que se inicia o trabalho com a poesia esta é recitado, pelas alunos, como as demais trabalhadas anteriormente também.



O que se pretende que os alunos aprendam: Nesta atividade estão envolvidos diversos objetivos a serem atingidos em várias disciplinas, como:
- Língua Portuguesa: leitura, conhecimento da estrutura de um poema, versos e estrofes, o que vem a ser uma ilustração, conhecimento da letra inicial da palavra "CASA", interpretação e desenvolvimento da oralidade ao recitar.
_ Matemática: contagem, através dos cômodos, seqüência numérica, liga-pontos e orientação espacial, através da observação da planta de uma casa.
_ História: noção temporal e observação das casas anteriormente, destacando-se semelhanças e diferenças.
_ Geografia: moradia.

INTERVENÇÕES:
Explicação inicial dada aos alunos sobre o que terão de fazer:
Sempre no início da aula é feito a rotina do dia e ao início de cada atividade é relatado ao alunos o que se pretende que seja feito de forma clara e objetiva.

Agrupamento dos alunos:
Os alunos são agrupados em duplas, ora livremente, ora de acordo com suas hipóteses de escrita, dependendo do objetivo a ser atingido na atividade.

Perguntas que serão realizadas durante o desenvolvimento das atividades, a fim de potencializar a reflexão dos alunos:

Os questionamentos são feitos de acordo com o que se está sendo trabalhado, aqui os questionamentos foram em torno do número de versos, estrofes, letras necessárias para se escrever o que se desejava, como era a estrutura da casa de cada um, destacando as semelhanças e diferenças entre elas, como eram as casas antigamente e quais as mudanças observadas, questionamento quanto a observação da planta de uma casa quanto a orientação espacial, entre outros questionamentos que forma surgindo naturalmente ao se tratar dos assuntos trabalhados. 

Um comentário:

  1. Maravilhoso!as postagem tem ajudado muito para uma diversidade na maneira de trabalhar e obter respostas positivas,continuem colaborando!

    ResponderExcluir

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade