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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

30/06/2013

QUESTÕES SOBRE LDB

Questão: 01 . 
O sistema de avaliação proposto pela LDB 9394/96, problematiza a avaliação classificatória, por alguns identificados como garantia de um ensino de qualidade. A nota classificava o “bom” e o “mau” aluno. Hoje, devemos considerar o erro algo construtivo, procurando desenvolver saberes e competências para resolver situações problema simples ou complexas. Assim, o procedimento que pode levar o educador a atingir esses objetivos é:
(A) repetir as tarefas e utilizar os mesmos recursos a fim de oferecer mais uma oportunidade de revisão do erro;
(B) buscar a origem do erro cometido pelo aluno, procedendo, com ele, o caminho que o levou a cometer o erro;
(C) quantificar os erros cometidos, determinar os mais freqüentes e propor exercícios complementares;
(D) recolher e corrigir o material do aluno, objetivando que esta correção seja por ele posteriormente analisada;
(E) estimular a repetição de exercícios, determinando atenção naqueles em que o erro foi verificado.


Questão: 02 . 
O pensamento pedagógico positivismo ganha expressão no cenário educacional mundial em fins do século XIX, principalmente a partir da difusão das idéias dos seguidores de Augusto Comte. Entre as propostas dos positivistas para a melhoriado ensino, destaca- se a ênfase.
(A) nas disciplinas de cunho humanístico e nas letras clássicas;
(B) no ensino de base confessional e na crítica à escola laica;
(C) nas disciplinas científicas, com base no experimentalismo;
(D) na memorização de conceitos básicos das ciências naturais;
(E) no ensino da língua materna e das regras gramaticais. 

Questão: 03 .
Como proposta pedagógica prevista na LDB 9394/96, a construção do Projeto Político Pedagógico cria novas formasde organização escolar. Assim, o Projeto Político Pedagógico interfere na organização da escola com o objetivo de:
(A) refletir sobre a demandas da comunidade frente às exigências do mercado;
(B) tornar os profissionais da educação únicos responsáveis pelo sucesso do aluno;
(C) apoiar a participação política da comunidade junto ao Conselho Estadual de Educação;
(D) acentuar a participação da comunidade escolar nos projetos pedagógicos;
(E) promover a transversalidade dos conhecimentos aplicados na escola. 

Questão: 04 . 
A didática tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem na relação educacional, ou seja, é umaatividade que se unifica na práxis de quem ensina. Considerada disciplina eminentemente pedagógica, a didática tem como objetivo principal:
(A) construir as metodologias de ensino;
(B) efetuar a articulação com outras ciências da educação
(C) favorecer o desenvolvimento pleno do educando;
(D) oferecer ao professor o domínio das técnicas de ensino;
(E) promover a relação teoria e prática. 

Questão: 05 . 
Na perspectiva da educação inclusiva, quando refletimos sobre a formação do educando, cabe à escola, democrática e
comprometida com a cidadania o seguinte papel:
(A) construir práticas pedagógicas para atender apenas aos alunos com dificuldades de aprendizagem;
(B) estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças de grupos minoritários;
(C) incluir sempre numa mesma turma alunos de diferentes classes sociais;
(D) incentivar a participação exclusiva dos atores educativos na formulação de políticas de inclusão:
(E) desenvolver avaliações coletivas com vista ao envolvimento da comunidade escolar. 

Questão: 06 . O processo de elaboração e desenvolvimento do Projeto Educativo de cada escola pressupõe:
(A) integrar os profissionais da escola, considerando seus anseios, necessidades e motivações como leque único de participação nasdecisões;
(B) valorizar o plano como documento sistemático que será incorporado por toda a equipe escolar que trabalhar de forma articulada;
(C) tratar as questões escolares e educativas de forma simples, criando um clima institucional amigável e propício à reflexão;
(D) repensar o papel e a função da educação escolar, refletindo sobre a dimensão do presente sem esquecer a dimensão do futuro;
(E) estabelecer estratégias de coleta e organização de dados que apontem as formas de preparação dos alunos para a vida adulta e profissional. 

Questão: 07 . “Planejar é antecipar mentalmente uma ação a ser realizada e agir de acordo com o previsto, é buscar fazer algoincrível, essencialmente humano: o real ser comandado pelo ideal.” (Vasconcellos, 1995). Em relação ao ato de planejar, NÃO écorreto afirmar que é:

(A) apenas algo se faz antes de agir;
(B) agir em função daquilo que se pensou;
(C) comprometer-se com a concretização daquilo que foi elaborado enquanto plano;
(D) uma forma de intervir e interagir com as condições dadas para que determinadas coisas venham acontecer. 

Questão: 08 . 
Para Vygotsky, a construção de conceitos na criança é um processo:
(A) espontânea; 
(B) herdado biologicamente; 
(C) de trocas simbólicas; 
(D) passivo. 
(E) militar 

Questão: 09 . 
Assinale a alternativa incorreta em relação ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente:
(A) Um abrigo, para poder funcionar, deve estar registrado no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
(B) O adolescente maior de 14 anos pode trabalhar desde que tenha registro em carteira.
(C) A criança e o adolescente têm direito a acesso a escola pública e gratuita próxima de sua residência
(D) Os hospitais são obrigados a permitir e viabilizar a permanência dos pais junto com os filhos internados dia e noite.
(E) Só pode existir um conselho municipal de direitos da criança e do adolescente em cada município. 

Questão: 10 . Sobre aprendizagem no ECA é correto dizer que:
(A) Quando um menino de 15 anos começa a trabalhar com o pai em uma oficina mecânica, está na condição de aprendiz.
(B) A aprendizagem substitui o ensino médio, tendo os certificados de conclusão de uma e outro o mesmo valor.
(C) A aprendizagem não pode ocorrer entre 22h:00 de um dia e as 05h:00 do dia seguinte.
(D) Aprendizagem não assegura ao adolescente os direitos previdenciários e trabalhistas. 


GABARITO

01-B  /02 - C/   03 - D /04 - E /05 - B /06 - D/   07 - A /08 - C/   09 - B /10 - A

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