Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

16 de jun. de 2013

SEQUÊNCIA - ÁGUA




TEMA: Água.
EIXO: Natureza e Sociedade.
TEMPO PREVISTO: 2 ºsemestre.
BLOCOS DE CONTEÚDOS:Fenômeno da natureza (estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (chuvas)e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem.
OBJETIVO: Estabelecer algumas relação entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem,valorizando a sua importância para a preservação das espécie e para a qualidade da vida humana.
ETAPAS PREVISTAS: Levantamento de hipótese.
1. Você tem medo de chuva?
2. Vamos fazer o barulho da chuva?
Para ouvir o barulho da chuva bater dois dedos na palma da mão bem rápida.
3. Você tem medo de trovão?
Vamos imitar o trovão?
4. O que podemos fazer para nos proteger da chuva?
5. Quem já foi passear num dia de chuva?
6. Brincar de chuvinha com a mangueira.
7. Você gosta de chuva ou sol?
8. Você pode viver sem água?
9. Onde você utiliza água?
10. Quem mais precisa de água?
11. Listar os prejuízos das chuvas.
12. Listar os benefícios da chuva.
Comentar com se forma a chuva contando uma história muito interessante.


A GOTINHA INTELIGENTE:
EM UM LAGO VIVIAM MUITA GOTINHAS DE ÁGUA.
NUM CERTO DIA O SOL ESTAVA MUITO QUENTE ELAS RESOLVERAM SAIR PARA PASSEAR.
(EVAPORAÇÃO DA ÁGUA).E VOARAM PELO AR SUBIRAM... SUBIRAM....
FAZER UM LAGO BEM BONITO.

UMA DELAS DISSE:
FICAR JUNTAS PARA NÃO NOS PERDERMOS E TODAS CONCORDARAM DANDO AS MÃOS.
(FORMAÇÃO DAS NUVENS).

ERAM MUITAS GOTINHAS JUNTAS GIRANDO GIRANDO...(MOVIMENTAÇÃO DAS NUVENS)
ELAS CAMINHAVAM E ENCONTRAVAM MAIS GOTINHAS DE ÁGUA.
VAMOS DESENHAR MUITAS NUVENS.
DE REPENTE, UMA DELAS DISSE:
JÁ ESTÁ FICANDO TARDE!
VAMOS VOLTAR PARA O LAGO?
E TODAS DESCERAM JUNTAS EM FORMA DE CHUVA (FORMAÇÃO DE CHUVA)
DESENHE AS GOTINHAS CAINDO NOVAMENTE NO LAGO.
CANTAR A MÚSICA

Patinho na chuva. (ciranda cirandinha)
Cai a chuva plec,plec...
Cai a chuva de mansinho
E o patinho amarelinho
O seu banho vai tomar
Esfrega aqui ,esfrega ali.
E o patinho não se cansa.
De na chuva se lavar.
Quá,qua,qua.. Quá,quá,quá,quá.

(FAZ DE CONTA)
Pedir para as crianças peguem uma folha de sulfite e fazer de conta que estão tomando banho, esfregando todas as partes do corpo (música do chuveiro)
Chuveiro, Chuveiro
Não faz assim comigo
Chuveiro, Chuveiro,
Não molhe seu amigo.
Se eu fosse o Totó
Não precisava me secar
Era só me chacoalhar.(fazer igual cachorrinho)balançar o corpo.

EXPERIÊNCIA MOSTRAR A VAPORIZAÇÃO DA ÁGUA.
1-Uma chaleira aquecida ,mostrar o vapor que sai da água quando ela começa a ferver.
Levantar a tampa da chaleira e mostrar as gotinhas de água que ficam nela é como se fosse a chuva.
2-Um saquinho plástico com água fechado exposto ao sol (o saquinho facará embaçado isto comprova a evaporação da água).
3-Macarrão dançarino.
Uma vasilha transparente colocar bicarbonato de sódio e vinagre(oxigênio se desprenderá e irá se juntar o macarrão cru, fazendo que este se movimenta.

Materiais:utilizados:
Livros para pesquisa:
A gotinha inteligente.
Fita de vídeo(chuá chuaágua.
Papéis variados.
Colagem ,Lápis ,Algodão

AVALIAÇÃO
Houve participação de todos na experiência? Conseguiram se expressar através do desenho?

BIBLIOGRAFIA:
chuá,chuaágua: www. tvcultura.com.br
Coleção carrossel pré-escola.Terceiro estágio
Autora Erdna Perugine Nahum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade