Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

18 de out. de 2013

PARA NÃO ESCORREGAR NO PORTUGUÊS


Separamos algumas dicas para te ajudar a não escorregar no português:

A/Há: Por incrível que pareça, ainda é muito confundido o uso dos dois vocábulos. Nesse caso, o que vale é dizer que, quando se refere a tempo decorrido, a forma correta é a segunda.

A vista/À vista: A crase, como todo mundo sabe, é usada quando referida em palavras femininas. Por tanto, a segunda forma é a correta.

Anexo/anexa/em anexo: Quem nunca ficou em dúvida nesse caso? O esclarecimento é o seguinte: “anexo” é adjetivo e deve concordar com o substantivo a que se refere, em gênero e número.

E nem/nem: Poucos sabem, mas a conjunção “nem” significa “e não”. Sendo assim, a segunda forma é a certa.

Hora/ora: Surpreendentemente, a expressão “por hora”, com “h”, refere-se ao tempo, a marcação em minutos. Já a “por ora”, dá a ideia de “no momento” ou “agora”. É um advérbio de tempo.

Maiores informações/ mais informações: Muita gente ainda tem dúvidas sobre as duas formas. Para esclarecer, pode-se afirmar que o vocábulo “maior” é comparativo e não é pertinente nesse sentido.

No aguardo/ ao aguardo: Esse é muito recorrente e também muito usado equivocadamente. O correto é o segundo, porém o mais usado é o primeiro.

O mesmo/ele: Sabemos que é difícil às vezes buscar sinônimos para substituir determinada palavra usada inúmeras vezes num texto. Porém, é importante lembrar que o “o mesmo” não pode fazer esse papel. O jeito é recorrer ao “ele”.

Mão-de-obra/mão de obra: O correto é o segundo. Vale ressaltar que é necessário estar ciente dos termos que possuem hífen, fruto de gerações de erros excessivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade