Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

16 de nov. de 2013

RESUMO PARA A PARTE DISSERTATIVA

Sucessos a todos!
DISSERTAÇÃO: consiste na exposição lógica de ideias discutidas com criticidade, por meio de argumentos bem fundamentados.

1 – Requisitos:
a) Correção: obediência às normas gramaticais.
b) Clareza: qualidade de organizar palavras, frases e períodos para transmitir, de forma compreensível, as ideias.
c) Concisão: habilidade de selecionar palavras com significado preciso, transmitindo ideias de forma sucinta e sintética. O procedimento oposto é a prolixidade, defeito que deve ser evitado.
d) A coesão, ou conectividade sequencial, é a ligação, o nexo que se estabelece entre as partes de um texto, mesmo que não seja aparente. Contribuem para esta ligação elementos de natureza gramatical (como os pronomes, conjunções, preposições, categorias verbais), elementos de natureza lexical (sinônimos, antônimos, repetições) e mecanismos sintáticos (subordinação, coordenação, ordem dos vocábulos e orações). É um dos mecanismos responsáveis pela interdependência semântica que se instaura entre os elementos constituintes de um texto.

LEMBRETES:
• Apresentar letra legível e distinguir as Maiúsculas das minúsculas.
• Não usar a 1ª pessoa ( eu/nós)
• Evitar exceder o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos ou mínimos.
• Evitar o uso de modismos, vícios e gírias.
• A linguagem deve ser clara e precisa.
• Cortar as abreviações e o etc.
• Frases demasiadamente longas devem ser evitadas, assim como parágrafos de uma só frase.
• Além da adequação ao tema, a redação deve ter ligação entre as partes.
• No 1º parágrafo coloque só a ideia básica, que será detalhada nos outros parágrafos.
• Não deixe suas opiniões se esgotarem no primeiro parágrafo.
• Evite expressões repetidas, coloque sinônimos.
• Enxugue as melhores ideias e tire o supérfluo.
• O rascunho é a melhor garantia de uma redação correta.

Erros comuns nas provas de redação:

1) Fuga ao tema proposto.
2) Uso de clichês
3) Uso indevido de conectivos.
4) Circularidade.
5) Falta de paralelismo.

Questões

1) A sexualidade tem grande importância, visto se relacionar com a busca do prazer, bem como a uma necessidade fundamental do ser humano.
2) O processo avaliativo é inerente ao ato de aprender, pois a avaliação se processa no dia-a-dia. Não se limita a uma prova, um exercício, uma tarefa.
A progressão continuada é um regime de organização escolar previsto na LDB. A progressão continuada tem como princípio a flexibilidade na organização do ensino. A progressão continuada tem como princípio o respeito ao ritmo de aprendizagem do aluno.
3) A professora Ana Maria considera que no regime de progressão continuada, o aluno passa de uma série para a outra sem saber coisa alguma dos conteúdos, sem aprender, consequentemente, sem ser avaliado. Comente as afirmações da professora.
4) Educação Inclusiva.
O projeto pedagógico de uma escola é uma construção coletiva de toda a comunidade escolar e tem como desafios a convivência com as diferenças, a cooperação, dar ou estabelecer prioridades de acordo com a realidade de cada estabelecimento. Para interpretar as propostas apresentas, o professor deverá entre outros conhecimentos, compreender os elementos necessários a estruturação do mesmo. Embora não haja formas fixas, aponte os elementos essenciais para a estruturação do projeto pedagógico. (Currículo é cultura)
5) Discuta a afirmação: “tudo pode ser transformado em linguagem de projeto”.
6) Como deve ser avaliado o projeto pedagógico da escola?
7) Como deve ser avaliada a participação dos alunos no projeto? Como deve ser feita avaliação final do projeto?
A professora da 6ª série de uma escola pública não consegue resolver o problema da indisciplina na sala de aula, pois de acordo com a ela, os alunos estão desmotivados, e sem interesse para aprender, além de revoltados e mal educados. Como ela deveria proceder para solucionar o problema?
9) A escola “Pedro de Albuquerque” ao avaliar a participação da comunidade na escola, conclui que a ela é de alta qualidade, pois os pais sempre colaboram com tudo de que a escola precisa: ajudam nas festas, na reparação de pequenos consertos, pintura da escola, comparecimento às reuniões. Comente a conclusão da escola.
10) Por que uma escola democrática deve garantir a existência dos colegiados? Explique a atuação concreta do colegiado na escola.
11) De acordo com Edgar Morin, quais componentes da missão antropológica do milênio (antropoética) a escola deve assumir?
12) Caracterize as principais condutas do professor como mediador pedagógico.

1. SACRISTAN. Como deve agir o profissional do ensino na elaboração de um currículo que pretende a transformação do ensino superando práticas reprodutoras de conhecimento?
2. FREURI. Para construir uma educação intercultural o que devemos considerar na proposta pedagógica com relação à cultura e à mídia?
3. O grande problema da educação não é discutir se a educação pode ou não pode, mas é discutir onde pode, como pode, com quem pode, quando pode; é reconhecer os limites que a prática impõe. Quais pressupostos se podem levantar a partir da proposta de Rosita E. Carvalho, considerando o exposto no texto e a Política Nacional de Educação Inclusiva?
5. LUCKESI. Segundo Luckesi, qual proposta em avaliação visa a superação de fracasso escolar?

créditos:https://www.facebook.com/luisvicente.ferreira/posts/3605445072539

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade