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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

21 de ago. de 2014

Roteiro para análise, discussão e construção do Projeto Político-Pedagógico da escola

1. IDENTIFICAÇÃO: nome da escola, endereço, caracterização da clientela e caracterização geral
(aspectos históricos da escola, estrutura física, recursos humanos e materiais, modalidades de
ensino ofertadas, número de alunos e de turmas, horários dos diferentes períodos, calendário
escolar, quantidade de profissionais, recursos financeiros)

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Filosofia da escola: analisar se a escola explicita as concepções de homem, educação e sociedade,
bem como a função social da escola. Refletir se a fundamentação está coerente
com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, indicação n.º 004/99 do Conselho
Estadual de Educação incorporada à Deliberação nº 014/99 – CEE.
2.2 Princípios didáticos-pedagógicos da Instituição: analisar se as concepções que norteiam o
processo de ensino-aprendizagem (conhecimento, ensino, aprendizagem, currículo, objetivos
da escola, entre outros) estão coerentes com os pressupostos filosóficos.
2.3 Ações didático-pedagógicas a serem desenvolvidas durante o tempo escolar e com a comunidade:
verificar se a escola propõe atividades de enriquecimento curricular, palestras,
filmes, passeios, projetos diversificados, além de ações de integração com a comunidade.

3. METODOLOGIA DE ENSINO: analisar como a escola propõe o desenvolvimento da prática pedagógica,
a organização do ensino (planejamentos bimestrais, projetos, eixo temático ou outra
forma), a interdisciplinaridade, relação professor-aluno e a função de mediação do professor.

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: verificar o Núcleo Comum e a Parte Diversificada, explicitação
de habilidades e competências básicas, dos conteúdos, metodologia de cada área do conhecimento
na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Observar se a escola focaliza encaminhamentos
para a Educação Especial/Inclusão e Educação de Jovens e Adultos. Verificar como a
escola está organizada (em série, ciclos etc.).

5. AVALIAÇÃO: analisar o processo de avaliação, classificação, promoção, plano de apoio pedagógico,
bem como as fichas de acompanhamento e registro do desempenho do aluno.
Do planejamento à avaliação – Inclusão, esse é o nosso maior papel

5.1 Avaliação Institucional: verificar se a escola propõe um plano de avaliação sistemática do
Projeto Político-Pedagógico e das ações propostas e se prevê o envolvimento da comunidade
e do Conselho de Escola.

6. PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA: analisar se existe uma proposta de aperfeiçoamento profissional da Mantenedora e da Escola.

7. GESTÃO ESCOLAR: analisar se a gestão da escola está fundamentada nos princípios de participação,
autonomia e flexibilidade, bem como se prevê a participação efetiva dos segmentos da escola, inclusive do Conselho de Escola, Conselho de Classe, Representantes de turma, APPF, Regimento Escolar, Plano de Ação e outros.

8. REFERÊNCIAS: verificar se o referencial teórico utilizado é citado no documento.

9. ANEXOS

• Ato de aprovação do Regimento Escolar
• Ato de aprovação do P.P.P.
• Plano de Ação

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