Jornal:
material barato, fácil de encontrar, rico em signos verbais e
não-verbais.
APRENDENDO
COM O JORNAL
A
escritora francesa Nicole Herr publicou, pela editora Dimensão, dois
livros inteiramente dedicados ao uso do jornal como material de apoio
à escola: Aprendendo
a ler com o jornal
e 100
fichas práticas para explorar o jornal na sala de aula.
Conheça, a seguir, algumas entre as centenas de idéias sugeridas
pela autora. Os exemplos aqui transcritos, embora fragmentados (no
livro, cada atividade encontra-se inserida em unidades com conteúdos
completos), foram selecionados segundo sua viabilidade para
utilização independente do contexto geral da obra.
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- Fazer
a criança pegar dois papéis (um deles, o papel-jornal) de
dimensões idênticas. Ela deve sentir a diferença ao tocá-los,
depois manipulá-los e, finalmente, reconhecer, com os olhos
fechados somente tocando, o papel-jornal. Proceder da mesma forma
pelo barulho, pelo olfato e pela visão.
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- Colocar
à disposição das crianças suportes de escrita muito
diferentes: anuário, enciclopédia, revista de TV, propagandas,
receitas de cozinha, manuais de montagens, fichas de encomendas...
Fazer conhecer os nomes dos suportes.
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- A
partir dos cabeçalhos de jornais locais: escrever o nome dos
jornais; referenciar o preço deles; informar-se sobre os preços
de 1 litro de leite, 1 bisnaga de pão, 1 quilo de café; comparar
cada preço com o do jornal diário.
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- Contornar
na primeira página: o nome, com negro; as manchetes, com
vermelho; as ilustrações, com azul; as propagandas, com amarelo.
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- Observar
rapidamente uma ilustração jornalística. Fazer desaparecer a
imagem. Responder às questões: situar o lugar, o momento, as
personagens (roupa, idades, profissões...), a ação etc.
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- Fazer
um estudo comparativo de fotos encontradas em diferentes jornais
sobre o mesmo tema.
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- Escolher
jornais regionais cujos nomes evocam cidades ou regiões
conhecidas das crianças: Correio Brasiliense, Jornal de Brasília,
Folha de S. Paulo, Estado de Minas, Diário de Pernambuco etc. A
partir de um mapa político, localizar os nomes dos jornais de sua
região e nomes de jornais conhecidos de outras regiões.
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- Recortar
e classificar, por categorias, imagens de imprensa: fotografias,
logotipos, desenhos, esquemas, símbolos...
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- Pela
leitura de uma imagem recortada que ilustra um artigo de imprensa,
emitir hipóteses sobre o conteúdo correspondente; escrever uma
legenda e compará-la com a verdadeira legenda; ler ou pedir que
leiam a matéria.
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- Ler
uma matéria curta ilustrada cuja imagem esteja escondida.
Imaginar a ilustração e depois comparar suas hipóteses com a
imagem da matéria
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- Recortar
as propagandas de um jornal. Definir os alvos privilegiados dessas
propagandas (ex.: homens => carros/mulheres => alimentação,
objetos domésticos...).
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- Tendo
separado títulos e matérias, associar cada título à sua
matéria. Justificar no título a escolha da pontuação, do
estilo, do conteúdo com relação ao sentido da matéria.
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