POETIZAR,
FRUIR E CONHECER ARTE
O
livro Didática do Ensino da Arte - A
Língua do Mundo. Peotizar, fruir e conhecer arte,
das autoras Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque e M. Terezinha
Telles Guerra, Coleção Conteúdo e Metodologia, da Editora FTD, é
uma obra que se destina a alunos de Magistério e Licenciatura, e
serve também como um referencial importante para atender aos anseios
dos professores de arte atuando nas escolas.
As autoras são de há muito conhecidas por suas valiosas
contribuições para o ensino na área da arte. Elas são artistas em
seu métier de ensinar, como o são na vida do cotidiano de sua
produção em arte, aliando a sensibilidade do artista ao amor do
educador, transformando o ensino em arte e a arte em ensino de viver,
de conviver e de desvendar o mundo.
A obra versa sobre conteúdo e metodologia voltados para a formação
do professor de arte em curso superior ou magistério e enfoca as
linguagens específicas das artes visuais, música, teatro e dança,
no contexto mais amplo da arte. O problema de “o quê e como
ensinar arte” é abordado de maneira muito clara e original. A
apresentação dos conhecimentos se dá de forma poética,
construindo uma estrutura de aprendizagem que vai se organizando,
possibilitando a elaboração individual e coletiva do conhecimento.
O livro apresenta uma visão contemporânea do ensino da arte como
área do conhecimento, sem no entanto descuidar de tudo aquilo que
faz a verdadeira essência do fazer artístico, do que a arte tem de
mais essencial, qual seja seu potencial expressivo e simbólico.
Desta forma, o conhecimento é sempre tratado como “conhecimento
expressivo”. Buscando exemplos nas diferentes linguagens
artísticas, tanto na arte erudita quanto na arte oriunda da cultura
popular, as autoras discorrem sobre o fazer artístico, a fruição
estética, a apreciação e a leitura da obra e sua contextualização
através da história e da cultura.
O trabalho está organizado em uma sequência muito lógica, que
inicia com uma discussão sobre a linguagem da arte através do homem
ser-no-mundo, de seu repertório cultural-artístico, até a sua
presença como ser simbólico, ser-de-linguagem.
Desde a pintura das cavernas até os artistas mais contemporâneos,
este livro busca levar os professores a analisar as obras de arte, de
seu próprio ponto de vista. É essa compreensão pessoal, essa
imersão na arte, que as autoras perseguem ao longo de toda a obra, e
que, por essa razão, vem a se constituir em um marco no ensino da
arte no Brasil.
O livro nos conduz, passo a passo, pelos caminhos da fruição e da
leitura da arte, alicerçados em textos teóricos básicos da maior
importância e pertinência, e onde autores consagrados que
trabalharam sobre o conteúdo da arte são introduzidos de foram
didática. Leituras são então sugeridas, como complementação para
o entendimento, oferecendo múltiplos caminhos de abordagem para a
arte. As autoras vão, desta forma, abrindo janelas para o mundo
teórico da arte e de seu ensino, ampliando uma compreensão só
possível neste mergulhar sensível realizado através do fruir e do
pensar.
Na busca de compreender a trajetória expressiva da criança, são
traçados paralelos entre os principais autores que estudaram o
desenvolvimento expressivo. Esse desenvolvimento é apresentado sob a
forma de movimentos em espiral crescente, indo do modo mais intuitivo
em direção ao conhecimento simbólico e à poética pessoal.
Apresentando a origem etmológica das palavras-chave, as autoras
buscam uma compreensão mais profunda de uma série de conceitos que
estamos acostumados a interpretar de maneira superficial. Da mesma
forma, após cada capítulo são sugeridos exercícios teóricos e
práticos, que visam reforçar o conhecimento expressivo do leitor.
São exercícios “para você pensar, para você fazer, para você
ler na obra de arte, diário de bordo, para saber mais...” onde são
propostas diferentes situações de aprendizagem.
Alguns dos títulos são muito sugestivos e expressam exatamente
esse sentimento de deslumbramento e de emoção que se apodera de nós
frente a uma obra de arte, ou ainda o sentimento de plenitude só
possível no momento da criação.
Consideramos que esta obra pode se constituir em um importante
auxílio aos professores na compreensão dos Parâmetros Curriculares
Nacionais pelos professores, pois aborda e esclarece questões
relevantes presentes nos PCNs, bem como introduz o leitor aos autores
mais influentes nos referenciais teóricos dos Parâmetros.
É um livro de estudos mas é também um livro de cabeceira,
daqueles que se gosta de manusear e consultar seguidamente, onde
vamos encontrar sempre alguma coisa nova, de que não nos havíamos
apercebido antes, seja um texto, seja um conceito, seja uma metáfora.
Certamente, é o livro que todos nós precisamos, para nós mesmos,
para nossos alunos, futuros professores, para os pais...
creditos : Ivone Mendes Richter
Olá professor gostei muito do seu blog, suas explicações sobre o livro me ajudou muito. Parabéns.
ResponderExcluirA leitura desta resenha me foi muito ùtil, obrigada!
ResponderExcluirObrigada,pela ajuda,Parabéns pela resenha!!!
ResponderExcluirExcelente essa resenha, me ajudou muito a compreender a estrutura do livro e entender mais sobre Didática do Ensino de Arte na visão das autoras.
ResponderExcluir