Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

19 de jan de 2013

PROJETO Eu e o meio em que vivo




TEMA



Eu e o meio em que vivo






PROBLEMATIZAÇÃO

Projeto Institucional

OBJETIVOS GERAIS


• Estudar a família de cada criança a fim de que conheçam melhor seus familiares e as pessoas que fazem parte do meio em que ela está inserida para que no futuro ela se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando de forma crítica e questionadora as normas e regras que a norteiam.

• Adquirir conhecimentos das partes do corpo, identificando e nomeando-as

JUSTIFICATIVA

A imagem corporal que o indivíduo tem de si mesmo é o ponto de referência para todo o tipo de aquisição de conhecimento. É através do domínio do próprio corpo que irá estruturar e organizar o conhecimento do mundo exterior.

As atividades propostas possibilitarão aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmo e de sua família, levando-os a descobrir-se, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas, em casa, na escola e na sociedade.

CONTEÚDOS

• Levar a criança a refletir ajudando-a a pensar;ATITUDINAIS


• Fazer com que a criança adquira hábitos, atitudes e habilidades para melhorar sua convivência na escola, na família e sociedade;

• Conhecer o nome da criança;

• Identificar o próprio nome e o do colega;

• Conversar sobre quem faz parte da família;

• Estabelecer relações e diferenças entre a casa e a escola;

• Conhecer o próprio corpo;



PROCEDIMENTAIS

• Registro das partes do corpo (contorno das crianças com giz no chão)

• Colagem sobre um grande boneco de papel (identificar os olhos, a boca, o nariz, braços, penas etc…)

• Músicas que falem do nosso corpo e cuidados com ele;

• Mural com fotos da família;

• Confecção de uma “carteira de identidade”;

• Trabalhar a parlenda: “Sou pequenininho do tamanho de um botão…”( desenvolver a linguagem oral);

• Brincar de casinha dramatizando situações familiares;

• Dobradura representando a escola;

• Música “ A casa” Vinícius de Morais;

• Literatura Estória do Bonequinho Doce;

• Confecção de um álbum com algumas atividades desenvolvidas e ao final mostrar às crianças e relembrar cada passo do nosso projeto, assim elas poderão dar suas opiniões sobre o que mais gostaram, o que menos gostaram….

CONCEITUAIS

• Identificar a si mesmo, o próximo, o ambiente em que vive e o ambiente escolar;

• Estabelecer relação com a escola e a família;

• Fazer com que a criança seja capaz de perceber-se como um ser social e que possui uma história;

• Ampliar o vocabulário;

• Explorar diferentes afazeres artísticos, desenhando, colando e pintando;

DURAÇÃO

Aproximadamente três meses

AVALIAÇÃO

Contínua e processual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade