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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

19 de jan. de 2013

Weisz, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem

Weisz, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem -1

A autora inicia seu livro falando de sua trajetória de formação. Ficava incomodada com a reação natural das mães sobre a repetência dos alunos.

Descobriu que o fracasso das crianças tinha ligação direta com a escola pública. Iniciou seus trabalhos referenciando -se em Emília Ferreiro.

Um novo olhar sobre a aprendizagem

No início da carreira verificou que eram os professoresque selecionavam o que era fácil e difícil para os alunos. De acordo com pesquisas realizadas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky e colaboradoras, ficaram evidentes os problemas que a metodologia embutida nas cartilhas criava para as crianças.

Telma Weisz coloca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita e seus usos a partir da participação em situações nas quais os textos têm uma função social de fato, frequentemente as mais pobres são as que as hipóteses mais simples, pois vivem poucas situações desse tipo.

É importante conciderar que todas as crianças têm um conhecimento prévio, que antecede sua entrada na escola.

É preciso que o professor possibilite ao aluno mostrar o que sabe e amplie seus conhecimentos. Para intervir na aprendizagem dos alunos o professor precisa terclareza das construções que estão pro trás da aprendizagem dos alunos.

Segundo a concepção construtivista todo conhecimento precisa ser construído, e muitas teorias aparecem sobre desenvolvimento e aprendizagem.

A construção de um novo olhar sobre a aprendizagem começou com Piaget, que apresentou um modelo claro do processo geral de construção do conhecimento, abrindo a possibilidade de estudar, posteriormente a construção de conhecimento específico.

A teoria de Piaget oferece um modelo epistemológico, do qual é possível extrair consequências de natureza psicológica. A psicogênese da língua escrita é um modelo psicológico de aprendizagem especificamente da escrita.

Durante a alfabetização,aprende-se mais doque escrever alfabeticamente. Aprendem-se pelo uso as funções sociais da escrita, as características discursivas dos textos escritos, os gêneros utilizados para escrever e muitos outros conteúdos.

A concepção de ensino atualmente relacionado ao construtivismo chama-se aprendizagem pela resolução de probelmas e pressupõe uma intervenção pedagógica de natureza própria, afirma a autora. Este modelo de ensino reconhece o papel de ação do aprendiz e a especificidade da aprendizagem de cada conteúdo. Propõe que a didática construa situações tais que o aluno precise pôr em jogo o que ele sabe no esforço de realizar a tarefa proposta.

O que sabe uma criança que parece não saber nada

Mais do que apontar o erro, o professor precisa pesquisar o motivo que levou a criança responder determinada questão.

É importante considerar que o conhecimento prévio dos alunos não deve ser confundido com conteúdo já ensinado pelo professor. É preciso perceber como a criança pensa sobre o conteúdo apresentado.



Para compreender a ação pedagógica dos professores é preciso ter clareza do qeu a embasa.

Há o modelo empirista de aprendizagem conhecido como “estímulo- resposta”

definindo a aprendizagem como a substituição da resposta errada pela resposta certa. O conhecimento está fora do sujeito e é interiorizado a partir dos sentidos ativados pela ação física e percentual. A língua é vista como transcrição da fala, a aprendizagem se dá pelo acúmulo de informações e o ensino deve investir na memorização.

O outro modelo é o construtivista. ( continua)

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