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Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

19 de jan de 2013


Weisz, Telma. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem -2



Como fazer o conhecimento do aluno avançar

É fundamental que o professor planeje situações onde, os alunos precisam pôr em jogo tudo o que sabem e pensam sobre o conteúdo que se quer ensinar,os alunos tem problemas a resolver e decisões a tomar em função do que se propõem a produzir, a organização da terefa pelo professor garante a máxima circulação de informação possível, o conteúdo trabalhado mantém suas características socioculturais reais.

O que se pretende é que os alunos estabeleçam relações entre o que aprendem e o que vivem, o papel da escola é criar pontes e não abismos.

O centro da aprendizagem está em saber que o conhecimento avança quando o aprendiz enfrenta questões sobre as quais não havia parado para pensar.

Quando corrigir, quando não corrigir

A ação pedagógica do professor deve se articular em dois aspecto, o planejamento da situação da aprendizagem e a outra a sua intervenção direta no processo, percebr que o aluno está tomando que não é ideal para o aprendizado, o professorprecisa responder imediatamente.

O modelo tradicional trabalha com a correção, no modelo construtivista, a função da intervenção do professor não é fazer o aluno substituir o errado pelo certo, mas a de atuar para que os alunos transformem seus esquemas interpretativos em outros que dêem conta de questões mais complexas que as anteriores, conforme explica a autora.Deve ser uma correção informativa, os erros devem ser corrigidos no momento certo.

A necessidade e os bons usos da avaliação

O primeiro aspecto importante para a avaliação é a necessidade de ter claro o que o aluno já sabe no momento em que lhe é apresentado um conteúdo novo, já que o conteúdo a ser construído por ele é, na verdade uma reconstrução que apoia no conhecimento prévio de que dispõe.

O conhecimento p´revio é o conjunto de idéias, representações e informações que servem de sustentação para essa nova aprendizagem. Esta investigação é fundamental porque permite saber de onde vai paartir a aprendizagem que queremos que aconteça.

É fundamental compreender a avaliação como parte da aprendizagem.

O desenvolvimento profissional permanente

Nem sempre a formação inicial dá conta das ap´rendizagens do ensinar.

É preciso que haja uma pormação permanente, que envolva um trabalho de reflexão e estudo pro parte do professor.

Todos os integrantes da escola são responsáveis coletivamente pelo resultado do trabalho e que ocorra uma reflexão sobre a prática de cada um.

Trata-se de olhar para a prática de sala de aula como um objeto sobre o qual se pode pensar.

Toda análise enriquece o projeto pedagógico, e é fundamental a toda escolae professor: documentação da sala de aula, reflexão coletiva da equipe da escola em torno dela.

Esse aspectos bem estruturados fazem co que o prjeto pedagógico esteja a serviço da aprendizagem dos alunos, que é o maios objetivo das escolas.

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