1.Texto
em tiras
a)
Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo -aquele
bem barato que se compra em metros. Cada frase ou parte do texto
deverá estar escrito em uma tira.
b)
Divida a turma em grupos.
c)
Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo -de forma
desordenada- e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de
preferência no corredor ou pátio da escola. Essa atividade é
sócio-interativa e promove a participação de todos na
reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das
cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.
2.
Horóscopo
Quem
não gosta de dar uma espiadinha no seu horóscopo de vez em quando,
que atire a primeira pedra.
a)
Selecione do jornal os horóscopos de todos os signos. Pode ser um da
semana passada, ninguém vai perceber.
b)
Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas pinceladas nele. Cuide
para que haja um apagamento em cada signo.
c)
Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os textos que foram
apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando quem
acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu
certo a previsão feita pelo horoscopista...
3.
Anedotas
Selecione
algumas piadas de salão e, em duas colunas, divida as piadas ao
meio: o início da piada na primeira coluna e na outra - de forma
desencontrada- o final das piadas. Os alunos deverão ler e combinar
os textos humorísticos.
Sugestão:
Convide os alunos a formarem duplas e encenarem as piadas para a
turma.
4.
Tiras em Quadrinhos
a)Recorte
algumas tiras de histórias em quadrinhos.
b)
Cole-as em uma folha com as partes desencontradas.
c)
Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de forma apropriada.
5.
Outra com tiras
a)
Recorte novas tiras de histórias em quadrinhos e cole em uma folha,
porém na ordem certa.
b)
Com o corretivo, apague as falas.
c)
Peça que os alunos completem da melhor maneira possível de forma
que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá ser feito em
duplas.
6.
Ache a foto da notícia
a)
Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.
b)
Separe as fotos das notícias.
c)
Desafie o grupo a encontrar o par (notícia + foto).
7.
A Notícia Completa
a)
Recorte várias notícias de jornal que tenham as quatro partes
fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com
legenda.
b)Desmembre
as notícias, recortando as partes de cada uma.
c)
Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-las novamente.
8.Texto
Quebra-cabeças
a)
Recorte alguns textos (tantos quantos forem os grupos com os quais
você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos para
motivá-los.
b)Faça
marcações de forma desorganizada nos textos (tal qual nos
quebra-cabeças) e recorte-os.
c)
Ofereça-os aos grupos para que os montem novamente. Você poderá
ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que o grupo
responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também
poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder
corretamente a todas as perguntas será o vencedor.
9.
Charges
Ler
charges de jornal é uma forma divertida de se manter atualizado.
a)Recorte
as charges que encontrar pelos jornais.
b)
Distribua-as para os grupos e peça para fazerem a leitura do
momento, discutindo o acontecimento que está sendo abordado, além
de tentar identificar as pessoas que estão sendo focalizadas.
c)
Troque com os outros grupos de forma que todos possam fazer as várias
leituras.
d)
Compare as diferenças que forem surgindo.
10.Lendo
figuras
a)
Selecione figuras - pode ser de jornal também- que apresentem uma
situação passível de se criar um enredo. Explique que uma boa
história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma
história.
b)
Peça para que cada um faça a sua leitura do texto extra-verbal
silenciosamente.
c)
Solicite que, nesse segundo momento, contem para o colega do lado que
leitura fizeram e como resolveram o conflito que imaginaram para
aquela figura . É importante que cada um fale; não ligue se gerar
tumulto na aula, já que isso "faz parte", como diria o
Ban-ban
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade