Páginas


Esta iniciativa consite em ações que possibilitem momentos de reflexão e construção pedagogica, abrangendo ainda propostas significativas para a prática cotidiana do educadores. De acordo com o contexto escolar e vivências as ideias e sugestões podem ser adequadas as necessidades reais nas expectativas de educadores e educandos

4 de mai. de 2013

Brincadeiras que ultrapassam gerações


Brincadeiras que


 ultrapassam gerações

escondeOi Pessoas!
Hoje vamos falar de brincadeiras que nunca saem de moda. Aquelas que são passadas de geração para geração. Algumas são muito populares, como soltar pipa, brincar de esconde-esconde, pega-pega, mímica ou telefone sem fio, passando por jogar bolinha de gude e bafo (jogo também conhecido como bate figurinha) ou rodar pião. Outras menos conhecidas para alguns, como barra manteiga, e corre cotia. Vamos ver essas duas?
Barra Manteiga
Para essa brincadeira, quanto mais amigos melhor!
Os participantes se dividem em duas fileiras, formando duas equipes. As fileiras têm que ficar de frente uma para outra e distantes entre si uns 10 passos. Todos ficam com as palmas das mãos viradas para cima. Alguém de uma equipe vai até a outra e bate nas mãos de todos os seus integrantes quantas vezes quiser cantando:
♫♫ Minha mãe mandou pegar nesse daqui, 1, 2, 3! ♫♫.
Quando disser o número “3”, o jogador bate forte na mão daquele que terá que sair correndo para pegá-lo.
Se a pessoa que bateu for pega, ela passa para a outra equipe. Mas se ela conseguir chegar à sua equipe antes de ser pego, é o pegador quem muda de time e recomeça toda a brincadeira. No final, vence a equipe que tiver mais gente!
Corre Cotia
Nessa brincadeira as crianças vão precisar de um lenço e uma bolinha qualquer, quer pode até ser uma meia enrolada.
Todos se sentam em roda e tapam os olhos com as mãos. Escolhe-se alguém para começar e essa pessoa vai andar por fora da roda, passando pelas costas dos outros enquanto canta:
♫♫ Corre cotia, de noite e de dia, corre com cipó, na casa da vó, lencinho na mão caiu no chão! Pode pegar? Pode! Ninguém vai olhar? Não! ♫♫

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade