CENTRADO NAS MATÉRIAS PROBLEMAS TRANSDICIPLINARES
Conceitos
disciplinares;
|
Temas
ou problemas;
|
Objetivo
e metas curriculares;
|
Perguntas,
pesquisa;
|
Conhecimento
canônico ou estandardizado;
|
Conhecimento
Construído;
|
Unidades
centradas em conceitos disciplinares;
|
Unidades
centradas em temas ou problemas;
|
Lições
– Texto;
|
Projetos;
|
Estudo
Individual;
Centrado
na Escola;
|
Grupos
pequenos que trabalham por projetos;
|
O
conhecimento tem sentido por si mesmo;
|
Fontes
diversas;
|
Avaliação
mediante provas;
|
Centrado
no mundo real e na comunidade;
|
O
professor como especialista.
|
O
conhecimento em função de pesquisa
|
A
avaliação mediante portifólios, transparências;
|
|
O
professor como facilitador;
|
Cidadãos do Mundo Andy Hargreaves
Em
sua preparação, seu desenvolvimento profissional e suas vidas de
trabalho, os professores de hoje em dia têm que compreender e
conhecer a sociedade do conhecimento na qual seus alunos vivem e
virão a trabalhar. Caso contrário, não serão capazes de preparar
seus alunos para ela. Como proclama um antigo provérbio irlandês,
“é preciso escutar o rio para ser capaz de pegar uma truta”. Os
professores devem assumir novamente seu lugar entre os intelectuais
mais respeitados da sociedade, indo além do âmbito da sala de aula,
para tornarem-se, e preparar seus alunos para serem, cidadãos do
mundo. Eles devem fazer o melhor que podem para garantir que os
estudantes promovam os bens privados da economia do conhecimento e
que prosperem a partir deles. Também deverão ajudá-los a se
comprometer com os bens públicos vitais, dos quais os interesses
empresariais da economia do conhecimento não são capazes de tomar
conta: uma sociedade civil fortalecida e vigorosa, desenvolvendo o
caráter que promove o envolvimento na comunidade e o cultivo das
disposições de simpatia e cuidado para com as outras nações e
culturas, as quais são o coração da identidade cosmopolita.
Andy
Hargreaves Diretor
do International Center for Educational Change
Ontário
Institute for Studies in Education – Universidade de Toronto –
Canadá
(Trecho da Introdução do livro “O Ensino na Era do Conhecimento” - Edit. Cortez)
(Trecho da Introdução do livro “O Ensino na Era do Conhecimento” - Edit. Cortez)
Olá, tbm tenho um blog, que talvez goste.PAsse por lá, se gostar me siga. Um abraço e até breve . http://tarefinhas-desenhos.blogspot.com.br/
ResponderExcluirObrigado pela visita, e já passei por lá, vlw
Excluir