ADAPTAÇÃO
CHAMADA COM FOTO
Tempo
30
minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Idade
A
partir de 1 ano e meio.
Material
Cartolina
ou papel-cartão, foto individual das crianças, caneta hidrográfica
fina e plástico de fichário.
Objetivo
Conhecer
o colega.
Preparação
Em
pedaços de cartolina ou papel-cartão, escreva o nome de cada
criança em letra bastão maiúscula e cole uma foto dela.
Descrição
Coloque
todos os cartões sobre uma mesa ou no chão, com a foto e o nome
virados para baixo. Uma criança por vez pega um cartão e entrega ao
colega que aparece na foto. O professor diz então o nome da criança
“descoberta” para estimular o reconhecimento dela pelo grupo.
Outro modo de realizar a atividade é deixar os cartões espalhados
sobre a mesa com a foto para cima. Peça para cada um pegar o seu
cartão e colar no painel da chamada,
uma
espécie de sapateira com bolsos transparentes, que pode ser feito
sobre uma base de papel-cartão. Varie essa atividade colocando a
foto da criança com o animal de estimação, alguém da família, o
brinquedo preferido etc.
Como
se trata de uma chamada, é possível repetir essa atividade
diariamente, quando todas as crianças estiverem presentes, durante
os primeiros meses do ano. Retome-a se um novo membro entrar no
grupo.
CADÊ? ACHOU!
Tempo
Enquanto
durar o interesse da turma.
Espaço
Sala
de aula.
Idade
A
partir de 1 ano e meio.
Material
Bambolê
com faixas de tules de diversas cores (o comprimento das faixas deve
ser o mesmo da altura do pé direito da sala).
Objetivo
Ajudar
a criança a elaborar a ausência temporária da família.
Descrição
Pendure
firmemente o bambolê no teto da sala de modo que as faixas cheguem
ao chão. As crianças vão brincar de esconder atrás delas e entre
elas, segurá-las para cobrir parte do corpo e esconder os colegas.
Com isso, vão descobrindo que a ausência do outro é temporária e
que eles sempre reaparecem.
AGRESSIVIDADE
MASSAGEM COM BEXIGA
Tempo
10
minutos com cada criança.
Espaço
Sala
de aula com colchonetes, berço ou trocador.
Idade
De
1 mês a 2 anos.
Material
Bexigas
ou esponja macia e água.
Objetivos
Acalmar;
desenvolver a consciência corporal; promover um sono tranqüilo; e
estimular o vínculo afetivo entre educador e criança.
Descrição
Coloque
um pouco de água em temperatura ambiente dentro de uma bexiga (não
encher muito para não ficar pesada). Se o clima ajudar, deixe o bebê
somente com a fralda em um local tranqüilo, com luz difusa e música
suave. Passe a bexiga ou a esponja delicadamente pelo corpo dele,
fazendo uma massagem suave com movimentos circulares.
PERCEPÇÃO CORPORAL
Tempo
De
15 a 30 minutos.
Espaço
Sala
ampla ou jardim.
Idade
A
partir de 1 ano.
Material
Colchonetes
ou tapetes de vinil para colocar sobre o chão ou o gramado.
Objetivos
Relaxar;
estimular o sentido do tato e o autoconhecimento corporal; e
descobrir o prazer no movimento.
Descrição
Estimule
as crianças a deitar em diferentes posições para perceber partes
do corpo. Faça perguntas como: o que está encostando no chão? Quem
está sentindo a perna? Quem está com o braço todo apoiado?
FAZ-DE-CONTA
Tempo
1
hora.
Espaço
Sala
de aula ou área aberta.
Idade
A
partir de 2 anos.
Material
Fantasias
diversas, roupas do cotidiano de crianças e adultos, panos e
retalhos de diversos tamanhos, chapéus, perucas, adereços,
fantoches, blocos de espuma e almofadas.
Objetivos
Canalizar
a agressividade natural para a experiência lúdica.
Descrição
Estimule
a brincadeira com figuras como um lobo ou um monstro. No
faz-de-conta, a criança enfrenta aquilo que gera medo – sentimento
muito ligado à agressividade. Os outros materiais podem ser usados
para fazer cabanas ou muros para se proteger. Entre na brincadeira
sempre que sentir a necessidade de interferir, como no momento em que
perceber algum conflito. As crianças devem expressar o medo e a
agressividade, sem se machucar ou bater no outro.
ARTES VISUAIS
BRINCADEIRA DE MASSINHA
Tempo
De
10 a 20 minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Idade
De
1 a 3 anos.
Material
Farinha,
água, anilina comestível, copos e forminhas com desenhos variados.
Objetivos
Experimentar
as transformações e a plasticidade do material, observar diferenças
de cores e texturas.
Preparação
Faça
a massinha em sala de aula, com a participação das crianças,
misturando todos os ingredientes em uma tigela. Elas podem colocar a
anilina, observando a mistura da cor na massa branca. Amasse bem até
que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plástico para
reutilizar outras vezes.
Descrição
Estimule
as crianças a manipular a massa livremente, com ou sem o auxílio
das fôrmas.
UM NOVO JEITO DE OLHAR
Tempo
De
10 a 20 minutos por dia, numa seqüência de vários dias.
Espaço
Sala
de aula.
Idade
De
1 a 3 anos.
Material
Folhas
grandes de papel kraft, giz de cera grande ou lápis de cor grosso.
Objetivos
Desenhar
em diferentes ângulos e posições corporais, desenvolver a
coordenação motora (dependendo da posição do papel, a criança
terá de se deitar, inclinar, ficar de pé etc.), estimular a
espontaneidade e a criatividade.
Descrição
A
cada dia, prenda a folha de papel em um local e uma posição
diferentes: sobre a mesa, na horizontal; na parede, na vertical;
sobre uma rampa inclinada; embaixo da mesa, obrigando as crianças a
se arrastarem para desenhar. O papel deve ser grande e colocado em
local de fácil movimentação para permitir a participação
coletiva.
ATELIÊ DE ARGILA
Tempo
De
20 a 25 minutos.
Espaço
Sala de aula.
Idade
Entre
2 e 3 anos.
Material
Argila,
tigelas, palitinhos de sorvete, água e papéis diversos.
Objetivos
Conhecimento
sensorial, percepção do próprio corpo, observação da
transformação dos materiais, estímulo do tato e do olhar.
Descrição
Distribua
diferentes tigelas entre as crianças. Enquanto isso, você pode
contar uma história, falando de onde veio essa argila, lembrando da
terra molhada, criando um cenário com rio, peixes, jacarés... Dê
um pouco de argila para cada uma e ponha um pouco de água nas
tigelas. Mostre como a argila molhada vai ficando mais lisa e
escorregadia enquanto a água da tigela vai se tingindo e virando
lama. Pegue o palitinho e dissolva completamente a argila na água,
observando que ela fica semelhante a uma tinta. Estimule as crianças
a passar essa tinta no papel, na mesa e no próprio corpo, formando
desenhos.
IDENTIDADE
ESCONDEU, ACHOU
Tempo
40
minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Idade
De
1 a 3 anos.
Material
Panos
coloridos e um espelho.
Objetivo
Trabalhar
a memória, a antecipação, a percepção visual e a auditiva,
princípios de distinção entre o “eu” e o “não eu”.
Descrição
Para
realizar esta atividade, coloque as crianças em um espaço
aconchegante (sobre colchonetes, por exemplo). Conduza a brincadeira
de mostrar o rosto e encobri-lo com um pano. Depois de explorar
bastante o esconde-esconde, entregue para os bebês os outros panos
coloridos para que eles imitem a sua ação, estimulando-os com
palavras. Uma variação desta atividade é colocar as crianças em
frente ao espelho para que brinquem com a própria imagem. Esta
proposta é importante nos primeiros anos de vida por estar
relacionada à percepção do “eu”. Em frente ao espelho, a
criança começa a reconhecer sua imagem e sua características
físicas.
INTERAÇÃO
BRINCADEIRA COM MASSINHA
Tempo
30
minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Idade
A
partir de 1 ano.
Material
Massinha,
feita com 1 xícara de farinha de trigo; 1/2 xícara de sal;1 colher
(sobremesa) de óleo; 1 colher (sobremesa) de anilina de bolo e 1/2
xícara de água.
Objetivo
Favorecer
a interação com o material e com o colega.
Preparação
Faça
a massinha misturando todos os ingredientes em uma tigela. Amasse bem
até que fique boa para modelar. Conserve-a em um saco plástico para
reutilizar outras vezes.
Descrição
Divida
a turma em grupos. Distribua as massinhas para que todos manipulem
livremente, em mesas ou no chão. Observe se as crianças imitam a
ação umas das outras. Em um segundo momento, sugira novas formas de
manuseio e estimule a observação dos colegas, principalmente quando
alguém criar uma nova maneira de usar o material. Você pode dizer,
por exemplo: "Olha como o Henrique está apertando... A Sofia
está fazendo uma cobrinha... vamos fazer também?".
PRÉ-ESCOLA
ADAPTAÇÃO
LEITURA
DE HISTÓRIAS
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
Cerca
de uma hora.
Espaço
Biblioteca
ou canto de leitura.
Material
Tapete
e/ou almofadas e/ou tecido, livros com histórias que tenham relação
com os sentimentos das crianças durante o período de adaptação.
Objetivos
Falar
dos próprios sentimentos.
Preparação
Se
a sua escola não tem uma biblioteca ou um canto de leitura, monte
você mesmo o espaço em sua sala de aula. Providencie um tapete e
almofadas para espalhar pelo chão e um pequeno acervo de livros.
Descrição
Reúna
as crianças e leia histórias previamente escolhidas, de acordo com
seu objetivo. Para falar de abandono, por exemplo, você pode contar
João
e Maria.
Depois, se perceber que as crianças estão dispostas a falar,
incentive-as a exprimir seus sentimentos.
FAZ-DE-CONTA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
De
uma a duas horas.
Espaço
Brinquedoteca
ou sala de aula.
Material
Kits
com objetos que alimentem o jogo simbólico. Exemplos de kits:
carrinho de supermercado infantil com embalagens de alimentos ou
produtos de higiene pessoal e limpeza, todos limpos; fantasias;
maleta com ferramentas que imitem as utilizadas em oficinas
mecânicas; caixa com utensílios de cozinha; bolsa com escovas e
pentes de cabelo, potes de creme e xampu.
Objetivos
Brincar
com os colegas e expressar os sentimentos quanto ao processo de
adaptação por meio de diferentes papéis.
Descrição
Coloque
os kits espalhados em diferentes pontos da sala. Deixe as crianças
explorarem os kits, escolhendo livremente os papéis que pretendem
desempenhar e os colegas com quem desejam brincar. Acompanhe
atentamente o enredo das histórias criadas durante a brincadeira.
Você pode perceber se elas expressam sentimentos relacionados ao
período de adaptação e ajudá-las posteriormente, ao planejar
outras atividades.
CANTINHOS DE BRINCADEIRA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
De
1 a 2 horas.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Indicado
depois de conversa com os pais.
Objetivo
Adquirir
segurança por meio da vivência do que já é conhecido.
Descrição
Pergunte
aos pais das crianças quais são as brincadeiras de que elas mais
gostam. Depois desse levantamento, agrupe as atividades que mais se
assemelham às mencionadas em cantos distintos espalhados pela sala.
Exemplo: num espaço, você pode colocar mesinhas com papéis e lápis
para desenhar, deixando que se reúnam lá as crianças que gostam
desse tipo de atividade. Em outro canto, agrupe carrinhos de
brinquedo; no meio da sala, ponha bonecas. As crianças procurarão
as atividades a que estão acostumadas em casa, sentindo-se seguras.
Pode-se também, simultaneamente, apresentar uma nova atividade num
outro lugar da sala.
ARTES
VISUAIS
DESENHO EM ESCALA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
De
15 a 30 minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Papéis,
lápis preto, borracha, lápis de cor.
Objetivos
Refletir
sobre a própria produção artística, organizando pontos, linhas e
traçados no papel; e desenvolver visão espacial e noções de
proporção.
Descrição
Peça
às crianças que cada uma faça um desenho. O tema é livre. Com as
produções prontas, proponha que copiem seus próprios desenhos em
escala maior ou menor. Para isso, ensine a elas como ampliar ou
reduzir utilizando um papel quadriculado.
ARTE DA OBSERVAÇÃO
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
De
15 a 30 minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Diferentes
tipos de papéis, canetas ou tintas, reproduções de obras de
artistas.
Objetivos
Desenvolver
a percepção e a capacidade de representação de figuras, estimular
a imaginação, a memória e a criatividade.
Descrição
Convide
as crianças a criar uma obra de arte com base em um modelo. Pode ser
a cena de um filme, uma paisagem, um objeto presente em sala de aula
ou, mesmo, detalhes do próprio corpo, como o formato dos pés e das
mãos, por exemplo. Destaque o fato de que a representação
artística é diferente de uma foto; mostre exemplos de temas
retratados de formas e em estilos bastante diferentes por vários
artistas. Depois, exponha os trabalhos da turma num varal ou numa
parede da sala de aula e converse com o grupo sobre o resultado
final, destacando (e valorizando) as diferenças nas várias formas
de ver e representar a realidade.
AUTONOMIA
PÁTIO ARRUMADINHO
Idade
5
anos.
Tempo
30
minutos, duas vezes por semana, durante o ano todo.
Espaço
Sala
de aula e pátio.
Material
Sacos
de lixo, cestas e caixas.
Objetivos
Compartilhar
a responsabilidade pelos espaços comuns, mover-se com autonomia e
preservar o espaço escolar.
Descrição
Convide
as crianças a voltar para o pátio depois do recreio. Peça a elas
para observarem como ficou o espaço, se há objetos fora do lugar e
quais são, se há lixo jogado no chão etc. Volte para a sala e
converse com a turma sobre o que foi visto. Discuta com o grupo a
possibilidade de criar uma rotina para que o pátio esteja organizado
e limpo no final de cada recreio. Proponha às crianças que formem
pequenos grupos responsáveis pela manutenção do espaço depois de
todos irem embora. Em seguida, a turma recolhe os objetos encontrados
e os guarda em uma caixa de achados e perdidos que fica exposta na
escola ou passa pelas salas contando o que encontraram e perguntando
quem são os donos dos brinquedos perdidos. Nesse momento, eles
contam aos colegas das outras salas sobre a preocupação com o
espaço externo e aproveitam para compartilhar idéias para mantê-lo
organizado e limpo. É importante que este seja um trabalho que se
estenda pelo ano todo, pois os valores precisam de tempo para serem
interiorizados.
CANTINHOS
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
No
mínimo duas horas, duas vezes por semana, o ano todo.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Caixas
de papelão, cola, tesoura, giz, barbante, papel, tinta, pincel,
lápis de cor, fantasia, maquiagem, jogos, gibis etc.
Objetivos
Exercer
a possibilidade de escolha e tomar decisões; aprender a planejar e
refletir sobre as próprias escolhas; e formar critérios de escolha.
Descrição
Organize
a sala em espaços com diferentes propostas, como: pintura, leitura,
jogos de tabuleiro, faz-de-conta (com fantasias, maquiagem e
utensílios), sucatas (com caixas de diferentes tamanhos, barbante,
cola, giz, tecido, papéis variados). Converse com as crianças sobre
as diferentes propostas organizadas na sala e pergunte a elas o que
gostariam de fazer em cada um dos espaços montados. Escute o que
elas falam. Você pode sugerir novas idéias ou pedir que outras
crianças auxiliem o colega em seu planejamento. A seguir, proponha a
elas usar os espaços colocando em prática tudo aquilo que
imaginaram. Se achar que necessitam de ajuda para se organizarem nos
diferentes espaços, proponha um rodízio ou avise que elas terão a
oportunidade de explorar as diferentes oportunidades em outros dias.
Deixe as crianças interagirem entre si e com os materiais dispostos.
Aproveite para observar a iniciativa de cada uma. Com base em suas
observações, faça intervenções individuais ou nos pequenos
grupos auxiliando as crianças a colocar em prática seus desejos e
idéias ou mesmo ajudando-as a resolverem conflitos. Ao final do
tempo previsto, convide todos a se sentar em roda e compartilhar com
os colegas aquilo que fizeram, as dificuldades que encontraram, o que
descobriram.
CANTOS
CANTO
DA TECNOLOGIA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
De
15 a 20 minutos por dupla ou trio.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Computador,
softwares variados, impressora e papel.
Objetivos
Aprender
a utilizar um computador, desenvolver a autonomia, a cooperação, a
solidariedade e a linguagem oral e escrita.
Descrição
Comece
apresentando o computador às crianças ou deixando quem já conhece
a máquina falar. Ouça o que todos têm a dizer e responda às
principais dúvidas do grupo. Em seguida, organize o tempo de uso do
micro (por meio de rodízio, listas de usuários etc.). Explique os
cuidados necessários para lidar com ele. Nas primeiras vezes, o
ideal é organizar grupos pequenos. Como são as crianças que
escolhem qual software querem usar, os materiais devem estar
sempre à mão. O computador também pode funcionar como um banco de
dados, com as informações do dia anterior armazenadas e acessadas
pelas crianças com ou sem a sua ajuda. Essas ações facilitam a
organização do trabalho do grupo. Os ajudantes do dia podem ser
responsáveis por ligar o computador e digitar os lembretes para a
próxima aula e a rotina do dia. Se possível, o ideal é imprimir
esse material e distribuí-lo para todo o grupo. No fim da atividade,
estimule as crianças a contar para os colegas o que aprenderam
naquele dia.
DIVERSIDADE
DESFILE DE PENTEADOS
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
Duas
aulas.
Espaço
Sala
de aula, pátio ou jardim.
Material
O
livro As Tranças de Bintou (de Sylviane Diouf, Ed. Cosac
Naify), pentes, escovas, laços, elásticos, tiaras, gel, água,
piranhas, grampos, tinta spray de cabelo etc.
Objetivos
Trabalhar
a auto-estima e perceber que há beleza em todos os tipos físicos.
Descrição
O
livro As Tranças de Bintou conta a história de uma menina
negra que queria crescer para poder usar tranças como suas parentes
mais velhas. Leia a história de Bintou para as crianças e aproveite
o gancho para propor a idéia do desfile de penteados. Nesta
proposta, cada uma escolhe o penteado que tem vontade de fazer. As
crianças devem ser estimuladas a trazer os materiais necessários e
a comunidade pode ser convidada a participar da atividade ajudando
com a mão-de-obra. Um cabeleireiro pode ser um convidado especial,
por exemplo. Depois de feitos os penteados, as crianças desfilam
exibindo suas produções para a turma.
JOGANDO
PETECA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
Várias
aulas.
Espaço
Sala
de aula e pátio.
Material
Jornal,
serragem, plástico, fita crepe ou fita adesiva, elástico e penas
coloridas.
Objetivos
Desmitificar
a imagem estereotipada do índio e perceber quanto da cultura
indígena existe no cotidiano brasileiro.
Descrição
Na
língua tupi, peteca significa estapear, golpear. A explicação do
significado da palavra e a confecção das petecas (veja
explicação abaixo) introduzem a aula sobre a cultura indígena
brasileira. Enquanto as crianças fazem o brinquedo, você comenta
hábitos indígenas incorporados à cultura brasileira. Um índio
pode ser o convidado especial, para contar a história de seu povo e
curiosidades sobre seus hábitos e costumes. Depois que as petecas
estiverem prontas, leve a garotada ao pátio para brincar.
Como
fazer a peteca:
A
base pode ser uma bola de folhas de jornal amassadas e recheadas com
serragem. Para que ela dure mais, encape com plástico. Antes de
fechar, coloque algumas penas coloridas. Use elástico, fita adesiva
ou fita crepe para amarrar a bola.
LIMITES
UMA
TRILHA DIFERENTE
Idade
5
anos.
Tempo
30
minutos (somente para o jogo).
Espaço
Sala
de aula ou pátio.
Material
Cartolina
ou papel-cartão colorido e canetas hidrográficas de diversas cores
(para a confecção do tabuleiro), dado, materiais diversos para a
confecção dos pinos personalizados (massinha, EVA, espuma,
cartolina, cortiça etc.), tesoura, cola e fita crepe.
Objetivo
Aprender
a elaborar e respeitar regras que façam sentido para todos os
integrantes do grupo.
Descrição
Apresente
um jogo de trilha que sirva de modelo para as crianças. Discuta com
elas que regras o novo jogo terá (por exemplo, em que ocasiões se
pode pular duas casas, ficar uma vez sem jogar, voltar ao início,
jogar o dado novamente etc.), qual o formato e o tamanho da trilha,
as cores E a ordem das de casas, entre outros itens. Peça para todos
escolherem de que etapa da construção do jogo participarão:
recorte de cartolinas, elaboração das letras e números que
integrarão cada casa, colagem dos materiais, construção do próprio
pino com o material que desejar. Pronta a trilha e o pino de cada um,
combina-se o critério para a ordem dos jogadores na partida, com
base também nas sugestões da turma (ordem alfabética, valor do
dado etc). O jogo inicia com a primeira criança jogando o dado e
seguindo pelo tabuleiro com seu pino até a respectiva casa. A
criança seguinte faz o mesmo e assim por diante. Quem chegar em
primeiro lugar ao fim da trilha vence a partida.
LINGUAGEM
ESCRITA
TEXTOS INFORMATIVOS
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
Uma
vez por semana, durante quatro meses.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Diversos
textos informativos sobre um tema de interesse das crianças,
revistas e jornais velhos, cola, tesoura, lápis ou canetas e papéis.
Objetivo
Conhecer
e escrever textos informativos; produzir oralmente com finalidade de
escrita e comunicar aos colegas de escola e à comunidade informações
adquiridas em estudo.
Descrição
Reúna
a turma sentada em roda e leia diversos textos informativos sobre um
assunto de interesse do grupo. Depois que as crianças já conhecerem
várias coisas sobre o tema, serão capazes de selecionar figuras nas
revistas e nos jornais velhos para compor o trabalho e de ditar (ou
escrever, dependendo do que já sabem sobre a escrita) as informações
que acham mais importantes.
NOMES
EM JOGO
Idade
5
anos.
Tempo
Diariamente
Espaço
Sala
de aula
Material
Caça-palavras
e Cruzadinha – folhas de caderno, caneta esferográfica e
lápis; Forca – giz e quadro; Memória – Pedaços
quadrados de papel-cartão com 6 centímetros de lado, caneta
hidrográfica preta, lápis de cor ou fotos 3x4 de cada criança.
Objetivo
Ler
e a escrever usando os nomes próprios por meio de jogos.
Descrição
Caça-palavras
Em
uma folha de caderno, escreva com letra bastão maiúscula os nomes
das crianças na horizontal e na vertical. Não vale colocar na
diagonal e nem escrevê-las de trás para frente. Preencha os espaços
em branco aleatoriamente com outras letras. Faça uma lista com os
nomes que as crianças devem achar. Tire cópias suficientes para
todos, distribua e peça para descobrirem os nomes no emaranhado de
letras.
Cruzadinha
Calcule
quantos espaços serão necessários para escrever o nome de um de
seus alunos e desenhe em uma folha de caderno, na horizontal, os
quadradinhos correspondentes. Por exemplo: para escrever Pedro, serão
necessários cinco quadrados. Pense em outra criança que tenha no
nome uma letra igual ao da primeira. Por exemplo, Daniela. Desenhe na
vertical, a partir da letra “d” de Pedro, seis quadradinhos. Faça
o mesmo com outros nomes. Numere cada seqüência no diagrama e, em
uma coluna ao lado, indique os números e os nomes que você quer que
as crianças escrevam nos quadrinhos. Vale também dar algumas
características dos donos dos nomes conhecidas pelo grupo. Tire
cópias e distribua.
Forca
Esse
jogo deve ser feito coletivamente. Você pensa no nome de alguém da
turma e desenha uma linha pontilhada com um número de traços
correspondente ao de letras desse nome. Ao lado, desenha uma forca.
As crianças chutam quais letras podem compor o nome. Quando acertam,
você põe a letra no lugar. Quando erram, você desenha uma parte do
corpo de um boneco pendurado na forca. Quando ele estiver completo,
significa que a classe perdeu e você ganhou. Quem adivinhar a
palavra primeiro vai para o quadro propor um novo desafio.
Memória
Distribua
dois cartões em branco para cada criança e peça que ela escreva o
próprio nome em ambos. Se houver integrantes da turma que ainda não
sabem escrever, dê um modelo para que copiem. Cada um escreve o
próprio nome nos dois cartões e desenha um auto-retrato ou cola a
própria foto em um dos cartões. Recolha os cartões, divida a
classe em grupos e redistribua o material. Cada grupo deve receber os
cartões com seus nomes. As crianças embaralham os cartões virados
para baixo e escolhem quem inicia a partida. Cada jogador deve, na
sua vez, localizar o par. Ganha quem terminar o jogo com mais pares
descobertos.
MOVIMENTO
CIRCUITOS
E PERCURSOS
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
De
30 minutos a 1 hora.
Espaço
Sala
de aula ou pátio.
Material
Pneus,
caixotes, cordas, barbantes, bambolês, bancos, mesas, cadeiras,
colchonetes, tocos de madeira, blocos de espuma ou papelão, panos
grandes, túneis de pano.
Objetivos
Encontrar
soluções corporais para os desafios propostos no percurso ou
circuito; experimentar novas formas de deslocamento em espaços
diferenciados (alongando-se, abaixando, arrastando, puxando, rolando,
segurando, apoiando etc.); . aaaa desenvolver os aspectos motor,
social e cognitivo.
Descrição
Você
e as crianças organizam os diferentes materiais, montando o percurso
em seqüência ou na forma de labirinto. Crie passagens secretas,
trechos com larguras e alturas limitadas etc. Terminada a tarefa, as
crianças começam a percorrer o percurso construído.
MÚSICA
FINGIR
DE ESTÁTUA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
Uma
aula.
Espaço
Sala
de aula, pátio ou jardim.
Material
Um
tocador de fitas ou de CDs e fitas ou CDs variados.
Objetivo
Trabalhar
o contraste entre som e silêncio.
Descrição
Você
fica no controle do aparelho de som. Enquanto a música toca, as
crianças devem caminhar ou dançar – pode ser ou não no ritmo da
música. Quando a música pára, elas também param imediatamente do
jeito que estão e ficam sem se mexer até a música recomeçar.
NATUREZA
E SOCIEDADE
A
MODA, ONTEM E HOJE
Idade
5
anos.
Tempo
40
minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Imagens
de diferentes épocas mostrando a indumentária dos brasileiros.
Objetivos
Investigar
o assunto moda no Brasil.
Descrição
Peça
para as crianças organizarem as imagens por ordem cronológica,
começando por aquelas que elas acreditam serem as mais velhas, até
chegar as atuais. Observe o que elas conversam enquanto manuseiam as
ilustrações. Pergunte por que acham que há diferenças de estilo
no decorrer do tempo. A conversa pode chegar a questionamentos como:
quem inventa formas de se vestir? De onde vêm as idéias para as
roupas, estampas e adornos? Se a moda é uma forma de nos
apresentarmos para o mundo, pergunte se podemos dizer que ela sempre
existiu.
VIAGEM
NO TEMPO
Idade
5
anos.
Tempo
50
minutos.
Espaço
Sala
de aula.
Material
Livros
e revistas com imagens da moda brasileira; cópias ampliadas e em
preto e branco de fotos 3x4 das crianças; molde de boneco de
papelão; papéis, tesouras, canetas hidrográficas de diversas
cores, lápis colorido e giz de cera; sacos plásticos ou caixas de
sapatos.
Objetivo
Utilizar
o desenho de observação no contexto das pesquisas.
Descrição
Cada
criança faz um molde de boneco, recortando o papelão e cola a cópia
de sua foto 3x4 no rosto do boneco. Depois, cria diversas roupas de
papel para ele, tendo como referência os estilos de vestuários
pesquisados nas atividades anteriores. Levar o que a turma produziu
para fora de sala é uma forma de circular o conhecimento.
ENTREVISTAS
SOBRE MODA
Idade
5
anos.
Tempo
50
minutos a duas horas.
Espaço
Sala
de aula e locais relacionados à moda, tais como brechós, ateliês,
editoras, fábricas de tecidos, estamparias e bibliotecas
especializadas no assunto.
Material
Gravador,
fita cassete, pranchetas, lápis e papel (para anotação), máquina
fotográfica ou câmera de vídeo.
Objetivos
Ampliar
a noção de moda.
Descrição
Prepare
com as crianças um roteiro do que querem saber. Escolha alguns
lugares para visitar onde a turma poderá responder às questões
levantadas. Conte um pouco sobre cada entrevistado e o lugar que será
visitado. Reserve gravadores ou câmeras de vídeo para registrar o
trabalho, que poderá ser revisto. Durante a conversa com os
profissionais, ajude as crianças a seguir o roteiro feito e a
aproveitar ao máximo as contribuições dos entrevistados. Após a
visita, é interessante que a turma produza algum tipo de registro
próprio. Os novos conhecimentos podem ser anotados em painéis
informativos expostos em local acessível a toda a comunidade
escolar.
SEXUALIDADE
BRINCADEIRA A CASA
Idade
A
partir de 4 anos.
Tempo
Uma
aula.
Espaço
Sala
de aula.
Material
A
música A Casa, de Vinicius de Moraes.
Objetivo
Levar
você a detectar indícios de que alguma criança esteja presenciando
cenas fortes ou sofrendo abuso ou violência sexual.
Apresente
a música de Vinicius de Moraes à turma, estimulando a garotada a
cantar e discutir a letra (“Era uma casa muito engraçada / Não
tinha teto não tinha nada / Ninguém podia entrar nela não / Porque
na casa não tinha chão / Ninguém podia dormir na rede / Porque na
casa não tinha parede / Ninguém podia fazer xixi / Porque pinico
não tinha ali / Mas era feita com muito esmero / Na rua dos bobos,
número zero”). Peça às crianças para contar como é a casa
delas e perceba se elas contam que presenciam cenas de carícia
íntima. Se for o caso, compartilhe com o coordenador pedagógico de
sua escola para que os pais sejam chamados e orientados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
- Faça Seu Comentário sem Medo
- Não Xingar ou Ofender os Usuários
- Faça Perguntas a Vontade